Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/04/2025-17h37

Udesc promove exibição de filme chileno traduzido por programa de extensão

Filme “A Francesinha” é exibido em 23 de abril, no Ceart.

Foto: Divulgação do filme. 
O projeto de extensão Programa para o Desenvolvimento de Capacidades Estratégicas (Procaes) promove no dia 23 de abril a exibição do filme chileno traduzido “A Francesinha", dirigido por Gonzalo Justiniano. O evento é gratuito e será realizado às 18h, no Auditório do Bloco Central do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc. Após a exibição, haverá um debate mediado por Diogo Pereto, coordenador do Procaes, que estudou no Chile e a realidade do país.

Inédito no Brasil, a obra conta com tradução realizada pela equipe do Procaes, especialmente para atender à Mostra de Filme do projeto Radar Estratégico. Esta iniciativa do programa de extensão identifica temas estratégicos emergentes na conjuntura para analisá-los e debatê-los, de perspectivas críticas. O filme de classificação indicativa para maiores de 16 anos, será reproduzido gratuitamente para estudantes e comunidade externa.

Sobre o filme

Fiel à estética particular da cinegrafia chilena, "A Francesinha" (“Cabros de Mierda”, título em espanhol), combina ficção e traços de documentário com registros de época inéditos. O filme relata a vida de Gladys, "la francesita", mãe solo que vive com uma filha pequena e a mãe, cuidando de crianças sem pais, num bairro periférico de Santiago, no Chile, nos anos de 1983, em plena ditadura militar. Em meio às tarefas e dificuldades familiares, Gladys vive na própria pele a repressão política e participa ativamente na luta contra a ditadura do general Pinochet.

Empolgante e bem humorado, o filme proporciona um momento de convivência cultural, em uma estética e uma temática incomum aos padrões comerciais. A obra permite reflexões e debates afins ao programa de extensão Procaes: a liderança feminina, as formas de luta em situações adversas de repressão, os horizontes sociais alternativos e os direitos humanos.

Diogo Pereto, afirma que com o filme ainda é possível, em diálogo com o filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", contrastar as visões e experiências vividas por diferentes classes sociais sob ditaduras, ampliando a perspectiva de análise e o pensamento crítico.

Serviço
O quê: Exibição do filme chileno traduzido “A Francesinha" e debate com mediação de Diogo Pereto
Quando: 23 de abril, às 18h
Onde: Auditório do Bloco Central do Ceart da Udesc
Quanto: Gratuito e aberto ao público, para maiores de 16 anos

Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.