2023-atual
O sagrado no profano da Laguna: estudo comparativo dos espaços religiosos na urbe lagunense.
Descrição: Esta ação de iniciação científica almeja realizar o estudo comparativo dos espaços sagrados das religiões católica, evangélicas, kardecista e afro-brasileiras em relação ao espaço urbano de Laguna, dando sequência às pesquisas intituladas: Laguna, arquitetura novecentista e preservação do patrimônio: entre a conservação e a invenção; Os espaços sagrados da Igreja Católica em Laguna pós Concílio Vaticano II: a arquitetura entre conformação e inconformismo; e O invisível no visível da Laguna: os espaços sagrados das religiões de matriz africana na cidade lagunense. A partir disso decorrem os seguintes objetivos específicos: construir um breve histórico acerca da origem e da existência do Catolicismo, do Evangelismo, do Kardecismo e das Matrizes Africanas em Laguna; pesquisar, identificar, inventariar, caracterizar e analisar os espaços sagrados católicos, evangélicos, kardecistas e afro-brasileiros existentes na mesma cidade; distinguir, ponderar e comparar a presença, a implantação, a contextualização, a visibilização e o estado de conservação desses espaços sagrados em relação ao espaço urbano lagunense; refletir sobre a imagem e a patrimonialização dos mesmos espaços sagrados na realidade contemporânea da Cidade Juliana, em prol da visibilidade e da preservação como patrimônio cultural, se for o caso; e contribuir para o respeito e a valorização da diversidade de manifestações ritualísticas e espaciais das distintas religiosidades. A execução de tais objetivos se dá por meio da pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, baseada: em relação aos procedimentos, nos métodos histórico e comparativo; e, em relação às técnicas, na coleta de dados através de documentação indireta, com averiguação de fontes documentais e iconográficas e revisão bibliográfica (teórica, histórica e legal), e de documentação direta, com levantamento de dados in loco, abarcando observação e registro fotográfico de cada comunidade religiosa (com o preenchimento de ficha padronizada por templo, incluindo anotações e croquis). Com isso, procede-se à organização dos dados (reunião, ordenação e sistematização dos dados averiguados, revisados e levantados); à análise e ao estudo comparativo dos dados (exame qualitativo dos dados sistematizados e, quando for o caso, inspeção quantitativa complementar desses dados), visando o mais completo juízo crítico e a discussão mais pormenorizada dos resultados, a favor da melhor visibilidade e preservação de todos os espaços sagrados em Laguna.
Coordenadora: Danielle Rocha Benício
Equipe: Marco Antônio Garcia Gava e Rafael Costa Geremias
Discentes: Ana Clara Barros Aguado, Beatriz Teodoro Vieira e Isadora Borges
2023-atual
As sobrevivências novecentistas em Laguna e Tubarão - estudo comparativo da arquitetura da Modernidade em prol de sua preservação.
Descrição: Esta ação de iniciação científica visa realizar o estudo comparativo da arquitetura da Modernidade produzida em Laguna e Tubarão entre 1940 e 1960, dando sequência às pesquisas intituladas Laguna, arquitetura novecentista e preservação do patrimônio: entre a conservação e a invenção; Projetistas e construtores do Centro tombado da Laguna: os arautos da Modernidade lagunense; De encontro ao espelho, Laguna/Brasil e Ferrara/Itália: estudo comparativo da legislação de preservação do patrimônio incidente em centros fortemente historicizados; As sobrevivências art déco em Tubarão: o reconhecimento da arquitetura em prol de sua preservação; As sobrevivências neocoloniais em Tubarão: o reconhecimento da arquitetura em prol de sua preservação; e As sobrevivências novecentistas em Tubarão: o reconhecimento da arquitetura em prol de sua preservação. Daí decorrem os seguintes objetivos específicos: distinguir as linguagens estéticas manifestas no Brasil em meados do século XX, as suas definições fundamentais e as suas características essenciais; identificar, examinar e cotejar as linguagens estéticas propostas em Laguna e Tubarão entre 1940 e 1960, considerando localização, arco temporal, responsabilidades profissionais e recorrências entre as instâncias estética, utilitária e paisagística; investigar e analisar as obras arquitetônicas sobreviventes em Laguna e Tubarão na Contemporaneidade, decorrentes dessa identificação, verificando a legislação preservacionista vigente em cada urbe (Laguna-Centro tombado e Tubarão-área central sem tombamento) e o estado de conservação desse legado; e contribuir para o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural no sul catarinense. Estabelece-se como hipótese que a Modernidade sucede de modo comum em Laguna e Tubarão, exibindo predominantemente as linguagens estéticas art déco e neocolonial, concebidas sobretudo para as áreas centrais (berços citadinos e suas respectivas áreas de expansão inicial) por projetistas e construtores que atuam concomitantemente nas duas cidades entre 1940 e 1960. Ademais, defende-se que há atualmente sobrevivências novecentistas, principalmente representativas do Art Déco e Neocolonial, em ambas urbes e que este legado não é suficientemente conhecido (nem reconhecido) e, portanto, não é devidamente salvaguardado: a despeito dos relevantes valores na perspectiva per si e in toto, tal herança a documentar o passado encontra-se em explícito processo de descaracterização e desaparição no presente. A consecução de tais objetivos se dá por meio da pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, baseada: em relação aos procedimentos, nos métodos hipotético-dedutivo e histórico; e, em relação às técnicas, na coleta de dados através de documentação indireta, com averiguação de fontes documentais e iconográficas e revisão bibliográfica, e de documentação direta, com levantamento de dados in loco, abarcando observação e registro fotográfico. Com isso, procede-se à organização dos dados (reunião, ordenação e sistematização dos dados averiguados, revisados e levantados); à análise e ao estudo comparativo dos dados (exame qualitativo dos dados e, quando for o caso, inspeção quantitativa complementar desses dados), almejando o mais completo juízo crítico e a discussão mais pormenorizada dos resultados, a favor da melhor preservação das sobrevivências novecentistas em Laguna e Tubarão como patrimônio cultural na Contemporaneidade.
