2022 - atual
As casas de Carolina.
Descrição: O programa de extensão 'As Casas de Carolina' constrói-se a partir do projeto 'Casa de Mulheres', idealizado pela Associação de Mulheres Empoderadas do Monte Cristo (AMMO-Florianópolis), e tem como público-alvo mulheres, mães e chefes de família residentes neste território periférico do município. Propõe-se a gestar tal projeto, promovendo uma parceria entre a Universidade e a Sociedade Civil Organizada, visando a futura autonomia do mesmo. Organiza-se em três frentes de atuação: 'A Casa', 'As Mulheres' e 'O Diário'. A primeira consiste na realização de oficinas de técnicas de construção civil residencial, com o objetivo de promover a autonomia para manutenção e reforma das casas dentre as participantes, bem como possivelmente o desenvolvimento de uma nova profissão. A segunda, consta da formação de um Grupo de Mulheres enquanto espaço de troca que possibilite o autoconhecimento e reconhecimento de cada uma das participantes a respeito de suas biografias e trajetórias de vida. Por fim, a última frente compreende a proposta de manutenção de um Diário para registro das experiências das mulheres nas duas ações anteriores, que, ao final do programa, serão editadas gerando uma publicação. Diante destes objetivos, encontramos inspiração na obra de Carolina de Jesus, que utilizava sua casa como metáfora para falar de si e do mundo. Compreendemos a casa como nosso espaço primário e o ato de habitar como a expressão básica de nosso relacionamento com o mundo. Assim, trabalhando a materialidade da casa objetiva-se, em última análise, reconstruir e potencializar trajetórias de vida.
Coordenadora: Renata Rogowski Pozzo
2017 - 2020
Juntos: grupo de apoio em educação para a diversidade.
Descrição: O Grupo Juntos objetiva estudar, acompanhar e dar suporte às demandas de ensino, pesquisa e extensão no que se refere à diversidade. A diversidade está relacionada às questões de etnicidadade, equidade de gênero, livre expressão de identidades sociais, diversidade sexual e religiosa. O Juntos busca afirmar-se como uma política de acesso e permanência dentro de um projeto educacional inclusivo, entendendo que, para tanto, a boa convivência é fundamental. A ação do Juntos se organiza em 3 frentes: a) Políticas de Acesso, compreendendo a oferta do Pré-vestibular comunitário para estudantes da rede pública e eventos de divulgação da Universidade na rede municipal e estadual de ensino; b) Políticas de Permanência, compreendendo Apoio às demandas relacionadas à diversidade na Udesc Laguna e; c) Direitos Humanos e Diversidade, compreendendo debates e ações na esfera da cidade.
Coordenador: Carlos André da Veiga Lima Rosa
Docente: Renata Rogowski Pozzo
2017 - 2017
Ordem e beleza na terra de Anita - ano II.
Descrição: A proposta destina-se a dar continuidade ao projeto de extensão Ordem e Beleza na terra de Anita: ornamentação das fachadas ecléticas do centro preservado de Laguna/SC, desenvolvido no segundo semestre de 2016 e que teve como objetivos principais o levantamento fotográfico e a análise iconográfica dos ornamentos das fachadas ecléticas da cidade. Neste segundo ano, pretende-se dar prosseguimento às análises, além de buscar maior alcance comunitário e mais ampla difusão dos resultados da pesquisa realizada. Para isto, à ação de análise iconográfica dos ornamentos, somam-se duas outras. Uma delas pretende difundir o conhecimento construído mediante uma oficina teórica sobre ornamentação eclética voltada para a comunidade lagunense. Trata-se de uma ação de Educação Patrimonial que, supõe-se, terá efeitos de conscientização na cidade. A terceira ação que integra o programa enfoca a prática construtiva e igualmente se direciona à Educação, pois tem como objetivo a realização de uma oficina de fabricação de ornamentos ecléticos para os acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Ceres/Udesc. Ministrada por mestres artífices locais, a oficina pretende introduzir o aluno no saber-fazer artesanal e possibilitando-o maior conhecimento os materiais e das técnicas.
