Marília Ribas Machado defenderá nesta quinta-feira, 14, às 13h, sua tese “Programa Estudante-convênio de Pós-graduação (PEC-PG) no contexto da internacionalização da educação superior: um estudo em instituições de ensino superior do Sul do país”, no
Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Mário César Barreto Moraes.
As defesas nos programas de pós-graduação do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) são públicas, abertas a qualquer interessado. A defesa da tese será realizada na Sala 08 da Udesc Esag.
O objetivo do trabalho foi analisar a criação e a operacionalização do
Programa Estudante-convênio de Pós-graduação (PEC-PG) a partir da política externa brasileira. A escolha pelo tema deu-se em virtude de que, embora o programa exista há muitos anos, há ainda algumas lacunas teóricas e operacionais a serem preenchidas sobre sua definição, planejamento, operacionalização e avaliação.
PEC-PG
A partir das análises, observou-se que desde a criação do programa, o PEC-PG baseou sua atuação na oferta de auxílio educacional aos países subdesenvolvidos. O programa também buscou atender interesses econômico-financeiros das indústrias brasileiras, para que elas pudessem se tornar mais independentes do mercado externo.
Em relação à operacionalização do programa, observou-se que o PEC-PG contribui no desenvolvimento da internacionalização dos programas de pós-graduação brasileiros, que buscam com isso obter boas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC) que regula esses cursos.
Mais informações sobre a defesa podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail
pos.esag@udesc.br.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br