Coordenadora: Danielle Rocha Benício
Discentes: Karoliny de Souza Gregorio, Leonardo Fernando Loch e Letícia Pinheiro Paiva
2023-atual
Palácio Cruz e Souza: arquitetura eclética, iconografia e ornamentação.
Descrição: O estudo tem como propósito situar a arquitetura eclética do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), também conhecido como Palácio Cruz e Souza, de Florianópolis, nas investigações mais recentes sobre o ecletismo no Brasil e na Europa. Nas últimas décadas, a arquitetura historicista de um modo geral vem recebendo novos aportes da teoria e historiografia e faz-se necessário atualizar as contribuições das expressões nacionais, e sobretudo, catarinenses, nesse movimento de renovação. Argumenta-se aqui que a arquitetura do palácio atende aos princípios acadêmicos Beaux-Arts da arquitetura de fins do século e que exibe, em suas elevações, um discurso adequado a seu propósito maior à época de sua reforma: ser o símbolo do governo estadual.
Coordenadora: Alice Viana Bononi
Discente: Renne de Jesus Turibio
2023-atual
Milton Santos: incursões transversais.
Descrição: Na década de 1970, a obra do geógrafo brasileiro Milton Santos trouxe contribuições capazes de revolucionar a geografia humana latinoamericana. Além de sua profundidade filosófica, teórica e conceitual, trata-se de uma obra de grande envergadura temporal (envolvendo cerca de 50 anos de atividade) e quantitativa (são 50 livros, 58 capítulos em livros organizados coletivamente, 286 artigos, além de diversas conferências, entrevistas e orientações). Considerando a imensa contribuição deste intelectual para a geografia humana e diante de sua urdidura epistemológica rigorosamente dialética, nos propomos a identificar linhas de construção conceitual acerca de alguns temas de destaque em sua obra, com o desafio de não perder de vista a totalidade. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição teórica da Milton Santos para as ciências humanas e sociais a partir de cortes temáticos e conceituais. Será enfocada a fase madura de sua produção, marcada pelo retorno após 13 anos de exílio, em 1977, e pela publicação do livro Por uma geografia nova. Nota-se que é frequente a abordagem de sua obra a partir de conceitos mais circunscritos (embora não limitados) ao fazer geográfico -- como região, território, paisagem, espaço e lugar -- ou de conceitos miltonianos operacionais como inércia dinâmica, rugosidades, tempos rápidos e lentos, flexibilidade tropical, tecnosfera e psicosfera, circuitos da economia urbana entre outros. Assim, acreditamos que seja possível trazer uma nova contribuição à biografia intelectual deste importante geógrafo ao identificar temas ainda não suficientemente desenvolvidos e que são, em uma via de mão dupla, fundamentais para o fazer da geografia e das ciências sociais e humanas em geral. São estes: a ideia de Estado presente na obra miltoniana; sua concepção de Planejamento e Desenvolvimento em escala urbana, regional e geopolítica; o constructo teórico envolvido na formulação da formação socioespacial como teoria e como método chegando ao conceito de território usado; as noções e relações propostas entre centro e periferia nas escalas urbana, regional e internacional; suas heranças filosóficas e questões de método; as contribuições de Milton Santos à Geografia de Santa Catarina; as contribuições de Milton Santos ao Planejamento Territorial catarinense. Dentro deste recorte temporal de sua bibliografia intelectual (1977 2001), propomos um processo de pesquisa colaborativo, com organização rigorosa, porém não rígida, que venha a permitir a organicidade dos estudos, trocas e produções entre os professores, orientandos de iniciação científica e pós- graduandos envolvidos. As práticas de pesquisa elencadas são: levantamento bibliográfico, revisão teórica sistematizada e análise de conteúdo.
Coordenadora: Renata Rogowski Pozzo
2022-2023
As sobrevivências novecentistas em Tubarão: o reconhecimento da arquitetura em prol de sua preservação.
