Profª. Dra. Cássia Ferri - Coordenadora da Linha de Pesquisa "Currículo no Ensino Médio"
Profº. Dr. Celso Kraemer - Coordenador da Linha de Pesquisa "Formação e Carreira Docente"
Profº. Dr. Gildo Volpato - Coordenador da Linha de Pesquisa "Políticas Públicas e Demandas Educacionais no EM"
SECRETARIADO EXECUTIVO
Ma. Letícia Vieira
PESQUISADORES
Prof. Dr. André Cechinel
Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio na New York University (NYU). Mestre em Literatura pela UFSC e graduado em Letras e Literatura de Língua Inglesa (Bacharelado e Licenciatura), também pela UFSC. Professor do Mestrado em Educação e do Curso de Letras da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). (Currículo Lattes)
Bruno César de Freitas Ferreira
Mestrando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGE/UDESC (Currículo Lattes)
Prof. Ma. Carin Carvalho Brugnara
Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Administradora Escolar na ETEVI – Escola Técnica do Vale do Itajaí, Unidade de Ensino Médio e Profissionalizante da FURB. Possui experiência em docência, Coordenação Pedagógica e Administração Escolar. Interesse de pesquisa em desenvolvimento curricular, qualidade em educação, conhecimento e epistemologia social (Currículo Lattes)
Profª. Drª. Cássia Ferri
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora na área de Políticas de Currículo e Avaliação desde o ano 2000. Coordenadora da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (2014), entre outras atuações na PCSC desde 1988. Pesquisadora Responsável pelos Colégios de Aplicação da Universidade do Vale do Itajaí desde 2010. (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Celso Kraemer
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor de Filosofia na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Desenvolve Projetos de Pesquisa voltados à pesquisa do Ensino Médio, bem como orienta dissertações e projetos de extensão na formação de Professores de Sociologia e da Filosofia nas escolas de Ensino Médio em Blumenau e região.(Currículo Lattes)
Prof. Me. Daniel de Souza França
Licenciado em Letras Português-Inglês pelas Faculdades Teresa D’Ávila (FATEA) e mestrando em Educação na linha de Políticas e Práticas Educativas pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). É professor de Língua Inglesa na rede de educação básica privada e pParticipante do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias (GECDOTE), desenvolvendo pesquisa sobre políticas curriculares para o Ensino Médio. (Currículo Lattes)
Profª. Ma. Daniele Hungaro da Silva
Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), pós-graduada em Educação Especial (2013) e graduada em pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente atua como professora efetiva no Cerfead/IFSC dedicando-se a formação de professores na modalidade EaD e a pesquisa na seguinte área de concentração: Fundamentos histórico-epistemológicos da educação no Brasil, com temas que versam sobre cultura escolar e história do tempo presente. (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Elcio Cecchetti
Graduado em Ciências da Religião-Licenciatura em Ensino Religioso pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Salamanca (Espanha) entre out./14 e out./15. Docente do Mestrado em Educação da UNOCHAPECÓ. Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação continuada de educadores, diversidade cultural, ensino religioso, interculturalidade, laicidade e direitos humanos. (Currículo Lattes)
Prof. Érica Fernanda Monteiro
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), pós graduada em História e Sociedade pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestranda em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tutora do PROESDE Licenciaturas- FURB. Professora efetiva do quadro do magistério público estadual de Santa Catarina (currículo lattes)
Profº. Drº. Gildo Volpato
Graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física, ESEDE (1984), Especialista em Educação Psicomotora (1986) e em Prática Desportiva Voleibol (1988), pela ESEDE. É Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (1999) e Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS (2007). É professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC e do Programa de Pós Graduação em Educação, PPGE da mesma universidade. (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Gilvan Luiz Machado Costa
Graduado em Matemática-Licenciatura pela Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (1986). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Realizou Pós-Doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais (2009-2010). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina-Unisul. Leciona no referido Programa e, também, nos cursos de Pedagogia e Matemática-Licenciatura da referida Universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: Trabalho docente e valorização dos profissionais da educação. Ensino médio no Brasil. Gestão e financiamento da educação básica. Relações entre o público e o privado no campo educacional. (Currículo Lattes)
