Laboratório de Ergonomia
O Laboratório de Ergonomia do campus universitário da Udesc Ceplan está situado no Bairro Centenário.
O laboratório de Ergonomia tem sido utilizado como uma ferramenta auxiliar na prática pedagógica dos professores, acessível em horários extraclasse para os alunos e professores.
No campus universitário, o laboratório de Ergonomia possui atualmente o seu mobiliário composto de mesa central e prateleiras ao seu redor, equipamento de multimídia e computador.
Atualmente as atividades desenvolvidas no laboratório de Ergonomia são concomitantemente com as atividades teóricas que contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo mais completo dos alunos. São ministradas aulas em expositivas e desenvolvido um projeto de ensino da disciplina de Tópicos Especiais 08 (Ergonomia).
Objetivo Geral:
Contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem nos cursos oferecidos pelo CEPLAN, possibilitando a realização de aulas práticas voltadas para a realidade do mercado de trabalho.
Objetivos Específicos:
Proporcionar, efetivamente, aulas práticas mais diversificadas;
Atender a necessidade dos alunos;
Possibilitar ao aluno a realização de práticas diversas, com o auxílio da monitoria, para esclarecimento e complementação das disciplinas teóricas.
Equipamentos solicitados para a composição do laboratório de Ergonomia (em licitação):
1) Esqueleto apoiado sobre pés móveis com as respectivas especificações: movimentos do crânio devido às articulações da cabeça e ajuste das posturas naturais do corpo devido a coluna vertebral flexível; possuir no mínimo 600 estruturas distintas dentre as quais se destacam a coluna vertebral flexível, inserções musculares, ossos numerados, ligamentos flexíveis e uma hérnia discal; estruturas numeradas; as inserções e origens musculares pintadas; ligamentos articulados flexíveis; nervos espinhais e artérias vertebrais; hérnia discal entre as vértebras lombar; material sintético estável e inquebrável; peso realístico dos ossos, tamanho natural; o crânio deve possuir no mínimo três partes para montagem; os dentes inseridos individualmente; os membros devem ser removidos de forma fácil e rapidamente; incluir suporte e capa de proteção contra pó.
2) Meio esqueleto desarticulado com no mínimo 52 peças; possuir um crânio completo montado, esterno, hióide e coluna vertebral; ter mão e pé montados em arames e um estojo com divisões.
3) Estruturas ósseas com no mínimo 80 vezes o tamanho natural. Este modelo deve ser extremamente detalhado para representar um corte tridimensional de um osso lamelar, demonstrando a estrutura típica de um osso tubular, com escala mínima de 80:1. O modelo deve representar diversas seções transversais e longitudinais de todas as camadas do osso, assim como uma seção da estrutura óssea interna escalonada em 2 camadas. As características típicas de um osso lamelar são claramente distinguíveis e o modelo deve ilustrar a estrutura e a função dos ósteons, também chamados de sistemas haversianos. O modelo deve demonstrar a interação dos componentes individuais do osso (por ex. substância esponjosa, substância compacta, camada cortical, osteócitos, canais de Volkmann e canais haversianos) e deve possuir um suporte.
4) Crânio para fins de demonstração com no mínimo 10 peças. A calota craniana pode ser removível e a base craniana deve apresentar um corte mediano. O modelo deve possuir aberturas na altura do seio frontal, da lâmina perpendicular e do vômer, tornando possível observar a parede lateral do nariz e o seio esfenoidal. A parte esquerda do modelo deve conter um osso temporal desmontável e que pode ser aberto na área do tímpano. O maxilar e a mandíbula devem permitir uma abertura parcial, tornando visíveis os nervos alveolares. Na parte direita do modelo o osso temporal deve-se encontrar aberto, tornando visível o seio sigmóide, o canal dos nervos faciais e os ductos semicirculares. O modelo deve possuir aberturas no seio maxilar e na parte direita da mandíbula, tornando visíveis também às raízes dentárias dos dentes pré-molares e molares. Este crânio deve ter oclusão natural e a possibilidade de remover cada dente individualmente.