Descrição: Esta pesquisa visa reconhecer a arquitetura novecentista produzida em Tubarão entre 1940 e 1960, dando sequência às pesquisas intituladas As sobrevivências art déco em Tubarão: o reconhecimento da arquitetura em prol de sua preservação e As sobrevivências neocoloniais em Tubarão: o reconhecimento da arquitetura em prol de sua preservação. Daí decorrem os seguintes objetivos específicos: distinguir as linguagens estéticas manifestas no Brasil em meados do século XX, as suas definições fundamentais e as suas características essenciais; identificar as linguagens estéticas propostas em Tubarão entre 1940 e 1960, examiná-las quanto à localização, ao arco temporal, às recorrências entre as instâncias estética e utilitária e à responsabilidade profissional e articulá-las à Modernidade tubaronense; investigar e analisar as obras de arquitetura novecentista sobreviventes em Tubarão na Contemporaneidade, decorrentes dessa identificação, verificando o estado de conservação desse legado; e contribuir para o reconhecimento, a valorização e a preservação das sobrevivências novecentistas tubaronenses. Estabelece-se como hipótese que há obras de arquitetura novecentista sobreviventes em Tubarão na Contemporaneidade, manifestas em ambas as margens do rio Tubarão, principalmente na área central, núcleo primitivo, abrangendo os bairros Centro, Oficinas, Humaitá e Dehon, concebidas entre 1940 e 1969, exibindo as linguagens estéticas eclética, art déco, neocolonial e moderna. Além disso, compartilhando a mesma delimitação espaço-temporal, remanesce grande quantidade de construções sem estética definida. Ora, as sobrevivências novecentistas tubaronenses não são suficientemente conhecidas (nem reconhecidas) e, portanto, não são devidamente preservadas: encontram-se em explícito processo de descaracterização e desaparição. Com efeito, as obras de arquitetura novecentista sobreviventes em Tubarão apresentam importantes valores estético, histórico e utilitário, na dupla perspectiva per si e in toto, constituindo-se em imprescindíveis documentos do passado a compor o legado patrimonial no presente. Deveras, as linguagens estéticas de meados do século XX consistem em possibilidades compositivas ofertadas à clientela ávida por novidades (e modismos) e desejosa de assumir-se não apenas atualizada (em gostos e consumos), mas sim, sobretudo, "moderna". Enfim, tais linguagens estéticas identificam essencialmente a Modernidade tubaronense.
Coordenadora: Danielle Rocha Benício
Docente: Beatriz Goudard
Discentes: Alice Souza Costa, Leonardo Fernando Loch e Maria Caroliny Camargo Florentino Maciel
2020-Atual
Os "atacarejos" e a fragmentação do tecido urbano: consequências cotidianas para o morador da grande Florianópolis.
Descrição: A pesquisa parte de um questionamento sobre as consequências cotidianas de se viver em uma cidade com tecido urbano fragmentado. Desde o final do século XX a mobilidade é um dos maiores problemas urbanos enfrentados pela Grande Florianópolis. Mesmo assim, a cidade cresce e se estrutura de forma cada vez mais dependente do automóvel. No Brasil, ao longo do século XX, o automóvel é o ícone que guia a estruturação do tecido urbano. O urbanismo modernista coloca como questão central para o desenho da cidade a movimentação das pessoas através de um espaço setorizado. Em Florianópolis, esta concepção de cidade moderna vinculada ao transporte individual motorizado é desenvolvida a partir dos anos 1950. Este ideal de desenvolvimento atrelado ao discurso da modernidade urbanística é facilmente percebido no conteúdo do Plano Diretor elaborado em 1952 pela equipe porto-alegrense dos arquitetos Demétrio Ribeito e Edgar Graeff e do urbanista Edvaldo Pereira Paiva (POZZO, 2010). A partir dos anos 1960, a ampliação da política rodoviarista nas cidades brasileiras acarretou o desprestígio dos demais meios de transporte. A transformação na paisagem urbana se dá pelo aparecimento da infraestrutura necessária ao automóvel: avenidas, pontes e viadutos, túneis, anéis viários. São os espaços-transporte de Chalas (2007). Na década de 1970, é criado o “Plano de Desenvolvimento Integrado da Área Metropolitana da Grande Florianópolis”, que reavalia as proposições de Demétrio Ribeiro e prioriza o acesso via BR 101, as SCs 401, 402 e 403 e a Via Expressa Beira Mar Norte (POZZO, 2010). Santos (1996) observa que o espraiamento é uma característica comum às cidades brasileiras modernas que se configuram, nas palavras de Chalas (2007), como cidades-arquipélagos. É na década de 1970 que começam a se formar os sub-centros na cidade de Florianópolis. Mas é notadamente na década de 1990 que a independência de bairros de Florianópolis (como os Ingleses) se acentua e estes passam a se configurar como fortes áreas de influência motivadas por grandes investimentos coletivos, públicos e privados, que alteram os fluxos de pessoas e reconfiguram o tecido urbano (POZZO, 2010). Dentre estes, figuram novas centralidades pontuais que representam o nível superior de fragmentação do tecido: shopping centers e condomínios fechados. No início do século XX uma nova forma de comércio se prolifera pela Grande Florianópolis. Tratam-se das grandes lojas de departamentos e atacados comerciais, especialmente de gêneros alimentícios, os chamados atacarejos, dentre quais pode-se citar vários grupos, como Lojas Havan, Cassol Center Lar ou o Fort Atacadista. Com foco no Fort Atacadista, a pesquisa coloca a questão-problema: “como a instalação de atacarejos na Grande Florianópolis impacta o tecido urbano dos bairros adjacentes?”