A Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES) inaugurou no dia 09 de junho de 2018 a exposição “Mais de dois séculos de história”, no prédio anexo à Capela do Divino Espírito Santo, na Praça Getúlio Vargas, em Florianópolis. A iniciativa conta com apoio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Há uma longa trajetória histórica, a IDES foi instituída em 10 de junho de 1773, completa, portanto, 245 anos. Desde então, tem contribuído para a preservação das tradições religiosas e culturais açorianas por meio, principalmente, da Festa do Divino que recentemente foi considerada Patrimônio Cultural de Santa Catarina e do Município de Florianópolis.
O Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/FAED), juntamente com o Laboratório de Relações de Gênero e Família (LAGEF) - organizaram e digitalizaram aproximadamente 9 mil imagens e documentos históricos, que fazem parte deste projeto que visa compreender e disseminar a importância da IDES no contexto regional e nacional.
Para conhecer/visitar a exposição é necessário agendamento com a IDES pelo telefone: 32245008 ou pelo email: Ver email
O material está disponível para consulta em 04 DVD's, sendo:
Documentos;
Fotografias;
Jornais;
Filmes e Apresentações;
Livros.
Para ter acesso aos DVDs com os documentos digitais na íntegra, é necessário agendar uma visita ao IDCH ou ao próprio IDES.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.