Videoconferência atenderá público - Foto: Jonas Pôrto
Desde a última segunda-feira, 12, as bibliotecas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estão oferecendo
atendimento virtual em tempo real para estudantes, professores e técnicos da instituição.
O atendimento deve ser agendado pelo aplicativo Bookings, do Office 365, e é realizado por videoconferência, pela plataforma Microsoft Teams.
A Biblioteca Setorial da Udesc Lages foi a primeira a oferecer o serviço, como projeto-piloto. Agora, as bibliotecas de todos os centros de ensino da universidade dispõem do atendimento virtual, que inclui orientações sobre acesso aos e-books e bases de dados, auxílio na construção de estratégias de busca e orientações sobre formatação de trabalhos acadêmicos, entre outros.
De acordo com a coordenadora da
Biblioteca Universitária (BU), Luiza Kleinubing, para ser atendido, o usuário deve acessar o formulário de atendimento virtual da biblioteca do seu centro de ensino, preencher os dados e agendar um horário para o atendimento.
"O usuário receberá um e-mail com a confirmação do agendamento e o link de acesso para a reunião", explica. Mesmo após a confirmação da reserva, a ferramenta permite reagendar ou cancelar a reunião.
Atendimento presencial
O atendimento presencial da biblioteca para empréstimo e devolução de livros durante a pandemia está sendo realizado em horários diferenciados nas unidades (consulte o
site da BU para mais informações).
"Vale destacar que o
sistema de autoempréstimo e de devolução está funcionando e, com ele, não é necessário passar pelo balcão", diz Luiza.
Mais informações sobre atendimento virtual podem ser obtidas no
site da BU.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010