. A hipótese é que estes rompem com o tecido urbano destes bairros, impactando os pequenos comércios pré-existentes, e intensificam a necessidade de uso do automóvel na vida cotidiana dos moradores. Os atacados Fort, nosso objeto de estudo, originam-se no ano de 1999 na cidade de Joinville e, na região de estudo, a Grande Florianópolis, encontram-se 9 lojas. Portanto, o objetivo geral da pesquisa é analisar o impacto para o tecido urbano da instalação de atacados comerciais de gêneros alimentícios na Grande Florianópolis, adotando como estudo de caso o Fort Atacadista. Os objetivos específicos são: traduzir e analisar a aplicabilidade do conceito de “fragmentação do tecido urbano”; entender a concepção desta nova fórmula comercial que combina elementos do atacado e do varejo; analisar a inserção urbana dos atacarejos Fort na Grande Florianópolis; analisar o comércio de gêneros alimentícios dos bairros adjacentes aos Atacados Forte da Grande Florianópolis e; em relação ao público consumidor, desvendar seu local de moradia e o possível surgimento de novos padrões de deslocamento urbano e consumo a partir do acesso aos atacarejos.
Coordenadora: Renata Pozzo
2021-2022
As sobrevivências neocoloniais em Tubarão: o reconhecimento da arquitetura em prol de sua preservação.
Descrição: Esta iniciação científica visa empreender a análise crítica das obras de arquitetura neocoloniais sobreviventes em Tubarão, dando sequência à pesquisa já em desenvolvimento intitulada As sobrevivências art déco em Tubarão: o reconhecimento da arquitetura em prol de sua preservação. A partir disso, além de ponderar as definições basilares da linguagem estética neocolonial, decorrem os seguintes objetivos considerando especificamente o Neocolonial na referida cidade: averiguar sua localização e seu arco temporal de manifestação; identificá-lo e caracterizá-lo; examinar sua implantação e sua contextualização; verificar seu estado de conservação na Contemporaneidade; e contribuir para seu reconhecimento, sua valorização e sua preservação. Pressupõe-se a hipótese que há sobrevivências neocoloniais em Tubarão, principalmente na área central, núcleo primitivo e seu contexto urbano, concebidas entre 1940 a 1960, em concomitância compartilhando a mesma delimitação espaço-temporal com o Art Déco. Aliás, como se constata em relação à produção art déco, elas não são suficientemente conhecidas e, por conseguinte, não são devidamente preservadas: encontram-se em explícito processo de descaracterização e desaparição. Ora, essas mesmas sobrevivências neocoloniais, tal como as sobrevivências art déco, apresentam importantes valores estético, histórico e utilitário, na dupla perspectiva per si e in toto, constituindo-se em imprescindíveis documentos do passado a compor o legado patrimonial no presente. Ambas as linguagens consistem em possibilidades compositivas ofertadas à clientela ávida por novidades (e modismos) e desejosa de assumir-se não apenas atualizada (em gostos e consumos), mas sim, sobretudo, "moderna". Destarte, a análise crítica, assim como a ação antecedente, baseia-se no método de abordagem hipotético-dedutivo, posto que se inicia com a percepção de uma lacuna de conhecimentos sobre o Neocolonial tubaronense, aliada à descoberta de um importante acervo projetual aprovado pela Prefeitura Municipal repleto de propostas exibindo caracteres oriundos da arquitetura luso-brasileira própria do Brasil Colônia, renovados figurativamente e avançados tecnologicamente. Ademais, a construção dessa hipótese decorre da vivência nesta realidade citadina. Outrossim, adotam-se os métodos de procedimentos histórico e estudo de caso; e empregam-se as técnicas de coleta de dados, através da documentação indireta, abrangendo a investigação documental, iconográfica e bibliográfica, e da documentação direta, abarcando a realização de observações in loco e de entrevistas.
Coordenadora: Danielle Rocha Benício
Docente: Alice de Oliveira Viana
Discentes: Cândida Alves Vicente, Pyetra Lila e Vitória Cavilha Mendes
2019-2022
O invisível no visível da Laguna: os espaços sagrados das religiões de matriz africana na cidade lagunense.
