Professores da Universidade de Coventry falaram de
pesquisas e de intercâmbio - Fotos: Fabrício Camargo
Na tarde desta quarta-feira, 17, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu dois pesquisadores da Universidade de Coventry, do Reino Unido, em um evento que reuniu acadêmicos e professores, no Auditório da Biotecnologia.
Barbara Smith e Francis Rayns apresentaram pesquisas nas áreas de Produção Vegetal e de Solos e falaram sobre a possibilidade de intercâmbio de estudantes, por meio do convênio existente entre as duas instituições.
Para Rayns, "há muitas coisas que podemos aprender. Coisas que vocês sabem e outras, que nós sabemos e que, às vezes, se complementam", disse o pesquisador aos estudantes da Udesc Lages. "Há muito a se ganhar com a cooperação", afirma ele.
Smith defende que a cooperação internacional é benéfica para os pesquisadores dos dois países: "Os problemas que afetam a todos podem ser os mesmos, mas as soluções podem ser diferentes e surgir em diversos lugares. Por isso, precisamos nos comunicar", diz ela.
A Udesc e a Universidade de Coventry possuem um convênio de cotutela, uma modalidade de cooperação internacional que permite ao estudante obter, ao mesmo, o título de doutor em ambas as instituições. Em outubro de 2022, o convênio
formou os primeiros doutores com dupla titulação: Leonardo Felipe Faedo e Rovier Verdi.
Para o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Lages, Álvaro Mafra, a parceria "facilita aos alunos realizar parte do trabalho de pós-graduação na Inglaterra", afirma. "Nós ouvimos a apresentação do candidato e verificamos prazos e trabalhos em andamento que tenham a possibilidade de atuação conjunta", explica ele.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130