A Política de Ocupação Docente da UDESC deve ser pensada no sentido de assegurar que o potencial dos docentes seja direcionado para aquelas ações e projetos que ampliem a produção de conhecimento, a criatividade e a melhoria dos processos de ensino, o que inclui flexibilizar a alocação de cargas horárias para favorecer a autonomia dos departamentos, sempre no interesse de oferecer as melhores condições de ensino para nossos discentes.
A expansão da UDESC nos últimos anos tornou urgente a necessidade de aumentar o número de professores no Plano de Carreira, assegurando a manutenção de um quadro de professores efetivos que esteja em condições de manter os níveis qualificados de ensino, pesquisa e extensão que temos alcançado.
O futuro da Universidade passa pelo diálogo constante acerca de suas práticas e métodos, alinhando a UDESC aos desafios de nosso tempo, daí que a implantação de Currículos Integrados seja necessária para que possamos pensar em desenhos curriculares diferenciados e flexíveis para os departamentos, Cursos e Centros, atendendo tanto os perfis estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, como também as expectativas de aprendizagem dos estudantes e docentes.
A Pró-Reitoria de Ensino deverá atuar como articuladora de ações conjuntas da UDESC que visem ampliar o acesso à universidade pública e gratuita e assegurar a permanência dos estudantes mais vulneráveis, com a ampliação da alocação de recursos e programas que combatam a evasão nos cursos com ações efetivas interna e externamente.
A Política de Avaliação Institucional deverá ser ampliada e fortalecida no sentido de gerar dados e informações que sejam efetivos guias para a coordenação de ações concretas para a melhoria do ensino e da aprendizagem, em diálogo permanente com as direções de ensino, chefias de departamento e núcleos docentes estruturantes.
Articular ensino, pesquisa e extensão envolve planejamento integrado das ações da universidade, sendo que a Pró-Reitoria de Ensino deverá assumir papel estratégico como interface necessária entre os setores essenciais da UDESC.
A Creditação da Extensão passará por uma ação efetiva da Pró-Reitoria de Ensino por meio da elaboração e efetivação de um Programa Colaborativo Interdisciplinar.
A UDESC, pública e gratuita, deverá fortalecer parcerias com Secretarias Estaduais e a Escola do Legislativo, apresentando-se como instituição protagonista do que se pensa e do que se faz no âmbito das políticas públicas e sociais em Santa Catarina.
A Pró-Reitoria de Ensino alocará recursos e meios para a instituição de um Programa de Formação Continuada em Serviço, de modo a oferecer condições para que a UDESC seja efetiva referência para professores e professoras de diferentes níveis e modalidades de ensino, o que envolverá as demais esferas da Universidade por meio de planejamento integrado e em diálogo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade.
Serão implantados programas de Assessoria Pedagógica em todos os campi
A qualificação da infraestrutura para o ensino deverá ter cuidado especial, considerando as novas tecnologias digitais da informação e comunicação disponíveis, o que incluirá investimento em bibliotecas inovadoras e também a ampliação de laboratórios e diferentes ambientes interativos de aprendizagem.
A Pró-Reitoria de Ensino buscará o diálogo constante com as demais áreas prioritárias da Universidade, o que envolverá a integração das plataformas digitais, otimizando os serviços e evitando o retrabalho.
O futuro da Universidade passa por institucionalizar a Educação a Distância, tendo o Centro de Educação a Distância (CEAD) como parceiro com expertise no desenvolvimento da Educação a Distância na UDESC.
A nova gestão investirá em cursos de graduação na modalidade a distância, resguardando-se as condições técnicas, didático-pedagógicas e de infra-estrutura, com a finalidade de interiorizar as vagas e democratizar o acesso ao ensino superior em Santa Catarina.
A Pró-Reitoria de Ensino investirá em novas plataformas e softwares pedagógicos que subsidiem as atividades de ensino, pesquisa e extensão na modalidade de Educação a Distância.
A criação de uma diretriz sobre Educação Inclusiva na UDESC envolverá o conjunto da Universidade, assegurando seu compromisso com o acolhimento das diferenças e da diversidade.
A UDESC deve ser referência para estudantes das mais diversas proveniências, aberta para receber o público mais diversificado e, assim, cabe à Universidade desenvolver uma política de captação de estudantes, em diálogo permanente com as Redes de Ensino.
A política de internacionalização do ensino deve ser buscada em permanente diálogo com a Secretaria de Cooperação Interinstitucional e também com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, procurando projetar a UDESC como uma instituição sem fronteiras, que se apresente como parte de um mundo inclusivo e que seja capaz de contribuir para a conexão de povos e culturas.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.