Descrição: Esta ação científica objetiva empreender o reconhecimento dos espaços sagrados das religiões de matriz africana na cidade de Laguna. Com efeito, possui os seguintes objetivos decorrentes: pesquisar, identificar, inventariar, caracterizar e analisar tais espaços sagrados; construir um breve histórico acerca da origem, da chegada e da instância, bem como da continuidade mais ou menos renitente dessas religiões na mesma cidade; investigar e examinar as relações entre as vertentes religiosas e os caracteres e as especificidades dos espaços sagrados analisados; distinguir e ponderar a presença, a inserção, a contextualização e a resistência dos espaços sagrados analisados; verificar o estado de conservação e apontar as principais transformações dos espaços sagrados analisados e refletir sobre o status da preservação dos mesmos como patrimônio cultural afro-brasileiro na realidade contemporânea lagunense; e contribuir para a visibilidade e a preservação, o respeito e a valorização, da manifestação ritualística e espacial das citadas religiões na Laguna. A realização desses objetivos inclui os seguintes procedi-mentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e iconográfica (sobre história do tempo presente, preservação do patrimônio, legislação urbanística e preservacionista; religiosidades e culturas; religiões de matriz africana no Brasil; simbologia religiosa e espaço sagrado; e Laguna, história da cidade, presença afrodescendente e população escravizada); e levantamento de dados in loco (com observações, anotações e croquis; preenchimento de ficha padronizada; entrevistas e registro fotográfico). Com isso, será efetivada a síntese crítica dos dados, inclusive serão cotejados os resultados da pesquisa bibliográfica e iconográfica e do levantamento de dados in loco.
Coordenadora: Danielle Rocha Benício
Discentes: Ivie Mesquita, Letícia Damazio de Jesus e Maria Laura dos Santos Sebastião
2020-2021
As sobrevivências art déco em Tubarão: o reconhecimento da arquitetura em prol de sua preservação.
Descrição: Esta ação de iniciação científica objetiva empreender a análise crítica das obras de arquitetura art déco sobreviventes em Tubarão. A partir deste escopo, além de ponderar as definições basilares da linguagem estética art déco, decorrem os seguintes objetivos considerando especificamente tal produção art déco existente na referida cidade: averiguar sua localização e seu arco temporal de manifestação; identificá-la e caracterizá-la; examinar sua implantação e sua contextualização; verificar seu estado de conservação na Contemporaneidade; e contribuir para seu reconhecimento, sua valorização e sua preservação. Este empreendimento parte da hipótese que há sobrevivências art déco em Tubarão, manifestas principalmente na área central, núcleo primitivo, e no bairro Oficinas, entre 1940 a 1969; a despeito disso, elas não são suficientemente conhecidas e, assim, não são devidamente preservadas: encontram-se em evidente processo de descaracterização e desaparição. Todavia, essas mesmas sobrevivências art déco apresentam importantes valores estético, histórico e utilitário, na dupla perspectiva per si e in toto, constituindo-se em imprescindíveis documentos do passado a compor o legado patrimonial no presente. Assim, a citada análise crítica constitui uma pesquisa que se baseia no método de abordagem hipotético-dedutivo, posto que se inicia com a percepção de uma lacuna de conhecimentos sobre o Art Déco tubaronense. Ademais, a construção dessa hipótese decorre da vivência nesta realidade urbana. Esclarece-se que esta pesquisa recorre aos métodos de procedimentos histórico e estudo de caso; e emprega as técnicas de coleta de dados, através da documentação indireta, abrangendo a investigação documental e bibliográfica, e da documentação direta, abarcando a realização de observações e de entrevistas.
Coordenadora: Danielle Rocha Benício
Discentes: Cândida Alves Vicente, Paloma Medeiros Gomes e Pyetra Lila
2020-2023
Os espaços sagrados da Igreja Católica em Laguna pós Concílio Vaticano II: a arquitetura entre conformação e inconformismo.
Descrição: Esta ação científica objetiva analisar a conformidade arquitetônica dos espaços sagrados católicos das Paróquias de Laguna e do Magalhães segundo o Concílio Vaticano II. Ademais, apresenta os seguintes objetivos específicos, atentando para os aspectos artísticos, arquitetônicos e urbanos dos espaços sagrados da Igreja Católica Apostólica Romana: conhecer as necessidades espaciais; examinar os princípios do Concílio Vaticano II; construir uma narrativa histórica acerca da implantação e do crescimento do Catolicismo em Laguna; pesquisar, identificar e caracterizar tais espaços sagrados nesse município; investigar, apontar e ponderar as principais transformações, se houverem, executadas nos templos lagunenses em prol da efetivação da conformidade dos mesmos segundo as citadas diretrizes conciliares; averiguar as decorrências dessas transformações espaciais, experienciadas pela comunidade eclesial, considerando a funcionalidade litúrgica, o simbolismo compositivo e a apropriação popular; e, por fim, verificar o estado de conservação dos referidos templos lagunenses e refletir sobre os respectivos status de preservação como patrimônio cultural na Contemporaneidade. Fundamenta-se no método hipotético-dedutivo e, assim, defende a hipótese de que os espaços sagrados da Igreja Católica em Laguna, ainda que tenham sido objeto de intervenção de arquitetura após a década de 1960, não apresentam conformação plena com Concílio Vaticano II, realidade relacionada ao inconformismo popular diante da verdade e singeleza espacial recomendada pela autoridade religiosa. Nesse sentido, emprega os métodos histórico e estudo de caso, incluindo a coleta de dados, através da documentação indireta, abrangendo a investigação documental e bibliográfica, e da documentação direta, incluindo as técnicas de observação (durante levantamento in loco) e de entrevistas.
