O Programa de Carnes Nobres organizado atualmente pela CooperTropas iniciou em 2012, com apoio da Associação Rural de Lages e FAPESC inicialmente com o nome Campos das Tropas envolvendo produtores rurais da região serrana de Santa Catarina.
Em março de 2013 começou a comercializar carne bovina diretamente para o mercado consumidor, com os abates terceirizados.
Os animais produzidos são oriundos de cruzamentos com raças britânicas como, Angus, Devon e Hereford, com idades entre 14 e 26 meses, criados no pasto nativo e recriados e terminados em pasto cultivado, o que confere sabor, cor, odor e maciez diferenciados.
Os bovinos são rastreados, assim se conhece toda a vida do animal, os manejos sanitário e alimentar, e o controle dos medicamentos utilizados na produção, respeitando-se os períodos de carência dos mesmos, o que confere segurança alimentar.
O produtor inserido recebe orientação técnica de veterinários, agrônomos e zootecnistas regularmente, e consegue uma agregação de valor neste produto.
O Grupo de Melhoramento Genético – GMG/UDESC auxilia o programa realizando avaliações dos abates com emissão de relatórios de abate a cada produtor e ainda desenvolve pesquisas para esclarecer dúvidas de produtores do programa e da região.
Número de animais abatidos até o momento: 3.722 (até maio de 2018)
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.