Um levantamento feito neste mês pela Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apurou que 602 dos 819 professores efetivos da universidade são doutores, o que corresponde a 73,44% do total.
Com base em dados dos planos de capacitação docente, a CDH acompanha o desenvolvimento dos professores através do Índice de Capacitação e Qualificação Docente (ICQD), no qual o valor varia de 1 (professores com graduação) até 5 (docentes com doutorado).
"Em uma escala que vai de 1 a 5, o ICQD da Udesc está em 4,44. Além do valor atual ser muito bom, os gráficos comprovam um aumento gradativo desse indicador", destaca o coordenador de Desenvolvimento Humano da Udesc, Silmar Neckel.
Além disso, 144 dos 602 doutores têm estágio pós-doutoral, o que "representa 24% dos docentes da universidade com doutorado", aponta o coordenador de Pós-Graduação da Udesc, Lourival José Martins Filho.
Por meio do demonstrativo da CDH sobre titulação acadêmica por centro de ensino, é possível ter uma visão geral do nível de qualificação dos professores da instituição. Confira as estatísticas do levantamento.
Impacto positivo para sociedade
Segundo o coordenador de Desenvolvimento Humano, a Udesc atualmente conta com 33 docentes afastados em processo de doutoramento e outros dez realizando estágio pós-doutoral.
Também há previsão para o afastamento de 27 professores no primeiro semestre de 2018. "Um fará mestrado, 20 cursarão doutorado e seis pretendem realizar estágio pós-doutoral", diz Neckel.
Para ele, a constante capacitação dos docentes "afeta direta e positivamente o tripé fundamental de ensino, pesquisa e extensão, trazendo mais qualidade nos resultados entregues à sociedade catarinense".
Mais informações sobre o tema podem ser obtidas com a CDH pelo e-mail cdh.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7977.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010