Histórico da Editora Udesc
A Editora Udesc é um órgão suplementar da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina. Consta no Regimento Geral da Udesc, aprovado pela Resolução nº 044/2007-CONSUNI, de 01.06.2007, que a Editora Universitária tem por finalidade promover e executar a política editorial da Udesc.
O primeiro registro de título (recuperados até o momento) publicado pela editora data do ano de 1970 e intitula-se “Do sonho a miséria e à morte (Antero dos Reis Dutra), de autoria de Altino Flores. Existe um exemplar desta obra no Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas do Centro de Ciências Humanas e da Educação (IDCH/ FAED).
O registro inicial de Conselho Editorial, em livro publicado pela Editora Udesc é de 1975, no livro “Ecologia e poluição: o homem e o ambiente catarinense” de autoria de Paulo Fernando Lago. Obra publicada em parceria com a Editora Resenha Universitária. Faziam parte os seguintes conselheiros:
A partir de pesquisa realizada nas atas das reuniões do Conselho Editorial (reunidas e organizadas em 2017), fez-se as seguintes observações:
Nota-se que, a partir de 2017, as atas passaram a ser disponibilizadas no site da Editora Udesc. Já as atas anteriores a 2017, estão disponíveis na Editora e são de acesso público, para consulta.
Por meio de pesquisa nas portarias da Udesc, localizou-se os coordenadores que ao longo dos anos estiveram à frente da Editora.
Coordenadores da Editora Udesc e respectivas portarias:
Embora existam vários livros publicados (desde 1970), o registro da nomeação de um coordenador da Editora por meio de portaria (de 2004), bem como atas de reunião do Conselho editorial (de 2004), antes da aprovação do Regimento Geral da Udesc, de 01/06/2007, não se encontrou menção oficial da existência da Editora da Udesc, no Estatuto ou no Regimento da Universidade.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.