Coordenadora: Danielle Rocha Benício
Docentes: Sandra Makowiecky (1º ano) e Beatriz Goudard (3º ano)
Discentes: Ana Caroline Marsaro Welter, Marco Antônio Garcia Gava e Taciane Camargo Pujol (1° ano)
Júlia Floriano Batista, Letícia da Silva da Costa e Taciane Camargo Pujol (2° ano)
Ana Clara Barros Aguado, Júlia Floriano Batista e Letícia da Silva da Costa (3° ano)
2019-2020
De encontro ao espelho, Laguna/Brasil e Ferrara/Itália: estudo comparativo da legislação de preservação do patrimônio incidente em centros fortemente historicizados.
Descrição: Esta ação de iniciação científica objetiva empreender o estudo comparativo da legislação de preservação do patrimônio incidente nos centros fortemente historicizados de Laguna/Brasil e de Ferrara/Itália. Deste escopo decorrem os objetivos específicos: pesquisar, conhecer e analisar as legislações federal, estadual e municipal de preservação do patrimônio vigente nos casos lagunense e ferrarese; sistematizar a documentação pesquisada e identificar os instrumentos legais, os dispositivos de lei e os preceitos formais mais eficientes no sentido de promover a efetiva preservação do patrimônio nos dois casos; depreender a realidade contemporânea da salvaguarda em ambos casos; apontar possíveis posturas legais municipais a favor da melhor preservação da poligonal de tombamento de Laguna; e, em prol desta, fomentar a publicização de normatização preservacionista. A consecução de tais objetivos recorre à abordagem de dois casos, utiliza-se do método histórico e do método comparativo e abarca os seguintes procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica e iconográfica; a busca e o exame das legislações de preservação do patrimônio aplicada nos referidos centros de Laguna e Ferrara; o levantamento de dados in loco nesses centros, incluindo a observação e o registro através de anotações, croquis e fotografias; a sistematização do material reunido e a comparação a partir disso entre os dois centros; e, por fim, da discussão dos resultados, remete-se à crítica propositiva acerca dos itens legislatórios pertinentes e necessários a compor as posturas legais municipais lagunenses. A propósito, esta ação justifica-se, sobretudo, pela falta de normativas, e assim de respectivas publicações, que tratem do Centro tombado de Laguna.
Coordenadora: Danielle Rocha Benício
Discentes: Eduardo Venske, Gloria Fort e Lia Cristina Moraes
2019-2021
Projetistas e construtores do Centro tombado da Laguna: os arautos da Modernidade lagunense.
Descrição: Esta ação de iniciação científica objetiva empreender o reconhecimento dos projetistas e construtores responsáveis pelos processos referentes aos projetos de edificações para a área central lagunense aprovados pela Prefeitura Municipal de Laguna entre 1920 e 1970, depositados no Arquivo Público Municipal. Destarte, deste decorrem os seguintes objetivos específicos: sistematizar a documentação dos referidos processos, a partir da identificação de seus respectivos profissionais responsáveis - projetistas e construtores - e da distinção da licença profissional de cada um; investigar a origem e a formação de cada projetista e/ou construtor identificado e integrar tais profissionais ao histórico do desenvolvimento urbano do Centro tombado e à história da cidade; inventariar e caracterizar a produção de cada projetista e/ou construtor identificado; verificar a sobrevivência e o status da conservação, na área central lagunense na realidade contemporânea, das edificações inventariadas; e promover a valorização e a preservação do patrimônio legado pelos projetistas e construtores com vistas a sua transmissão no futuro. A consecução de tais objetivos inclui a pesquisa bibliográfica e iconográfica (acerca da história urbana de Laguna, visibilizando a sua área central no século XX; sobre a história da arquitetura brasileira e catarinense novecentista e as linguagens arquitetônicas); o exame de projetos (individualizados, sistematizados e avaliados por cada profissional); o levantamento de dados em arquivos (do CREA e do CAU) e in loco no Centro tombado (abrangendo inventário, registro fotográfico e entrevistas); e, então, o cotejamento e a análise crítica dos dados em prol da discussão e da publicação dos resultados.
Coordenadora: Danielle Rocha Benício
Discentes: Alexandre José Krause, Danilo Oliveira Adriano e Maria Eduarda Silverio Gaspar
2019-2020
Arquitetura em extinção: a residência unifamiliar no balneário Mar Grosso.
