Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/08/2021-15h06

Núcleo de Diversidade da Udesc lança folheto sobre vivências e experiências

Capa do folheto "NUDHA e as Diversidades".
Fala-se muito em diversidade. Mas o quanto se conhece dessa palavra? É o que o folheto “NUDHA e as Diversidades” buscou responder. Produzido pelo Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (NUDHA), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o folheto reúne textos e ilustrações de professores, estudantes, técnicos universitários e artistas do Ceart. 

“Não são discursos, apenas, são vivências e experiências, e por isso escrevem sobre temas e realidades que nos atravessam e nem sempre nos damos conta da existência destas”, explica a pedagoga Maria Aparecida Clemêncio, coordenadora do NUDHA, na apresentação do folheto. O material foi criado pelo interesse em produzir um conteúdo que amplie o conhecimento sobre as diversidades no meio acadêmico, proporcionando discussão e debate pedagógico. 

O objetivo do NUDHA é atingir tantos os acadêmicos quanto a comunidade externa com temas que são pouco pensados e discutidos, apesar de estarem presentes nas relações sociais como um todo. Desconstruir preconceitos foi uma das abordagens do folheto. Nas ilustrações, buscou-se quebrar os estereótipos comumente usados, como pessoas com deficiência em cenas tristes, indígenas representados com símbolos sem pesquisa dos seus significados, dentre outros.

Para o Núcleo, a importância do folheto é “perceber que estamos abrindo espaço para que se possa pensar e discutir esta temática, além de deixar o núcleo cada vez mais diverso, propiciando que os próprios ‘minorizados’ falem por si”. O NUDHA planeja produzir outras edições, para aprofundar e ampliar o trabalho sobre outros marcadores sociais. 

“NUDHA e as Diversidades” está disponível na versão digital em PDF, Epub e Mobi. A versão impressa será distribuída gratuitamente quando retornarem as atividades presenciais no Centro de Artes da Udesc.  

Acompanhe o NUDHA no site e no Instagram @nudha_ceart.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.