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Notícia

21/05/2014-16h05

Projeto de engenheiro da Udesc desenvolve sistema de navegação autônoma inédito na América Latina

Em 2012, embarcação Roaz 1 achou estaca da reforma da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis - Fotos: Divulg.
O Projeto Roaz, que vem sendo realizado de maneira independente pelo engenheiro Roberto Böell Vaz, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), começou neste ano um novo projeto para os seus protótipos de embarcações robóticas não-tripuladas: o desenvolvimento de um sistema de navegação autônoma.

Segundo Vaz, a criação desse software representa um avanço em relação ao atual sistema do projeto, de controle remoto, e não existe algo similar na América Latina sendo pesquisado para fins civis.

"Durante nossos trabalhos, encontramos só um projeto parecido com fins civis em desenvolvimento, em Portugal, com objetivos de monitorar maremotos, e salvar pessoas", conta.

O engenheiro da Udesc explica que o software do Projeto Roaz estará focado inicialmente em funções de batimetria, que é a medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios, para prestação de serviços em locais como portos, marinas e hidrelétricas. "Integraremos equipamentos clássicos do mercado e desenvolveremos o que falta."

Uma das vantagens do sistema de navegação autônoma será a possibilidade de enviar os dados coletados em tempo real. "Atualmente, o operador usa equipamentos para captar os dados em um barco e depois os analisa em terra, o que leva mais de um dia. Para o monitoramento ambiental, é importante ser mais ágil", destaca Vaz.

Conforme o engenheiro, o produto também é ideal para ambientes de análises agressivas à saúde, pois o envio de uma embarcação robótica não-tripulada para fazer a leitura de um cenário de desastre com contaminação evitaria a exposição do operador. "Órgãos ambientais e de saneamento já demonstraram interesse nesse modelo", afirma.

Vaz ressalta ainda que o software será uma plataforma multifuncional, podendo ser adaptado para tarefas necessárias em outros setores, como os da pesca e da aquicultura.

Recursos e testes

Para desenvolver o sistema de navegação autônoma, o Projeto Roaz receberá recursos de até R$ 450 mil via edital do programa Tecnova, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A partir da liberação do dinheiro, o engenheiro Roberto Vaz e sua equipe terão 18 meses para criar o software.

Além disso, o Projeto Roaz foi selecionado para a fase do plano de negócios do Edital de Inovação 2014 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), que disponibilizarão até R$ 27,5 milhões para as melhores propostas.

De acordo com Vaz, os primeiros testes do novo sistema serão realizados no terceiro protótipo de embarcação robótica não-tripulada do Roaz, que está próximo de ser finalizado, com fibra de vidro e polímeros diversos, de 15 a 25 quilos.

"No entanto, a intenção é desenvolver um modelo de barco, provavelmente de alumínio naval, que pesará 150 quilos e terá autonomia de cem horas", antecipa.

Sobre o Roaz

O nome do projeto e o formato dos protótipos são inspirados no golfinho roaz-corvineiro (Tursiops truncatus), que também é conhecido por golfinho-nariz-de-garrafa e é encontrado em águas costeiras e oceânicas de todo o mundo, além de fazer alusão ao nome do criador, Roberto Vaz.

As embarcações usam tecnologias de ponta de informática, programação, robótica e engenharia mecânica para realizar diversas funções, como monitorar ambientes aquáticos, coletar dados da água e fazer topografias a partir de instruções pré-determinadas.

Entre as operações feitas pelo projeto, houve duas em Florianópolis nos dois últimos anos: a procura com sucesso de uma das estacas da reforma da Ponte Hercílio Luz e o monitoramento da Baía Sul após o vazamento de óleo de uma subestação desativada da companhia Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

Em 2013, um dos protótipos também navegou no Rio Pinheiros, na cidade de São Paulo, para testar funções dos equipamentos em condições de extrema poluição e coletar dados.

A próxima demonstração ocorrerá na primeira quinzena de junho, no Rio Cachoeira, em Joinville.

Leia mais:

30/4/2013 - Engenheiro da Udesc prepara novo modelo de embarcação operada por controle remoto

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
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