5) Coluna vertebral lombar com discos intervertebrais prolapsos composto de no mínimo: 2 vértebras lombares com nervos espinhais e dura-máter da medula espinhal e 2 discos dorso laterais prolapsos removíveis entre as vértebra lombar.
6) Muscular masculina em tamanho natural com no mínimo 37 partes. Este modelo deve mostrar com grandes detalhes as musculaturas superficial e profunda. As partes que podem ser removidas e estudadas devem ser: calota craniana; cérebro com no mínimo 6 partes; globo ocular; cobertura do peito e da barriga; ambos os braços; laringe no mínimo em 2 partes; dois pulmões; coração no mínimo em 2 partes; diafragma; estômago no mínimo em 2 partes; fígado com vesícula biliar; Rim; todo o sistema intestinal; metade da bexiga; pênis no mínimo em 2 partes; no mínimo 10 músculos.
7) Figura muscular com sexo dual de no mínimo 45 partes. Aréplica do corpo humano deve medir no mínimo ¾ do tamanho natural, deve apresentar musculatura superficial bem como a profunda, além dos principais nervos, vasos, tecidos e órgãos, com inúmeros detalhes. O modelo deve ser possível de desmonta-lo em peças para que seja possível o estudo dos relacionamentos fundamentais da morfologia humana. Deve ser possível remover a calota craniana para examinar o cérebro que também deve ser removível e dividido no mínimo em 3 partes. Deve ser possível observar o fígado e a vesícula biliar e o ducto hepático. Deve ser possível olhar dentro do apêndice, estômago, pulmões, coração e rins. Deve ser possível examinar os detalhes de no mínimo 13 diferentes músculos dos braços e das pernas. Esta modelo deve possuir órgãos genitais intercambiáveis e glândula mamária, bem como uma detalhada ficha identificando as estruturas numeradas. Deve estar montado em uma base móvel. As seguintes partes devem ser removíveis: no mínimo 5 músculos do braço e do ombro; no mínimo 8 músculos da perna e quadril; a cabeça no mínimo de 5 partes com o cérebro; pulmão em duas partes; coração em 2 partes; estômago em 2 partes; sistema intestinal em 2 partes; inserções genitais: feminina no mínimo 2 partes, masculina no mínimo 4 partes; cobertura do peito e da barriga destacáveis, bem como a cabeça, braços e perna, para um estudo detalhado.
8) Torso unissex de no mínimo 16 partes. As partes anatômicas devem ser pintadas e referenciadas. O material deve ser preferencialmente de plástica de alta resistência.
9) Cabeça com no mínimo 3 divisões; 2 pulmões (alas pulmonares) com esterno e inserções costais; coração com no mínimo 2 divisões; estômago; fígado com vesícula biliar; sistema intestinal com no mínimo 4 divisões; rim e bexiga.
10) Dorso em discos com no mínimo 15 discos. As condições topográficas devem estar representadas em relevo nas superfícies. A fim de estudar todos os pormenores anatômicos, os discos devem ser deslocados no sentido horizontal e girados em torno do seu eixo sagital. Cada disco deve ser removido separadamente.
11) Pulmão com no mínimo 7 partes. Este modelo deve apresentar as seguintes características: laringe em 2 partes removível; traqueia com árvore bronquial; coração em 2 partes removível; artéria e veia subclávia; veia cava; aorta; artéria pulmonar; esôfago; 2 pulmões com as metades frontais removíveis; diafragma; deve ter uma base plana.
12) Coração com hipertrofia ventricular esquerda com 2 partes. A anatomia do coração humano deve ser mostrada com detalhes tais como: ventrículos, átriuns, válvulas veias e aorta. Devem expor as alterações que ocorrem em longo prazo resultante do aumento da atividade coronária devido à hipertensão. A parede muscular do ventrículo coronário esquerdo deve estar consideravelmente engrossada e a borda do coração visivelmente arredondada. A parte frontal deve ser removida para revelar as câmaras e válvulas da parte interna. Deve possuir base removível.
