Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/03/2018-14h49

Drone aquático desenvolvido por engenheiro da Udesc participa do Fórum Mundial da Água

Embarcação do Projeto Roaz mediu qualidade da água do Lago Paranoá, em Brasília - Foto: Divulgação

O engenheiro Roberto Böell Vaz, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participou com o projeto Roaz no 8º Fórum Mundial da Água, que teve debates sobre uso, preservação, proteção, planejamento e gestão da água entre 17 e 23 de março, em Brasília.

No último dia do fórum, as sondas da embarcação do Roaz mediram temperatura, pH, oxigênio dissolvido na água e salinidade do Lago Paranoá, em Brasília.

Por meio dos dados coletados em tempo real pela estação de análise, Vaz pode concluir que a qualidade da água no lado norte do Paranoá é relativamente boa. "O lago tem uma condição de vida razoável", afirma.

Embarcação autônoma

De acordo com o engenheiro, o Roaz é uma embarcação autônoma, não-tripulada, usada para prospecções em lagos, rios e mares, também sendo conhecida como drone aquático.

O barco tem 1,65 metro de comprimento e pesa 40 quilos. Guiado por controle remoto e por sistema autônomo de navegação, a embarcação é acompanhada por um drone aéreo, que faz imagens da área pesquisada.

O nome do projeto é inspirado no golfinho roaz-corvineiro (Tursiops truncatus), além de fazer alusão ao nome do criador, Roberto Vaz.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h