É preciso definir na metodologia do projeto a forma de pesquisa que será utilizada (virtual, presencial e/ou ambas) e descrever cada etapa do processo de acordo com a forma utilizada. A pesquisa virtual possui etapas e documentos diferentes da pesquisa presencial e devem estar bem detalhadas no Projeto Básico e TCLE. Veja os modelos e orientações aqui na página do CEP/UDESC.
Confira aqui - Orientações para pesquisas em ambientes virtuais
Confira aqui - orientações de pesquisas em tempos de pandemia
Procedimentos para assinaturas, em documentos que façam sua exigência, em tempos de pandemia - COVID-19:
As assinaturas dos documentos (Folha de Rosto; Declaração de Ciência e Concordância das Instituições Envolvidas e Declaração de Fiel Guardião) poderão ser realizadas da seguinte forma, para após serem anexadas no sistema da Plataforma Brasil:
+ Pelo Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos do Estado de Santa Catarina (SGPe): no caso em que os envolvidos com as assinaturas apresentam acesso ao sistema. Deve ser aberto "documento digital", incluir a(s) peça(s) que deve(m) ser assinada(s) com a assinatura digital (SPGe) do pesquisador responsável e solicitada a assinatura do Diretor Geral do Centro da UDESC. Após assinatura, materializar o documento e anexar à Plataforma Brasil.
+ Por assinatura digital (sendo, necessariamente, por programa de certificação digital).
+ Por documento escaneado com as assinaturas físicas.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.