Coordenadora: Alice de Oliveira Viana
Discentes: Djonathan Freitas, Náthaly de Lima Campos
2016 - 2020
Emtrosa: Escritório Modelo Troca de Saberes.
Descrição: O Escritório Modelo Troca de Saberes, Emtrosa, do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Ceres/Udesc, vem sendo construído por iniciativa de estudantes preocupados com sua formação enquanto sujeitos críticos, criativos, autônomos e atentos à necessidade de afirmar o caráter transformador da realidade social que a Universidade precisa assumir. O Escritório Modelo busca solucionar demandas que comunidades carentes trazem ao grupo, atuando de maneira conjunta com a mesma, tomando iniciativas através de assembleias participativas e mutirões de construção, que procuram sanar as demandas.
Docente: Renata Rogowski Pozzo
2016 - 2020
Línguas: cursos livres de idiomas.
Descrição: O Programa de Extensão Línguas: cursos livres de idiomas consta na oferta de cursos de línguas estrangeiras para a comunidade acadêmica e lagunense. As aulas serão ministradas em nível iniciante e intermediário, por estudantes do Centro de Educação Superior da Região Sul que participaram de programas de mobilidade acadêmica como o Prome e o Ciências sem Fronteiras. O Programa iniciou em 2016 e, em 2017, os cursos ofertados em nível adulto, iniciante e intermediário, serão inglês, alemão, francês, italiano e espanhol e, no infantil, também em nível iniciante e intermediário, serão inglês e espanhol. Cada turma compreenderá 20 vagas, sendo a metade destas ofertada aos estudantes do Ceres e a outra metade à comunidade lagunense em geral.
Coordenador: Alberto Lohmann
Docente: Renata Rogowski Pozzo
2016 - 2016
Ordem e beleza na terra de Anita: ornamentação das fachadas ecléticas do centro preservado de Laguna/SC.
Descrição: O comumente designado 'centro histórico' de Laguna é conhecido por suas centenas de edificações que apresentam distintos momentos da história da cidade, particularmente de sua história estilística, se considera-se tal história aquela evidenciada por seus ornamentos e pela decoração de suas fachadas urbanas. Muitas edificações, principalmente aquelas caracterizadas como ecléticas, são marcadas por uma profusão e variedade de ornamentação que não foi ainda devidamente levantada e analisada sistematicamente dentro da história dos estilos e da própria história da arte. Considerando a enfase do curso de Arquitetura e Urbanismo do CERES/UDESC ser direcionada a questões relativas à preservação do patrimônio arquitetônico e urbano, a presente proposta de extensão pretende contribuir na valorização da arquitetura eclética do centro preservado de Laguna/SC, mediante a identificação e análise de sua ornamentação. A proposta terá como produtos finais a produção e divulgação de midia eletrônica e a exposição das fotografias em locais de circulação cultural. Acredita-se que tal ação irá trazer benefícios as atividades de pesquisa e ensino do curso e demais atividades educativas e culturais da cidade. Do mesmo modo, pode tornar-se importante contribuição a futuras intervenções de restauro e conservação em Laguna.
Coordenadora: Alice de Oliveira Viana
Discentes: Anna Paula Gheller, Bettina Guidarini Becker, Brenda Nones, Djonathan Freitas, Eduardo Venske, Felipe Tahara, Flávia Mânica, Francielen Meurer, Hevelyn de Souza, Isabela Bardini, Júlia Danielski, Laís Göde, Luiza Loch, Malu Kuhl, Maria Luiza Bernardi, Marina Guaragni, Matheus Jasper, Murilo Caron, Tauana Zucatelli
2014 - 2020
Canteiro: revista eletrônica de estudos urbanos do Ceres/Udesc.
