Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Região Sul

Notícia

08/04/2025-18h05

Udesc lança projeto de mapeamento da Baía da Babitonga nesta quinta-feira

Evento gratuito será realizado em Joinville

Udesc lança projeto "Mapeamento dos usos da Baía da  Babitonga", em Joinville, nesta quinta-feira. Arte:  Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), lança nesta quinta-feira, 10 de abril, o projeto “Mapeamento dos usos da Baía da Babitonga”, em Joinville.

O evento de lançamento é gratuito e tem início às 14h, no auditório da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), no bairro América. O número de vagas é limitado à capacidade do espaço, que é de 120 pessoas. Garanta sua participação através do formulário online.

A cerimônia de abertura será conduzida pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Emerson Stein. Na sequência, o professor do departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas, da Udesc Laguna, e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN), da Udesc Faed, e coordenador do projeto, Eduardo Gentil, palestrará abordando as etapas do projeto e os resultados que podem ser gerados para a comunidade .

Conheça a iniciativa

O projeto de mapeamento da Baía da Babitonga tem como objetivo realizar um levantamento da realidade do local, reunindo informações para a elaboração de ações e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

“Espero que possamos ter um diagnóstico detalhado das formas de uso da baía e do seu entorno, destacando áreas prioritárias para o planejamento econômico e ecológico da região”, ressalta Gentil.

A atividade terá duração de 13 meses e contará com quatro etapas metodológicas: abordagem ecossistêmica, mapeamento participativo, geoprocessamento e mineração de dados aplicados à gestão ambiental. 

O projeto é uma parceria do Grupo de Gestão, Ecologia e Tecnologia Marinha (GTMar), da Udesc Laguna, com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e o Comitê Babitonga (CHBB). Há a previsão de seleção de bolsistas de Iniciação Científica e Pós-Graduação, que terá edital lançado em data a ser confirmada pela universidade.

Para mais informações sobre o projeto, acompanhe o site do centro de ensino

Sobre a baía

A Baía da Babitonga está localizada no Litoral Norte de Santa Catarina, entre as cidades de Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul. É considerada o maior complexo estuarino do estado, pois abriga a maior área de manguezal catarinense.

Serviço
O quê: lançamento do projeto “Mapeamento dos usos da Baía da Babitonga”
Quando: quinta-feira, 10 de abril, às 14h
Onde: auditório da Amunesc, rua Max Colin, 1843, bairro América, Joinville
Quanto: evento gratuito com inscrição via formulário online


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Cel. Fernandes Martins, 270
Progresso, Laguna / SC
CEP: 88.790-000
CONTATO
Telefone: (48) 3647-7900
E-mail: cseg.ceres@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.