DÚVIDAS SOBRE AÇÕES DE EXTENSÃO
O que é extensão no Cesmo?
A extensão é entendida como um processo educativo, cultural e científico que viabiliza e propõe ações junto à sociedade e, nesta via de mão dupla, oportuniza um espaço de produção de novos saberes nas várias áreas do conhecimento, enquanto articulada com o ensino e a pesquisa, numa concepção transformadora e crítica.
Quais são os tipos de ações de extensão?
As ações de extensão podem se constituir como programas, projetos, cursos de extensão e eventos, ou ainda como núcleos ou laboratórios de extensão.
Quem pode submeter ações de extensão?
Todos os servidores efetivos em exercício de suas atividades.
Quantas horas semanais podem ser alocadas nas Ações de Extensão?
De acordo com a Resolução 006/2002 - Consepe, Seção IV, Art.6, a alocação não poderá exceder a 50% (cinquenta por cento) da carga horária do regime de trabalho do docente dedicados à pesquisa e/ou extensão.
De acordo com a modalidade de ação de extensão o professor coordenador poderá alocar:
Como os projetos devem ser formalizados?
Para projetos novos o servidor deverá entrar no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj), e preencher com os dados da ação de extensão desejada: programa, projeto ou curso/evento. Para prorrogar a ação de extensão o servidor deverá submetê-la novamente no SIGProj. Todas as Ações devem ter sua tramitação no SGPE. Maiores orientações e dúvidas em contato por e-mail dex.esag@udesc.br
Documentos e formulários para o acadêmico concorrer à bolsa de extensão (disponíveis no site):
Quais são os critérios considerados para aprovação das ações de extensão?
Para aprovação das ações de extensão, independente de solicitação de bolsa ou recurso financeiro, são levados em conta os seguintes critérios:
Quais as possibilidades de obtenção de bolsas para as ações de extensão apresentadas?
A concessão da bolsa de extensão será realizada pelo Comitê de Extensão e dependerá do atendimento a critérios que avaliem:
Em que época as ações de extensão devem ser submetidas à aprovação pelo departamento?
O departamento é a primeira instância do centro em que passam as ações de extensão. Sendo assim, logo após a divulgação do edital de extensão, lançado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex). Comumente, a Proex lança o edital e a Direção de Extensão do Cesmo define os prazos da tramitação no centro.
Qual a tramitação das ações de extensão para a aprovação final?
Após a divulgação do edital da extensão, as ações de extensão são submetidas, primeiramente, ao departamento. Em seguida são encaminhadas à Comissão de Extensão do centro e, por fim, ao Conselho de Centro. A Direção de Extensão encaminha as ações aprovadas para a Proex para análise pelos avaliadores ad hoc. Por fim, o Comitê de Extensão divulga os resultados.
Por quem são avaliadas as Ações de Extensão e quando?
Em primeira instância, nos departamentos, as ações de extensão são avaliadas por relatores indicados pelos chefes de departamento. Posteriormente, o diretor de extensão indica os relatores na instância da Comissão de Extensão. Por fim, pelos avaliadores ad hoc, conforme prazos estabelecidos pela Direção de Extensão e pela Proex
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.