Descrição: Esta investigação de iniciação científica objetiva empreender a análise crítica da arquitetura residencial unifamiliar projetada para o balneário Mar Grosso entre 1920 e 1970. Ademais, possui os seguintes objetivos decorrentes: sistematizar a documentação dos processos referentes aos projetos de arquitetura residencial unifamiliar, aprovados pela Prefeitura Municipal de Laguna entre 1920 e 1970 e depositados no Arquivo Público Municipal; caracterizar a inserção e a contextualização das obras de arquitetura residencial unifamiliar no balneário; identificar as relações entre a arquitetura residencial unifamiliar e a formação urbana do Mar Grosso, articulando-as à história da cidade de Laguna; inventariar as obras de arquitetura residencial unifamiliar remanescentes no bairro, provenientes dos projetos referidos; verificar o estado de conservação e apontar as principais transformações dessas obras remanescentes e inventariadas; e investigar o status da preservação da arquitetura residencial unifamiliar. A realização de tais objetivos inclui a pesquisa bibliográfica e iconográfica (sobre a história urbana lagunense focada no balneário Mar Grosso no século XX e a arquitetura residencial unifamiliar brasileira e catarinense no mesmo período), o exame dos projetos citados (incluindo a prévia individualização por uso e localização; a sistematização da documentação dos processos já digitalizados; e o estabelecimento das informações de busca e das categorias de análise), o levantamento de dados in loco (abrangendo a elaboração do método de inventário, o registro fotográfico e entrevistas) e, por fim, a análise crítica da arquitetura residencial unifamiliar e a reflexão acerca de sua conservação.
Coordenadora: Danielle Rocha Benício
Discentes: Juliana Atamanczuk de Oliveira e Marco Antônio Garcia Gava
2018-2021
O ornamento no século XIX: o antigo e os usos do passado.
Descrição: Dedicado a estudar o tema do Ornamento, o presente projeto tem como recorte específico as teorizações deste elemento elaboradas em meados do século XIX na Europa Central. Parte-se do pressuposto que tais teorizações contribuíram em demasia para a renovação de um discurso sobre a Arquitetura e para a construção de uma posterior historiografia da Arte. Pretende-se selecionar os discursos de três dos mais importantes teóricos da época sobre o tema, a saber, John Ruskin, Gottfried Semper e Owen Jones.Entende-se que tais autores elaboraram doutrinas em que o Ornamento é um elemento central, senão mais importante, na tarefa ? crucial à época ? de propor alternativas à crise expressiva da Arquitetura. Todos os três compartilhavam de uma epistemologia, num primeiro olhar, historicista, no sentido de que o estudo da história, das culturas do passado, não se encerrava em si mesmo, antes, era base ferramental para a elaboração de propostas que serviriam para orientar a prática artística.Dentre as culturas do passado estudadas, as referências na história antiga, ou seja, nos povos da antiguidade, tornaram-se centrais, haja vista o avanço das descobertas arqueológicas, bem como das pesquisas em História da Arte, a qual, por sua vez, também se via também norteada por uma epistemologia historicista. O problema principal é compreender o modo como esses teóricos usaram o passado em seus discursos, elaborando uma teoria do conhecimento eurocêntrica sobre ornamento e arquitetura. Apesar de serem referências centrais sobre o tema, além de importantes fontes para o estudo do ornamento antigo, parte-se do pressuposto que nestes teóricos, assim como ao longo do século XIX, visões da Antiguidade foram construídas e reformuladas procurando atender a interesses e pontos de vista distintos.
Coordenadora: Alice de Oliveira Viana
Discentes: Ana Paula Godoy, Marina Guaragni e Náthaly de Lima Campos
2016-2020
Corpo espacial do cinema: uma cartografia social das antigas salas de cinema de rua de Santa Catarina.
Descrição: Este estudo geográfico sobre o cinema brasileiro consiste em uma investigação quanto às formas de organização espacial da indústria cinematográfica nacional do ponto de vista econômico, político e cultural com foco na esfera da exibição. Busca-se identificar as formas de sociabilidade urbana incitadas pelas antigas salas de cinema de rua no centro das cidades de Santa Catarina ao longo do século XX. As salas de cinema de rua são edificações marcantes nos centros urbanos de pequenas a grandes cidades brasileiras. Algumas inativas e degradadas, outras apropriadas pelo culto religioso e tantas que restam apenas na memória dos mais antigos: não resistindo ao impacto do tempo, ruíram. De símbolos da modernidade na primeira metade do século XX, hoje estas edificações recebem o olhar nostálgico dos passantes. A problemática deste projeto de pesquisa, portanto, responde à necessidade do reconhecimento do valor cultural, arquitetônico e social destas antigas salas na escala do estado de Santa Catarina. O que uma cidade perde em termos de sociabilidade urbana, ao ser desativado ou extinto um cinema de rua de seu centro? Eis a questão que norteia a investigação.