Descrição: A revista Canteiro desenvolveu-se dentro de um projeto de ensino durante o ano de 2014, que objetivou a criação de uma revista eletrônica de periodicidade anual para o Centro de Educação Superior da Região Sul, para divulgação dos trabalhos acadêmicos produzidos principalmente nas disciplinas do núcleo de Urbano do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
Coordenadora: Renata Rogowski Pozzo
2014 - 2014
Educação patrimonial e preservação do patrimônio de Laguna.
Descrição: O Projeto de Extensão Educação Patrimonial e Preservação do Patrimônio de Laguna objetiva estimular a valorização, o reconhecimento e a preservação do patrimônio natural e cultural de Laguna por meio de produção de material e de realização de oficinas de Educação Patrimonial. Ou seja, apresenta como objetivos específicos: elaborar material acerca do patrimônio de Laguna, a ser utilizado nas referidas oficinas com crianças em idade escolar, pertencentes ao ensino da rede pública; organizar e realizar oficinas de Educação Patrimonial com tais crianças; promover o envolvimento direto e efetivo entre o corpo acadêmico do Ceres/Udesc e a comunidade externa lagunense, incentivando os alunos de instituições públicas na perspectiva de acessarem a Udesc; potencializar as articulações entre as atividades de ensino e pesquisa com as experiências de extensão, estimulando a experimentação dos conteúdos ministrados em sala de aula no cotidiano de Laguna, a provocação de novas reflexões e pesquisas e, assim, a construção de novos conhecimentos; e contribuir para a valorização, o reconhecimento e a preservação do patrimônio de Laguna, sobretudo de sua área central protegida por tombamento federal. Além disso, visa dar continuidade ao Projeto de Extensão Memórias de Laguna (2011), ao Programa de Extensão Educação Patrimonial e Preservação do Patrimônio Cultural (2012) e ao Projeto de Extensão Educação Patrimonial e Preservação do Patrimônio de Laguna (2013). A Educação Patrimonial pode ser um poderoso instrumento de fortalecimento do sentimento de identidade e reforço da autoestima de cada indivíduo e de sua comunidade, conduzindo à formação e gozo da qualidade de cidadania.
Coordenadora: Danielle Rocha Benício
Discentes: Ana Paula Rossato Balke, Daniela Antunes Passos, Daniele Pereira dos Santos, Elisa Kuhn, Lilian Felisberto Ponciano, Pryscila Wolaniuk
2013 - 2020
Cidade reencontrada: tempos e espaços para o cinema em Laguna/SC.
Descrição: O Programa de Extensão Cidade Reencontrada: tempos e espaços para o cinema em Laguna/SC é uma proposta que visa congregar projetos de investigação e experiência acerca dos antigos e dos possíveis espaços de exibição cinematográfica na cidade de Laguna/SC. Mediante iniciativas de pesquisa, documentação e exibição visa promover espaços de contemplação, rememoração e debate sobre o processo de fechamento das salas de cinema de rua vivenciado por Laguna e por diversas cidades pequenas de Santa Catarina a partir dos anos 1990, e refletir alternativas para o retorno do cinema a esta cidade e o reencontro da população com esta esfera da cultura.
Coordenadora: Renata Rogowski Pozzo
2013 - 2013
Educação patrimonial e preservação do patrimônio de Laguna.
Descrição: O Projeto de Extensão Educação Patrimonial e Preservação do Patrimônio de Laguna objetiva estimular a valorização, o reconhecimento e a preservação do patrimônio natural e cultural de Laguna por meio da realização de oficinas de Educação Patrimonial. Além disso, visa dar continuidade ao Projeto de Extensão Memórias de Laguna (2011) e ao Programa de Extensão Educação Patrimonial e Preservação do Patrimônio Cultural (2012); elaborar material didático e instrucional acerca do patrimônio natural e cultural de Laguna, a ser utilizado nas referidas oficinas com crianças em idade escolar, pertencentes ao ensino fundamental da rede pública; organizar e realizar oficinas de Educação Patrimonial com tais crianças; promover o envolvimento direto e efetivo entre o corpo acadêmico do Ceres/Udesc e a comunidade externa lagunense, incentivando os alunos de instituições públicas na perspectiva de acessarem a Udesc; potencializar as articulações entre as atividades de ensino e pesquisa com as experiências de extensão na área de Educação Patrimonial e Preservação do Patrimônio, estimulando a experimentação dos conteúdos ministrados em sala de aula no cotidiano de Laguna, a provocação de novas reflexões e pesquisas e, assim, a construção de novos conhecimentos; e contribuir para a valorização, o reconhecimento e a preservação do patrimônio natural e cultural de Laguna, sobretudo de sua área central protegida por tombamento federal. A Educação Patrimonial pode ser um poderoso instrumento de fortalecimento do sentimento de identidade e de reforço da autoestima de cada indivíduo e de sua comunidade, conduzindo à formação e gozo da qualidade de cidadania.