Esp. Ivan Ernesto Floriano
Graduado em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino (2015) e especialista em Psicologia e Práticas Clínicas: Perspectivas Atuais pela mesma instituição. Mestrando em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). (Currículo Lattes)
Profa. Dra. Jane Mery Richter Voigt
Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Pós-Doutoranda em Educação na área de concentração "Desenvolvimento Curricular" pela Universidade do Minho (UMINHO), Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ). Ao longo de sua trajetória docente, acompanhou reformulações curriculares para a Educação Básica, como professora, coordenadora pedagógica e pesquisadora. (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Juares da Silva Thiesen
Graduado em Estudos Sociais e em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB e Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas - ICCP - Havana - Cuba/2002 (Título revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC). É Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). Atualmente encontra-se em Pós-Doutoramento na Universidade do Minho em Portugal. É Professor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE no mesmo Centro. (Currículo Lattes)
Ma. Juliana Topanotti dos Santos de Mello
Psicóloga. Licenciada em Pedagogia com habilitação em orientação Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela mesma universidade. Atua clinicamente no atendimento e orientação profissional para Estudantes do Ensino Médio. É também pesquisadora do Ensino Médio em perspectiva histórica e, atualmente, pesquisa a renovação do Ensino Médio no Rio Grande do Sul (Déc.de 1950 e 1960). (Currículo Lattes)
Prof. Leiri A. Ratti
Licenciada em letras pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e Mestranda em Educação na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Ocupa atualmente o cargo de Assistente Técnico Pedagógico, atuando na coordenação pedagógica da educação básica, coordenação de educação especial da educação básica e é professora em curso de especialização. Participante do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE, desenvolvendo pesquisa sobre políticas curriculares para o Ensino Médio. (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Leonel Piovesana
Doutor em Desenvolvimento Regional pela UNISC (2010). Professor titular da Universidade Comunitária da região de Chapecó do Programas de Mestrado em Educação da Unochapecó. Membro da Proposta Curricular do Estado de SC 1991 e 1998/2005 e consultor para atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina de 2014 sobre a educação indígena. Foi Coordenador da Licenciatura em Ciências da Religião de 2014 a 2018 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação da Unochapecó 2016 a 2018. Especialista da Base Nacional Comum Curricular 2014-2016. (Currículo Lattes)
Prof. Ma. Letícia Vieira
Orientadora Educacional na Secretaria de Estado da Educação de SC. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestre em Educação pela mesma universidade. Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Ensino Médio em perspectiva histórica, voltando-se, principalmente, à experiências de renovação do Ensino Secundário nos anos 1950-1960. (Currículo Lattes)
Ma. Maike Cristine Kretzschmar Ricci
Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino desde fevereiro de 1985, atuando na Secretaria de Estado da Educação de SC desde 1987, tendo ocupado as funções de Gerente de Ensino Médio, Gerente de Políticas de Educação Básica e Profissional e Gerente de Supervisão da Educação Básica e Profissional do Sistema Estadual de Ensino, na Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional da SED. Possui pesquisas voltadas ao Ensino Médio e integra diversos grpos de pesquisa voltados ao estudo desta etapa da educação básica. (Currículo lattes
Prof. Dra. Marilda Merência Rodrigues
Graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998), Mestrado em Educação, na área de concentração Educação, História e Política, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Líder e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira - GEHDEB/UFFS, desde 2012. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho- GEPETO/ UFSC. É Professora Associada na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, nas áreas de Fundamentos da Educação e História da Educação Brasileira. (Currículo Lattes)
Prof. Dra. Marly Krüger de Pesce
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela Universidade da Região de Blumenau (FURB) e Licenciada em Letras – Português e Inglês pela Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ). É professora titular da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), atuando no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação e no curso de licenciatura em Letras. Realiza pesquisas sobre formação e condições do trabalho docente, letramento, análise crítica do discurso, uso das tecnologias de informação e comunicação. (Currículo Lattes)