Coordenadora: Renata Rogowski Pozzo
Discentes:
2016 - 2017
A festa da cidade: história e sociabilidade no carnaval das escolas de samba de Laguna-SC.
Descrição: O projeto consiste em uma investigação acerca da história do carnaval de rua associado às escolas de samba da cidade de Laguna e a sociabilidade urbana incitada por estas, tanto pelo estabelecimento de suas sedes em diferentes bairros da cidade, quanto pela realização dos ensaios e desfiles no centro tradicional da cidade. A ausência de pesquisas sobre este objeto, acarretam que a principal prática metodológica aplicada seja a História Oral mediante a ferramenta da Entrevista Focada junto aos envolvidos diretamente com as escolas de samba, além da exploração de acervos públicos e pessoais.
Coordenadora: Renata Rogowski Pozzo
Discentes:
2013-2014
Patrimônio cultural de Laguna: documentação e reflexões acerca do passado antigo ao passado moderno.
Descrição: O sítio urbano inicial de Laguna/SC tornou-se a área central da cidade e esta, por sua vez, é atualmente conhecida como Centro Histórico Abriga aproximadamente 600 imóveis que registram os diferentes tempos da cidade: há principalmente edificações coloniais, ecléticas, art nouveau e art decó. No acervo do ET-IPHAN, há registro de 11 imóveis classificados como Modernista em mapa da Tipologia das Edificações no Diagnóstico das Demandas de Intervenção e Critérios de Análise, produzido por GRILLO & WERNECK em 2008 para o Programa Monumenta do IPHAN. A propósito, alguns desses imóveis constam no inventário do ET-IPHAN de 1995 como edificação recente sem valor arquitetônico ou edificação recente sem interesse para o patrimônio. Ainda pouco conhecimento se construiu acerca da implantação das obras de arquitetura moderna na área abrangida pela poligonal de tombamento federal na cidade de Laguna: em termos urbanísticos e arquitetônicos, como se deu tal implantação? Estabeleceram-se continuidades e/ou rupturas formais e tipológicas entre o novo e o antigo já consolidado? Quais as articulações entre a conservação e a transformação daí decorrentes no sítio tombado lagunense? Além disso, quais características do Movimento Moderno efetivamente se implantaram em Laguna? Essas obras de arquitetura moderna apresentam relevância histórica, estética e utilitária e, portanto, demandam preservação enquanto patrimônio cultural lagunense? A fim de responder tal problema, coloca-se como objetivo desta pesquisa empreender documentação e análise crítica das obras de arquitetura moderna existentes na área abrangida pela poligonal de tombamento federal na cidade de Laguna.
Coordenadora: Alice de Oliveira Viana
Docente: Danielle Rocha Benício
Discentes: Erick Felipe Mota, Henrique Alexandre Silvestre, Juliene Oliveira Candido e Leandra Carolina Boldrini
2011-2013
Estudo das ações do Escritório Técnico do IPHAN em Laguna/SC incidentes na área abrangida pela poligonal de tombamento desde 1985 a 2010: 25 anos de preservação do patrimônio lagunense.
Descrição: Desde 1985 está em funcionamento um Escritório Técnico do IPHAN na cidade de Laguna/SC, que apresenta um sítio histórico e paisagístico tombado em nível federal. Nestes 26 anos de trabalho, o Escritório Técnico foi conduzido por diferentes gestões e métodos de trabalho, cujos procedimentos guiaram as ações projetuais e executivas na área da poligonal de tombamento e interferiram na constituição da imagem da cidade, considerando não somente os bens que foram objeto de preservação, mas principalmente os edifícios que resultam de algum tipo de intervenção contemporânea, já que todos participam da imagem da cidade atual. Toda interferência sobre um imóvel no sítio tombado necessita de aprovação prévia do IPHAN. Diante disso, esta pesquisa pretende estudar as ações processuais do IPHAN em Laguna incidentes na área da poligonal de tombamento de 1985 a 2010. Parte-se do pressuposto que a trajetória das ações do IPHAN em Laguna foi guiada por diferentes matrizes teórico-conceituais e por distintos procedimentos metodológicos, que influenciaram e interferiram na constituição da imagem atual da área preservada da cidade. Para efetivação do objetivo, serão realizadas pesquisas bibliográfica e de legislações vigentes; estudo dos processos de aprovação de projetos arquivados no IPHAN; levantamento de dados in loco; e a identificação de possíveis matrizes teórico-conceituais e procedimentos metodológicos de cada intervenção. Por fim, tais análises serão cotejadas com as principais teorias do restauro, auxiliando a construção de uma escrita acerca da trajetória do IPHAN em Laguna, bem como de sua contribuição na constituição da atual imagem da área preservada da cidade.
Coordenadora: Alice de Oliveira Viana
Docente: Danielle Rocha Benício
Discentes: Arnon Burato Vieira, Priscila Maria Dias Bertoncini e Renne de Jesus Turibio
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