Plataforma pode ser acessada pelo idUdesc - Arte: Div.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou uma nova versão do sistema de identificação utilizado por professores, técnicos e estudantes da instituição, o idUdesc, com melhorias de layout e de recursos. Acesse o sistema.
Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), o novo idUdesc foi feito "para funcionar como uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas, por meio da padronização da tecnologia e de boas práticas utilizadas".
Um dos recursos da nova versão é a integração com a plataforma digital Minha Biblioteca, novo serviço de consulta e acesso a ebooks oferecido pela Udesc para servidores e acadêmicos. A adoção da nova ferramenta foi viabilizada pela Setic e pela Biblioteca Universitária (BU).
Integração
"O novo idUdesc concretiza o primeiro passo de um grande projeto iniciado na Setic com o objetivo de integrar os centros de ensino, facilitando a comunicação entre analistas, a colaboração entre equipes e o desenvolvimento conjunto de futuros projetos da universidade", afirma o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Marcos Vinícius Linhares.
O nome de usuário e a senha usadas por servidores e acadêmicos no idUdesc também dão acesso a diversos sistemas e serviços da universidade, como a plataforma Office 365 e a internet sem fio nos campi. No sistema, é possível atualizar os dados pessoais e redefinir a senha de acesso, por exemplo. "Outras funcionalidades serão incluídas", destaca Linhares.
A plataforma digital de livros Minha Biblioteca, integrada ao novo idUdesc, é um recurso adotado pela universidade "com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica conteúdo de qualidade atualizado", destaca a coordenadora da Biblioteca Universitária, Luiza da Silva Kleinubing. A Udesc investiu R$ 307,8 mil pelo acesso de servidores e acadêmicos, durante o período de um ano.
"Por meio dela, estudantes e servidores têm acesso rápido, fácil e simultâneo a um vasto acervo de títulos técnicos e científicos, formado por mais de 15 selos editoriais das principais editoras de livros acadêmicos do Brasil. São mais oito mil títulos de variadas áreas do conhecimento, 100% na língua portuguesa, que atendem mais de 200 cursos e mais de 1,5 mil disciplinas", afirma Luiza.
Benefícios
Dentre os benefícios da ferramenta, a coordenadora da BU ressalta que "a disponibilização de ebooks na plataforma facilita a rotina dos usuários e diminui o espaço físico necessário e a quantidade de exemplares para aquisição de livros impressos". Ela também destaca que a adoção da Minha Biblioteca é um recurso ainda mais importante no contexto atual da pandemia de Covid -19.
Para auxiliar acadêmicos e servidores no uso da plataforma, a BU planeja a realização de uma capacitação online, a ser divulgada em breve.
Tecnologia
Para o pró-reitor de Ensino, Nério Amboni, a Minha Biblioteca representa "uma excelente oportunidade para professores e alunos ampliarem os seus conhecimentos, que irá facilitar o processo de ensino e aprendizagem".
"Professores e estudantes poderão acessar o conteúdo dos ebooks em diferentes momentos em uma plataforma prática e inovadora, que pode ser usada em computadores, tablets e smartfones. A Minha Biblioteca irá facilitar a implantação de novas configurações curriculares, híbridas, dinâmicas, integradoras e flexíveis, articuladas com as tecnologias digitais de informação e de comunicação (TDIC)", afirma Amboni.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.