Rovier Verdi terá dupla titulação de doutorado,
através de convênio de cotutela - Foto: Divulgação
Rovier Verdi, doutorando em Produção Vegetal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, foi o vencedor do concurso "Three Minute Thesis (3MT)", da Universidade de Coventry, no Reino Unido.
Na competição, pesquisadores de pós-graduação deveriam apresentar, em três minutos, os tópicos mais relevantes e o significado das pesquisas que estão realizando. Dos 10 finalistas, Rovier foi escolhido pelo painel de jurados. Entre os finalistas, havia, ainda, outro aluno da Udesc Lages: Leonardo Felipe Faedo, também do
Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal.
Ambos são doutorandos da Udesc e da Universidade de Coventry, simultaneamente, através de um convênio de cotutela entre as duas instituições. Ao concluir o doutorado, os dois terão dupla titulação. No Brasil, Rovier é orientado pelo professor Pedro Boff e Leonardo, pela professora Aike Anneliese Kretzschmar. No Reino Unido, ambos têm a professora Júlia Wright como orientadora.
Vencedor compartilha pesquisa sobre produção sustentável de arroz
Intitulada "Resolvendo os desafios da produção sustentável de arroz para agricultores familiares no Brasil e no mundo", a pesquisa e a apresentação de Rovier apontaram alguns dos impactos negativos dos atuais sistemas de produção de alimentos à luz das mudanças climáticas e da perda da biodiversidade.
Ele também refletiu sobre a experiência da própria família no cultivo de arroz e os desafios enfrentados pelos agricultores, no mundo, devido ao uso crescente de pesticidas e fertilizantes químicos. A pesquisa visa possibilitar novos métodos ecologicamente corretos e reuniu interessados do Brasil, Europa e Reino Unido para explorar novos caminhos no cultivo de arroz, a fim de melhorar a vida dos agricultores ao redor do mundo.
Próxima etapa é competição nacional no Reino Unido
Rovier representará a Universidade de Coventry na final nacional do Three Minute Thesis, ao lado dos vencedores de outras universidades participantes do Reino Unido. "Desejo inspirar os jovens rurais a terem uma melhor qualidade de vida como agricultores, a poderem permanecer nas fazendas onde cresceram, produzindo alimentos saudáveis e protegendo o meio ambiente", disse o doutorando em
notícia publicada no site da universidade inglesa.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130