13) Estômago com no mínimo 3 divisões. Este modelo deve mostrar as camadas da parede do estômago, do orifício do cárdia até o piloro. Deve ser removíveis a metade frontal do estômago e o duodeno aberto com pâncreas. Deve apresentar: camadas da parede do estômago, baixo esôfago, pâncreas, vasos, nervos.
14)Sistema digestivo com no mínimo 3 divisões. Modelo deve ter tamanho natural e demonstrar todo o sistema digestivo em relevo gráfico. Deve apresentar: nariz, cavidade bucal e faringe, esôfago, trato gastro intestinal, fígado com vesícula biliar, pâncreas, baço, duodeno, ceco e reto abertos. O colo transverso e a parede frontal do estômago devem ser removíveis. O modelo deve estar apoiado sobre base sólida e rígida.
15) Pélvis Feminina com no mínimo 2 partes. Este modelo com corte mediano deve mostrar todas as estruturas importantes da pélvis feminina. Uma das partes dos órgãos genitais como bexiga e reto deve ser removível para estudos mais detalhados. Deve estar sobre base rígida.
16) Pélvis Masculina com no mínimo 2 partes. Este modelo com corte deve mostrar todas as estruturas importantes da pélvis masculina. Uma das partes dos órgãos genitais como bexiga e reto deve ser removível para estudos mais detalhados. Deve estar sobre uma base rígida.
17) Molar gigante com cáries com no mínimo 15 vezes o tamanho natural e no mínimo 6 partes. Este modelo deve apresentar um molar superior com raiz tripla e pode ser divididas em partes. Deve ter ou mostrar um corte longitudinal através da coroa com no mínimo duas das raízes com a cavidade da polpa abertas. Deve conter polpa removível e no mínimo três inserções dentais com diferentes estágios de avanço de cáries. Deve estar sobre uma base rígida.
18) Cérebro com artérias com no mínimo 9 divisões. Este modelo de cérebro com corte mediano deve mostrar as artérias cerebrais. A artéria basilar deve ser removível, lobo frontal com parietal, lobo occipital com temporal, metade do tronco cerebral, metade do cerebelo. Deve estar sobre uma base rígida.
19) Sistema nervoso em torno da metade do tamanho natural. Este modelo deve mostrar uma representação esquemática dos sistemas nervosos central e periférico. Deve estar sobre uma base rígida.
20) Diafragma de um neurônio motor. Este modelo deve ser no mínimo 2500 vezes o tamanho natural, deve representar uma reprodução completamente tridimensional de um moto neurônio situado no meio de outros neurônios em interação e de uma fibra muscular esquelética. O envoltório membranoso deve estar cortado do neurônio a fim de expor a ultraestrutura citológica, as organelas, e as inclusões no seio do corpo celular. Dendritos ramificados, sinapses em comunicação e um axônio revestido por mielina com nodos de Ranvier devem projetar-se na superfície do neurônio. Uma secção do neurônio deve ser removível para deixar à vista as camadas contíguas da bainha de mielina e da bainha de Schwann bem como a célula de Schwann que lhes deu origem. Deve estar sobre uma base rígida.
21) Olho de no mínimo 3 vezes o tamanho natural com no mínimo 7 divisões. Deve ser dividida em: Ambas as metades da esclera com córnea e ligamentos musculares; Ambas as metades da coroide com íris e retina; Lentes; Humor vítreo. O nervo ótico deve estar em sua posição na órbita óssea (parede inferior e lateral).
22) Ouvido com no mínimo 15 vezes o tamanho natural e com no mínimo 3 divisões. Deve demonstra o ouvido externo, médio e interno. Os ossículos auditivos, labirinto com cóclea e o nervo vestibulococlear podem ser removidos e estudados com maior atenção. Deve estar sobre uma base rígida.
23) Modelo de Pele em bloco com no mínimo 70 vezes o tamanho natural. Este modelo deve mostrar uma seção de pele humana em forma tridimensional. Camadas individuais da pele devem estar diferenciadas e estruturas importantes tais como: cabelo, glândulas sudoríparas e sebáceas, nervos e vasos devem ser mostrados com clareza de detalhes. Deve estar sobre uma base rígida.
24) Equipamento para avaliação antropométrica.
Contato: altair.cruz@udesc.br
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.