ExperimentAÇÃO, iniciativa que busca aproximar estudantes do
universo da química, será apresentado no encontro. Foto:
Heloíse Guesser/ Secom Udesc
Na segunda-feira, 7 de outubro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove o 1º Encontro de Coordenadores de Programas de Extensão do
Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú. O evento ocorre das 13h30 às 17h30, no
Centro Regional de Inovação de Itajaí (Elume).
Com o tema “Caminhos da inovação social”, a reunião contará com a apresentação de ações extensionistas desenvolvidas na Udesc Balneário Camboriú, incluindo Break Literário, ExperimentAÇÃO, Labtec, Liss, CTRL+S e Lifece. A atividade é voltada a professores e técnicos que coordenam os programas e tem o objetivo de estreitar laços e compartilhar experiências entre os grupos.
De acordo com a diretora de extensão da Udesc Balneário Camboriú, Debora Pontes Esteves, a universidade vem trabalhando para potencializar ainda mais o impacto dos projetos na sociedade. “Temos realizado diversas ações de aproximação com a comunidade. Quanto aos programas, são ações inovadoras, que articulam ensino e pesquisa”, destaca.
Extensão presente no dia a dia da universidade
Atualmente, a Udesc Balneário Camboriú desenvolve 22 projetos de extensão que levam o conhecimento produzido na instituição para a sociedade. As iniciativas interdisciplinares envolvem os cursos do centro, Administração Pública e Engenharia de Petróleo, em áreas como sustentabilidade, tecnologia, educação, cultura, ciência, saúde, inclusão e diversidade.
Dentre os projetos estão o pré-vestibular comunitário Olimpo, que oferece aulas em diversas disciplinas para estudantes da região; Meninas cientistas, voltado à formação em tecnologia para alunas da rede pública com idades entre 10 e 14 anos; Trabalho pela liberdade, iniciativa que promove a qualificação de pessoas privadas de liberdade; e Núcleo de Acolhimento Psicológico, que busca disponibilizar escuta e apoio aos membros da comunidade em situações pontuais de sofrimento psicológico.
As ações contam com a participação de 13 servidores e 32 bolsistas, além de estudantes voluntários. Conforme Debora Esteves, a estimativa é de que as práticas tenham impactado mais de 5.000 pessoas em 2024.
“A extensão, assim como a pesquisa e o ensino, é importante para atingir a missão de formar cidadãos comprometidos com a ética e com a qualidade de vida para o desenvolvimento sustentável das organizações e da sociedade. O desafio é encontrar formas de levar a produção científica de forma prática e relevante para a sociedade. Esse é o papel da extensão que desejamos”, completa a diretora.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dex.cesfi@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934