O acervo é composto por, aproximadamente, cento e setenta [170] exemplares bibliográficos, formados por documentos legislativos, livros e impressos educacionais. Elpidio Barbosa foi professor, político e intelectual/mediador que atuou de forma ativa no delineamento e configuração de projetos educacionais em Santa Catarina desde a década de 1940. Os documentos, decretos e leis preservados por ele, são parte da história e memória da educação brasileira .
A Profª Dra.Maria Teresa Santos Cunha (Departamento de Historia /FAED/UDESC) desenvolve, a partir deste acervo, o Projeto de Pesquisa intitulado “Do traçado manual ao registro digital: O acervo profissional do professor catarinense Elpídio Barbosa (1909-1966): dimensões e possibilidades”, com financiamento do CNPq. Este projeto tem como objetivo higienizar, inventariar, catalogar e analisar o acervo (pessoal) e profissional do professor, intelectual Elpídio Barbosa (1909-1966), com vistas a salvaguardar, preservar e disponibilizar aos pesquisadores uma memória de professor e de gestor de políticas públicas para a educação em Santa Catarina. A investigação está centrada no entendimento do papel/ ação desse protagonista na formulação de diretrizes educacionais para o Estado entre as décadas de 1930 e 1960. Desde 2014, alunos/as do Curso de História da FAED/UDESC/ Marina Heloisa Sartori, Pedro de Almeida Gomes, Rafael Wagner da Silva, Arielle Rosa Rodrigues, Flávia de Freitas Souza e Elesiane Bonatto, desenvolvem projetos neste acervo, como parte da disciplina Prática Curricular Patrimônio Cultural, coordenados pela professora e em parceria com o Instituto de Investigação e Documentação em Ciências Humanas (IDCH), onde o acervo profissional do professor Catarinense Elpidio Barbosa encontra-se depositado.
A intenção do grupo ao participar deste projeto é contribuir para que as fontes, pertencentes ao acervo do professor Elpídio, após passarem por um processo de higienização, digitalização e salvaguarda, sejam disponibilizadas em formato digital, e possam garantir não apenas a continuidade de trabalhos futuros, mas sobretudo, facilitar o acesso de pesquisadores aos documentos
Artigo relacionado ao acervo
CUNHA, Maria Teresa Santos. O arquivo pessoal do professor catarinense Elpídio Barbosa (1909-1966):do traçado manual ao registro digital. Revista História da Educação. Porto Alegre: v.21, n.51, jan/abril 2017. p.187-207. http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/66723/pdf
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.