Live desta quarta aborda a dor fantasma
nas amputações - Arte: Divulgação
O projeto de extensão
Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove uma série de quatro lives sobre reabilitação de pessoas amputadas a partir desta quarta-feira, 4. As apresentações (veja programação abaixo) serão transmitidas pelo
perfil do programa no Instagram.
Os eventos virtuais marcam o lançamento do
site do projeto, que reúne diversos conteúdos e serviços voltados a pessoas com amputações e a profissionais que atuam junto a esse público. Entre os serviços ofertados está a telefisioterapia. O lançamento oficial ocorreu de forma online nesta terça, 3.
Acesse o site neste link.
A maratona de lives terá participação de especialistas convidados, com coordenação da professora Soraia Cristina Tonon da Luz, que coordena do Ramp.
Confira a programação:
4 de novembro (quarta-feira), às 19h: Dor fantasma nas amputações.
Convidada: Prof. Dra. Juliana Barcellos de Souza
Mediação: Amábile Catarina Vieira
9 de novembro (segunda-feira), às 19h: Reabilitando pessoas amputadas e a pandemia.
Convidada: Prof. Dra. Gesilani Júlia da Silva Honório
Mediação: Beatriz Gabrielle Fetzner
11 de novembro (quarta-feira), às 19h: Reabilitação da pessoa amputada no ambiente hospitalar.
Convidada: Fisioterapeuta Tuane Sarmento
Mediação: Mickaelly Aisha dos Santos
12 de novembro (quinta-feira), às 19h: Avaliação termográfica e as amputações.
Convidada: Prof. Me. Ruy Luiz Lorenzetti Branco
Mediação: Gabriela Castilhos Ducati
Site do Ramp
O lançamento do
site contou com uma demonstração dos recursos disponíveis na nova plataforma, conduzida pela professora Soraia.
Uma das principais novidades é o atendimento gratuito por telefisioterapia, que inclui exercícios semanais personalizados para pacientes e monitoramento remoto das atividades.
O serviço é realizado por uma equipe de 12 pessoas, dentre professores da Udesc Cefid e de instituições parceiras e estudantes de graduação e de pós-graduação da universidade estadual.
Conteúdos
O site também apresenta diversos conteúdos em português e espanhol, produzidos pela equipe do Ramp, que estão disponíveis na forma de cartilhas, textos, infográficos, vídeos e descrições em áudio, entre outros. A elaboração de alguns materiais teve apoio do programa de extensão
DesignAção, do Centro de Artes (Ceart), coordenado pela professora Gabriela Mager.
Segundo Soraia, as informações podem ser úteis tanto para pessoas com amputações quanto para profissionais e estudantes que atuam junto a esses públicos, de qualquer região e país.
"Buscamos construir uma ferramenta que sirva e leve assistência aos pacientes e àqueles que prestam apoio na reabilitação dessas pessoas", afirma a professora, que coordena a iniciativa como parte de um projeto de pesquisa relacionado ao seu pós-doutorado.
A elaboração da proposta teve participação de diversos parceiros e incluiu reuniões com as secretarias de Saúde de Florianópolis e de São José e com a Secretaria de Estado da Saúde, entre outras organizações relacionadas à área.
Sobre o projeto
Vinculado ao programa de extensão
Reabilitar e Integrar, o projeto Ramp desenvolve atividades no Hospital Regional de São José, no Instituto de Cardiologia de SC e em dois locais da Udesc Cefid: o
Laboratório de Biomecânica e a
Clínica Escola de Fisioterapia.
O lançamento do site permitiu ao programa retomar os atendimentos, suspensos neste ano em virtude da pandemia de Covid-19. A nova plataforma também servirá de apoio à fisioterapia presencial, quando esta puder ser retomada, e o encaminhamento de pacientes para reabilitação pelo meio digital.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
rampudesc@gmail.com.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010