Filme “A Francesinha” é exibido em 23 de abril, no Ceart.
Foto: Divulgação do filme.
O projeto de extensão
Programa para o Desenvolvimento de Capacidades Estratégicas (Procaes) promove no dia 23 de abril a exibição do filme chileno traduzido “A Francesinha", dirigido por Gonzalo Justiniano. O evento é gratuito e será realizado às 18h, no Auditório do Bloco Central do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc. Após a exibição, haverá um debate mediado por Diogo Pereto, coordenador do Procaes, que estudou no Chile e a realidade do país.
Inédito no Brasil, a obra conta com tradução realizada pela equipe do Procaes, especialmente para atender à Mostra de Filme do projeto Radar Estratégico. Esta iniciativa do programa de extensão identifica temas estratégicos emergentes na conjuntura para analisá-los e debatê-los, de perspectivas críticas. O filme de classificação indicativa para maiores de 16 anos, será reproduzido gratuitamente para estudantes e comunidade externa.
Sobre o filme
Fiel à estética particular da cinegrafia chilena, "A Francesinha" (“Cabros de Mierda”, título em espanhol), combina ficção e traços de documentário com registros de época inéditos. O filme relata a vida de Gladys, "la francesita", mãe solo que vive com uma filha pequena e a mãe, cuidando de crianças sem pais, num bairro periférico de Santiago, no Chile, nos anos de 1983, em plena ditadura militar. Em meio às tarefas e dificuldades familiares, Gladys vive na própria pele a repressão política e participa ativamente na luta contra a ditadura do general Pinochet.
Empolgante e bem humorado, o filme proporciona um momento de convivência cultural, em uma estética e uma temática incomum aos padrões comerciais. A obra permite reflexões e debates afins ao programa de extensão Procaes: a liderança feminina, as formas de luta em situações adversas de repressão, os horizontes sociais alternativos e os direitos humanos.
Diogo Pereto, afirma que com o filme ainda é possível, em diálogo com o filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", contrastar as visões e experiências vividas por diferentes classes sociais sob ditaduras, ampliando a perspectiva de análise e o pensamento crítico.
Serviço
O quê: Exibição do filme chileno traduzido “A Francesinha" e debate com mediação de Diogo Pereto
Quando: 23 de abril, às 18h
Onde: Auditório do Bloco Central do Ceart da Udesc
Quanto: Gratuito e aberto ao público, para maiores de 16 anos
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350