Pós-Graduação da Udesc Lages tem alunos de
Guiné-Bissau, Venezuela e Colômbia - Foto: Fabrício Camargo
Nesta quarta-feira, 21, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, reuniu os alunos estrangeiros dos cursos de pós-graduação em um encontro de acolhimento.
A reunião teve a participação do diretor-geral, André Thaler Neto; da diretora de Ensino de Graduação, Josiane Cardoso; do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Álvaro Luiz Mafra; do diretor de Extensão, Rodrigo Terezo; e do professor do Departamento de Engenharia Florestal, Veraldo Liesenberg, que propôs o encontro.
Atualmente, a Udesc Lages tem sete alunos estrangeiros, vindos de Guiné-Bissau, Venezuela e Colômbia. Todos são alunos de mestrado e doutorado, fruto da internacionalização da universidade. "É importante saber como o estudante estrangeiro conheceu a Udesc Lages e veio para Lages. Através disso, podemos interagir com outras universidades", diz o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação.
Além da integração, o encontro possibilitou o levantamento das principais dificuldades dos alunos para que a Direção possa oferecer ajuda. Assuntos como auxílio alimentação, auxílio moradia, apoio para viagens de avaliação de experimentos e visto de permanência no Brasil foram abordados.
Segundo o diretor de Extensão, a maior dificuldade identificada é relativa ao visto. "Vamos organizar uma reunião junto da Polícia Federal para esclarecimento de questões relacionadas à solicitação de vistos e procurar, também, o auxílio da nossa assessoria jurídica para poder ajudá-los nessa questão", afirma Terezo.
Para o professor que propôs o encontro, e já viveu a experiência e estudar em uma universidade estrangeira, acolhimento é o principal propósito. "A proposta é integrar os alunos estrangeiros, promover atividades para ampliar o círculo de amizades com demais os alunos, que também são de diferentes estados, para que possam compartilhar dúvidas, se ajudar e conhecer outras culturas", fala Liesenberg.
Doutorando em Produção Vegetal, Lamine Sanó, de Guiné-Bissau, foi um dos estudantes presentes na reunião. "A minha experiência foi muito incrível! Aprendi muito", diz Sanó. "Além disso, a Udesc superou as minhas expectativas, por conhecer pessoas muito boas", conclui.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130