O Pibid-EF do Cefid-Udesc tem deixado marcas na formação de professores e na vida pessoal dos estudantes que por ele passam. Acompanhe esse sentimento no relato de ex-pibianos.
Bruno Hounsell - Pibidiano (2020-2022)
"O Pibid se tornou algo da rotina, mas muito longe de ser aquela rotina chata e monotona, pelo contrário, a cada reunião debatemos assuntos pertinentes e que agregam na nossa formação. Com opiniões e interpretações diversas, as reuniões se tornam ainda mais animadas. As conversas com professores que também são ex-pibidianos foi de suma importancia para me animar ainda mais sobre a o projeto e me deixar menos ansioso do que podia vir. Soube do programa no começo da segunda fase e quando saiu o edital fui logo me increvendo pois sabia que seria uma experiência transformadora e eu nunca estive tão certo".
Gabriel Costa de Souza - Pibidiano (2020-2022)
“Se me falassem a um ano atrás que eu teria de mudar meu estilo de vida, estudos, jeito de viver e ainda ingressaria num projeto de iniciação à docência, eu falaria que essa pessoa está doida, mas foi isso que aconteceu. Quando o Pibid começou, eu estava totalmente nervoso e ansioso. Começamos nossa caminhada em setembro e durante todos esse meses tivemos momentos de aprendizagem e até mesmo puxões de orelhas, conhecemos antigos pibidianos e a antiga coordenadora que nós deram dicas e conselhos. Tivemos a oportunidade de conhecer alguns professores que nos deram uma noção maior sobre as aulas de Educação Física. Ainda no início, nos foi apresentada a professora que ia nos guiar na escola quando fôssemos começar, ela nos mostrou a escola, os alunos, seus planos de aula e por aí vai. Se eu fosse citar tudo o que aconteceu iria dar algumas folhas, mas a intenção é de somente algumas linhas. Esse projeto não criou apenas colegas ou amigos, criou uma família que está unida e disposta a aprender junta! Esses 6 meses foram especiais e marcaram minha formação de um jeito único”.
Gabriel Macedo - Pibidiano (2020-2022)
“Falar sobre o Pibid é fácil, apesar do momento em que vivemos foi e é um lugar que eu gosto de estar presente, infelizmente no momento de forma remota, mas desde que escolhi a Educação Física licenciatura eu sonhava em ter esse momento, conversar com professores que estão atuando, aprender com eles e espero aprender com os alunos também. Pois, estudar dois anos sem ter o contato da escola é muito estranho e nós já na primeira fase estar vivenciando o programa é incrível. Só tenho a agradecer a todos os professores envolvidos e também aos alunos que fazem parte do Pibid 2020. Cada dia eu tenho a certeza que escolhi o curso certo e que entrar no Pibid foi umas das melhores coisas que poderia acontecer”.
Isabella Soares da Silveira - Pibidiana (2020-2022)
"Participar do Pibid tem sido uma experiência única e um desafio. Começamos o Pibid em 2020 de forma remota, mas isso não interferiu em nossos aprendizados. Participamos de seminários e recebemos alguns professores e ex-pibidianos em nossas reuniões que com certeza nos motivaram com seus relatos. Nós sempre trocamos muito conhecimento uns com os outros e debatemos assuntos importantes como a BNCC e as abordagens pedagógicas, fazendo com que a gente reflita em conjunto. A Professora Giovanna traz relatos de como é dar aula na escola, como ela dava suas aulas, como é sua dinâmica e afins. Isso ajuda bastante para que eu possa ter uma visão melhor de como agir quando for a minha vez de dar aulas e quais métodos pretendo utilizar com os meus alunos para que eles consigam adquirir todos os conhecimentos que tenho a oferecer para eles, pois não adianta apenas saber sem conseguir transmitir'.
Karen Simas da Rosa - Pibidiana (2020-2022)
"O Pibid Educação Física tem sido um componente de muitas reflexões sobre a prática pedagógica na escola. A releitura dos textos e os debates com a professora supervisora da escola têm sido muito ricos em informações que serão de grandes aprendizados para os pibidianos, os quais serão levados conosco para quando formos futuros professores. Mesmo sendo de forma remota, desde 2020 e atualmente continuar sendo, o intuito do projeto continua em vigor. Feliz por poder participar e adquirir tanto conhecimento além das próprias aulas na graduação".
Sérgio Henrique da Silva Vicente - Pibidiano (2020-2022)
"Sempre vi o PIBID presente na escola onde estudei praticamente minha vida inteira, sempre me interessei e tratava os pibidianos como professores formados, com o respeito que merecem. Afinal, só estavam lá pra contribuir. Sendo assim, logo que vi a oportunidade de fazer parte do PIBID, não tive nenhum receio, pois sabia que eu teria apenas ganhos e acima de tudo experiências que muitos não têm. As professoras e os colegas que estão nesta jornada apresentam um grande respeito uns aos outros, assim como conhecimentos, modos de trabalho e relações maravilhosas".
Gelcemar Oliveira Farias - Professora Coordenadora 2014-2018
"O PIBID foi um marco na minha carreira como professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, pois se constituiu num passo para a consolidação da formação de futuros professores de Educação Física com experiências para além da Universidade. No período que estive a frente do PIBID, em parceria com a Professora Adriana Werner da Rede Municipal de Florianópolis, os estudantes do curso de licenciatura desfrutaram de conhecimentos riquíssimos nas suas formações".
Laise Costa - Ex-Bolsista
“Amadureci muito com o PIBID, perdi a minha timidez, as apresentações e produção dos trabalhos nos eventos que frequentamos me ajudaram muito na escrita e na apresentação do meu TCC. O contato frequente com os alunos na escola, a participação nos conselhos de classe etc. ajudaram muito a tornar a escola um ambiente familiar. Então no estágio eu já estava mais "preparada", pois eu já vinha tendo esse primeiro contato com a escola. Desta forma, eu já estava mais familiarizada, eu me sentia professora enquanto atuante no PIBID, isso contribuiu muito com os estágios e na minha atuação depois de formada. O PIBID me ajudou a construir minha identidade docente, acredito que sem o PIBID eu não seria a professora que sou hoje, sou apaixonada pelo programa”.
“Para mim um momento marcante no PIBID foi minha primeira apresentação de trabalho em um congresso Internacional, em que conhecemos estudiosos renomados na área. Hoje, quando paro para pensar, percebo como evoluí em diversos aspectos graças ao PIBID. Antes do PIBID, eu frequentava somente as aulas, comecei a aproveitar o que a Universidade proporciona depois que entrei para o PIBID. Fiquei bastante tempo no PIBID, mas gostaria de ter ficado mais. Além disso, meus melhores amigos que tenho hoje são graças ao PIBID, pois, apesar de que a gente estudava na mesma sala, não éramos tão próximos e com o PIBID acabamos nos aproximando cada vez mais”.
Milliane Rachadel - Ex-Bolsista
“O PIBID é um programa que veio para somar e muito na vida acadêmica e na formação profissional do acadêmico. Participando do programa tive o contato com a realidade escolar antes mesmo dos estágios da faculdade e com esse contato pude observar o trabalho de uma excelente professora, a forma como ela conduzia sua aula, como apresentava os conteúdos, tudo isso soma de forma positiva na formação profissional”.
“Nos nossos encontros semanais costumávamos debater sobre leituras realizadas, aulas assistidas, planejamentos de aulas para ministrar junto com a professora (o que foi uma experiência bem positiva, pois nos trazia mais segurança), buscando sempre uma evolução pessoal e futuramente profissional. Participamos de eventos, em que preparamos resumos e relatos de experiência para apresentar”.
“O PIBID somou muito na minha formação profissional e fico muito feliz em ver que ele não teve fim na Educação Física da UDESC, desejo muito sucesso para vocês e que, assim como eu, vocês tenham experiências maravilhosas”.
Amanda de Almeida - Ex-Bolsista
“Através do PIBID pude ter um primeiro contato com o ambiente escolar, antes mesmo dos estágios obrigatórios, visto que entrei no projeto na terceira fase. Esse contato favoreceu pra tirar um pouco do receio e da insegurança que eu tinha de estar frente aos alunos, pois mesmo não sendo responsável efetivamente por uma turma, realizávamos as atividades e quebrávamos esse “medo” do primeiro contato, o que nos trazia um pouquinho a sensação do que é ser docente. Além disso, foi possível perceber a postura que um professor de Educação Física deve ter, principalmente nas adversidades do dia-a-dia, nos relacionamentos aluno-professor e até com a própria comunidade, que é muito presente no cotidiano escolar”.
“Além da questão de uma maior segurança ao lidar com as aulas, acredito que o PIBID ajudou muito na produção científica também. Ao longo do projeto trabalhamos muito essa questão com trabalhos e resumos para eventos, isso favoreceu quando chegou o período de TCC, por exemplo. Outra experiência a ser destacada foi entender um pouco mais da importância da interprofissionalidade no ambiente escolar. Realizamos atividades como murais didáticos, jornal informativo e gincanas, sempre com a presença e colaboração de vários professores, que alinhavam suas atividades às nossas, fazendo o trabalho ser ainda mais produtivo e completo para os alunos” .
“Um dos momentos mais marcantes foi quando saímos para um evento em Itajaí, no Encontro Catarinense do PIBID. Foi o único evento fora de Floripa, mas muito interessante e proveitoso, pois compartilhamos experiências com pessoas de diversos cursos que têm o PIBID. Ainda, apesar de ser algo mais cotidiano, trago momentos marcantes com os próprios alunos, como as saídas para eventos esportivos que era sempre uma “festa”, por estarmos juntos e o fato de termos acompanhado alguns alunos durante a maior parte do projeto, observando toda sua evolução ao longo de 2/3 anos, o que acabou criando um elo de amizade com vários deles”.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.