Coordenadora: Danielle Rocha Benício
Discentes: Bruna Fernandes Olivier Alves, Luessa Souza Lazzaris
2012 - 2012
I Encontro estadual de educação patrimonial e preservação do patrimônio cultural.
Descrição: O Projeto de Extensão I Encontro Estadual de Educação Patrimonial e Preservação do Patrimônio Cultural, vinculado ao Programa de Extensão Educação Patrimonial e Preservação do Patrimônio Cultural, tem como objeto a organização e efetivação de um evento, cujo objetivo principal é promover a integração entre docentes e discentes dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo existentes no Estado de Santa Catarina com a comunidade catarinense, através da apresentação e do debate acerca das experiências acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão realizadas na área de Educação Patrimonial e Preservação do Patrimônio Cultural. O evento acontecerá no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) da Udesc, na cidade de Laguna, nos dias 15 e 16 de Novembro de 2012. A programação do evento será composta, entre outras atividades, de palestras, mesas redondas, comunicações e visita técnica, totalizando 20 horas para certificação. O compartilhar de experiências de ensino, pesquisa e extensão através do evento favorecerá a qualificação das ações pedagógicas e, por conseguinte, de novas propostas de ensino, pesquisa e extensão, o que conduzirá à formação de um cidadão/profissional mais crítico, solidário e ético, mais capacitado a construir e difundir diferentes conhecimentos em benefício da comunidade, sua identidade e seu patrimônio.
Em decorrência da ausência de recursos financeiros, o Projeto de Extensão foi efetivado como ação de Educação Patrimonial com crianças junto à Casa Familiar do Mar.
Coordenadora: Danielle Rocha Benício
Discente: Mariane Cipriani
2011 - 2011
Memórias de Laguna.
Descrição: O projeto de extensão Memórias de Laguna objetiva coletar e/ou levantar materiais referentes ao passado da cidade junto à população e a instituições da cidade, materiais que possam compor um acervo e serem destinados à Biblioteca Municipal Professor Romeu Ulyssea. Deve-se destacar que a Biblioteca Municipal de Laguna praticamente não possui acervo próprio, grande parte de fontes importantes acerca de seu passado encontra-se na posse de particulares ou instituições, muitas vezes não recebendo o devido cuidado e acondicionamento e não permitindo ou dificultando o acesso de pesquisadores. Os materiais que não forem doados tampouco emprestados serão ao menos registrados por meio de fichas através de informações como que tipo de material é, onde se encontra, e do que se trata. Aqueles que forem emprestados serão escaneados e/ou fotografados, compondo um acervo digital que ficará do mesmo modo à disposição na Biblioteca. Posteriormente, o material obtido será classificado e arquivado na Biblioteca com o auxílio da biliotecária, uma das integrantes do projeto. Acredita-se que toda a comunidade lagunense, bem como a comunidade acadêmica se beneficiarão diretamente com os resultados alcançados pelo projeto de extensão, que visa auxiliar na preservação e valoração das memórias da cidade e na recriação de sua história.
Coordenadora: Alice de Oliveira Viana
Discentes: Arnon Burato Vieira e Renne de Jesus Turibio
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.