Matheus Felisberto Costa
Mestrando em Educação (UNESC), licenciado em Ciências Sociais (UFSC) e em História (UNINTER), especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia (UNIASSELVI) e em Desenvolvimento Regional (UNINSUL). É professor efetivo de Sociologia na SED/SC (Curriculo Lattes)
Prof. Naiara Gracia Tibola
Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (Furb /2015), possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Para o Desenvolvimento do Alto vale do Itajaí (Unidavi/2007). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho (PPGE Univali). Docente na Unidavi e líder do Grupo de Pesquisa Juventude Educação e Trabalho que tem como objeto de pesquisa os alunos do Ensino Médio (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Norberto Dallabrida
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1984), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Professor e pesquisador na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É docente de História da Educação no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação na UDESC. Pesquisador do Ensino Médio, atuando principalmente nos seguintes temas: renovação Ensino Secundário e Movimento da Escola Nova. (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Odilon Luiz Poli
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1982), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, formação de professores, inovação, metodologias ativas de aprendizagem e metodologia do ensino superior e gestão da educação. É docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCCA) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), onde atua com foco em inovação e gestão da inovação e formação de professores. (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Rafael Rodrigo Mueller
Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Doutorado em Educação pela UFSC (2010). É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). É coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho e Educação (NIETE/UNESC/CNPq) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (CHTS/UTFPR) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho (NINEIT). (Currículo Lattes)
Prof. Rebeca Amorim
Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura/ FURB (2007) e especialização em Arte e Educação/ ACE Fac Guilherme Guimbala (2008). Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, linha de Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas, desenvolvendo pesquisa na área de Currículo/ Arte e Formação Integral no Ensino Médio. É professora do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/FURB (Currículo lattes).
Prof. Dra. Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (1989), especialista em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI (2001), Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2004) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC na área do Ensino de Geografia e professora no Programa de Pós-Graduação em Geografia na UFSC na linha de pesquisa Geografia em Processos Educativos e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC com orientações de pesquisas na área do ensino de Geografia, diferentes linguagens e formação docente. (Currículo Lattes)
Prof. Dra. Shirlei de Souza Corrêa
Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Universidadedo Vale do Itajaí (UNIVALI) e doutora em Educação pela mesma universidade. Pesquisadora do Ensino Médio, com foco nas questões curriculares e de formação humana integral e especial interesse nas discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular, sua organização e operacionalização na educação básica.(Currículo Lattes)
Prof. Vera Regina Dalri
Possui graduação em Pedagogia-Supervisão Pedagógica (1990) e Mestrado em Educação (2010) pela FURB. Atualmente é supervisora pedagógica da ETEVI - Escola de Ensino Médio da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Experiência na área de Educação, atuando principalmente na Área de Coordenação Pedagógica. (Currículo Lattes)
Prof. Dr. Willian Simões
Possui Licenciatura em Geografia pelas Faculdades Integradas Espírita (2003), Especialização em Geopolítica nesta mesma instituição (2005) e é Mestre em Geografia - Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009). É Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professor da Área de Ensino de Geografia na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus de Chapecó. Atuou como coordenador do referido curso (2013). Possui trabalhos nos seguintes temas: Educação Geográfica, Questão Agrária, Juventude Rural, Educação do Campo e Povos e Comunidades Tradicionais. (Currículo Lattes)
Dra. Yomara Feitosa Caetano de Oliveira Fagionato
Doutora em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí-SC (2004). Atualmente, pesquisa uma experiência de renovação do Ensino Secundáriodos anos 1960: os Ginásios Vocacionais (São Paulo). (Currículo Lattes)
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.