Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/11/2021-18h33

Mês da Consciência Negra é realizado pelo Núcleo de Diversidade da Udesc Ceart

Programação completa do evento.  Imagem: Nudha/Udesc Ceart.
O Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com o Ceart Aberto, realiza o “Novembro da Consciência Negra”, uma programação com vários eventos e atividades gratuitas e abertas ao público.

O evento marca e homenageia o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A abertura aconteceu na segunda-feira, 8 de novembro, com o show musical “Meu Canto” por Elô Gonzaga (Ceart Aberto), que poder ser assistido no canal do YouTube do Nudha.

A coordenadora do Nudha, Maria Aparecida Clemêncio, conta que a importância da programação é colocar foco na cultura e na história afro-brasileira, “reverenciar o maior líder e ativista negro nacional, Zumbi dos Palmares, pensando que a resistência do passado ainda subsiste nas lutas por igualdade de oportunidades, representação e representatividade em todos os espaços sociais, jurídicos, políticos, educativos e econômico, combatendo o processo de exclusão, inferiorização e genocídio a que ainda estamos sujeitos”.

Cursos, shows, lançamentos de livros, performances e bate-papos são algumas das atividades incluídas na programação, que procura conscientizar o público sobre as desigualdades raciais, estimulando o compromisso de todos no combate ao racismo e a todas as formas de discriminação sofridas pela população negra. "Na condição de promotor do evento, o Nudha busca trazer pensamento crítico sobre a cultura e história afro-brasileira, recontando-a, desenterrando todo o conhecimento produzido por nós e que foi sepultado pelo colonizador; contribuindo para desconstrução de estereótipos e preconceitos”, completa Maria Aparecida.

O  Ceart Aberto, projeto parceiro do evento, no “Novembro da Consciência Negra”, tanto nessa edições como nos anos anteriores, realiza atividades em parceria com o Nudha e o Espaço Cultural Olodum para fomentar o protagonismo negro nas artes, na música, na moda e em outras áreas. Além de ser um espaço com o objetivo de trazer a comunidade para o Ceart, mas que com a pandemia teve suas atividades acontecendo remotamente, levando junto as atrações artísticas, oficinas e cursos. A Diretora de Extensão do Ceart e coordenadora do Ceart Aberto, Neide Köhler Schulte, conta que celebrar e participar desse mês “é muito importante para evocar o protagonismo do negro na história, e para refletir sobre a sua condição no Brasil e sua resistência frente ao racismo estrutural”.

Programação:

- De 8 a 29 de novembro: Curso de Formação Continuada "Raça/Racismo: a díade estruturante para a construção de direitos, reconhecimentos das lutas negras no Brasil e na América Latina”.  Ministrante: Álvaro Roberto Pires. Segundas-feiras, às 17h, e sextas-feiras, às 9h, no Zoom (link será enviado aos inscritos). Inscrições abertas.

- 16 de novembro: Coletivo Olho Negro discute a disciplina de cinema negro na UFSC. Às 19h, no canal do YouTube do Nudha.

- 19 de novembro: Nudha convida: Encontro de Coletivos Negres Mediador: Sergio Almeida Machado (Cid). Às 19h, no canal do YouTube do Nudha.

- 20 de novembro: Vídeo performance “PRETEXTO”. Artista: Sarah Motta. Às 14h, no canal do YouTube do Nudha.

- 24 de novembro “A Brincadeira do Lambe-Sujo e Caboclinho: Performance-Cênica-Ritual e Representações no  mbito das Artes Cênicas e dos Estudos das Tradições Culturais Populares Brasileiras
Ministrante: Dr. Rogaciano Rodrigues
No Youtube do NUDHA às 14h

- 24 de novembro: Videoperformance: “Canto Pra Quem é de Noite”, com Coletivo NEGA. No canal do YouTube do Coletivo Nega, às 19h 

- 25 de novembro:
lançamento do livro: “Apontamentos da Arte Africana e Afro-Brasileira Contemporânea: Políticas e Poéticas", da escritora Célia Maria Antonacci. Às 18h30, no Museu da Escola Catarinense. Link para inscrição será disponibilizado em breve.

- 25, 26 e 29 de novembro: mesa “Do Jongo ao Samba: que história é essa?”. Mediação: Vânia Muller. No canal do YouTube do Nudha, às 10h20 (25/11) e às 19h30 (26/11 e 29/11).

Saiba mais sobre no Instagram @nudha_ceart. 

Acesse o canal do Nudha no YouTube aqui
.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h