Evento foi realizado em quatro cidades - Foto: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoveu, entre 24 e 28 de julho, a quarta edição da Semana de Educação Continuada para professores da universidade e de outras instituições de ensino.
Com atividades gratuitas de ensino e aprendizagem na programação, o evento teve ações sobre política institucional, saberes docentes e cultura e formação geral em Chapecó, Florianópolis, Joinville e Lages.
O público participou de mesa-redonda sobre acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior e ao serviço público, de palestra sobre diversidades sexuais e de gênero nos contextos da educação e de discussão que abordou o uso de drogas na universidade.
Oficinas
Também foram oferecidas três oficinas: sobre inovação e tecnologias digitais na educação; como diferenças sociais de gênero, raça, deficiência e classe podem contribuir para a exclusão no ensino superior; e sobre o desafio universitário em língua brasileira de sinais (Libras).
"A educação de surdos foi muito prejudicada ao longo dos anos em virtude da oralização e dos métodos que não contemplavam o uso da língua de sinais em sala de aula", explicou o professor Deonísio Schmitt, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), que apresentou a oficina de Libras e foi o
primeiro surdo do Brasil a alcançar o título de doutor em Linguística.
Segundo Schmitt, é importante abordar a formação de professores bilíngues e intérpretes, adaptar didáticas e metodologias e pensar em disciplinas para ensinar Libras a todos desde as séries iniciais até o ensino superior.
Para encerrar o evento, a professora Patrícia Scherer Bassani, da Universidade Feevale, apresentou o minicurso "Ambientes inovadores de aprendizagem com tecnologias digitais" no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.
"As ferramentas da internet permitem criar atividades colaborativas que colocam o protagonismo no aluno e dão uma dinâmica diferente na sala de aula. O professor não fica mais no centro, é mais participativo", afirmou.
Reflexão sobre a prática pedagógica
Por meio da Semana de Educação Continuada, a
Pró-Reitoria de Ensino (Proen), organizadora do evento, busca elevar os padrões de qualidade do ensino superior e valorizar a atividade docente na Udesc, com espaços de reflexão e diálogo sobre a prática pedagógica, além de possibilitar a participação do público externo.
A atuação nessa área tem o apoio do Comitê Institucional do Programa de Educação Continuada da Udesc, que foi criado pela
Resolução nº 073/2014 do Conselho Universitário (Consuni) e está vinculado à pró-reitoria.
Cada edição da semana aborda temas escolhidos pelos centros de ensino e apreciados pelo comitê. Eles podem abranger, por exemplo, questões do cotidiano das práticas pedagógicas na educação superior, uso de novas tecnologias e tópicos que emergem da atualidade.
"A Udesc tem que investir cada vez mais na educação continuada dos seus docentes e trabalhar as discussões internas porque é assim que a gente avança cada mais na qualidade do nosso ensino", ressalta a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010