Graziela Luiza Meincheim defenderá na quarta-feira, 29, às 9h, sua dissertação “Os sistemas de informação de custos dos estados brasileiros e o atendimento à NBC TSP 34”, no Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Fabiano Maury Raupp .
As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) são públicas, abertas a qualquer interessado. A defesa da dissertação será realizada transmitida ao vivo, pela plafatorma Teams.
Assista aqui a defesa ao vivo
(nesta quarta, 29, às 9h)
A pesquisa analisou o estágio atual de desenvolvimento do sistema de informação de custos (SIC) dos estados brasileiros e seu atendimento à Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público NBC TSP 34 – Custos do Setor Público. A norma exige dos entes públicos a implantação desses sistemas a partir de janeiro de 2024.
Dos dados coletados de 25 Estados, verificou-se que apesar de ter se constatado certo avanço em relação a pesquisas anteriores, apenas três Estados (BA, RS e SP) estão em estágio mais avançado de implantação do sistema de informação de custos, com a utilização do sistema por algumas unidades gestoras.
Na maior parte dos Estados, o sistema está em fase de desenvolvimento e implantação (10) ou em estudos (9). Há ainda três Estados (AP, RR e TO) que ainda não iniciaram seus estudos e projetos de desenvolvimento do SIC. A principais dificuldades apontadas foram a carência de pessoal da equipe técnica e tecnologia e a prioridade de outras demandas.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br