Integrantes do Nudha. Imagem: Divulgação.
O
Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), se tornou um Órgão Suplementar Setorial. Desde o registro oficial em 31 de agosto, o núcleo tem mais autonomia para realizar seus projetos, contando com espaço físico, recursos tecnológicos e financeiros próprios.
Maria Aparecida Clemêncio, coordenadora do núcleo, observa que a autonomia no orçamento proporciona uma melhora para as atividades desenvolvidas. “As experiências do Nudha poderão se projetar para a esfera institucional na Udesc, visto que busca articular ações relacionadas ao planejamento, ensino, pesquisa, extensão, apoio pedagógico, apoio discente, entre outras, provocando mudanças internas e externas no modo de pensar e fazer educação”, afirma a coordenadora.
Dentre os novos projetos previstos, estão publicações, lançamento de um documentário em 2022, além da institucionalização de temas e questões ligadas à diversidade, direitos humanos e ações afirmativas.
Com a nova condição, a coordenadora convida professores, estudantes e técnicos do Ceart para se juntarem ao Nudha. “Precisamos fortalecer nossa instituição no que tange os processos de participação e os processos democráticos internos, em todas as instâncias”, afirma. Os interessados podem se inscrever através
deste formulário.
Sobre o Nudha
Pensar raça e diversidade no meio acadêmico tem sido uma ocupação de Maria Aparecida Clemêncio desde a década de 1990, quando atuava no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), assim como participando, também, da institucionalização do programa de Ações Afirmativas da universidade, sempre com a parceria de professores e estudantes do Ceart. Ao longo do tempo, os debates se intensificaram, construindo o que viria a ser o Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas.
Institucionalizado em 2018, o Nudha busca promover os direitos da população com deficiências, negros, indígenas, quilombolas, povos campesinos, mulheres, LGBTQIA+, migrantes, refugiados, comunidades tradicionais, dentre outros grupos histórica e socialmente subalternizados, no meio acadêmico, pedagógico e institucional.
Daiane Dordete, diretora-geral do Ceart, diz que o Nudha “potencializa políticas e ações que vêm sendo realizadas no âmbito do Centro de Artes há muitos anos, no enfrentamento às violências, na promoção da inclusão e do respeito às diversidades, na aplicação e promoção de ações afirmativas, e nos avanços da diversidade epistemológica no âmbito do ensino, pesquisa e extensão”.
Saiba mais sobre o Nudha
neste vídeo, no
site e no Instagram
@nudha_ceart.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto