Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

18/09/2018-18h10

Servidores da Udesc em três cidades podem fazer auriculoterapia e craniopuntura

Atendimento gratuito é realizado em Florianópolis, Balneário Camboriú e Laguna - Foto: Divulgação

Desde março, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferece gratuitamente auriculoterapia e craniopuntura, técnicas da medicina tradicional chinesa, para servidores e, em algumas unidades, estudantes.

Uma iniciativa da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), da Pró-Reitoria de Administração (Proad), a ação da universidade visa prevenir, assistir e reabilitar a saúde dos participantes.

Segundo a enfermeira Valdirene Ávila, responsável pela aplicação das técnicas, cerca de 540 atendimentos a servidores foram realizados entre março e agosto.

Os interessados em utilizar as técnicas devem entrar em contato pelo e-mail valdirene.avila@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-7999.

Atendimento em três cidades

Atualmente, a ação contempla professores e técnicos da universidade em três cidades: Florianópolis, Balneário Camboriú e Laguna.

Na Capital, o atendimento é prestado para servidores da Reitoria e das unidades situadas na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi: Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag)Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), Centro de Artes (Ceart) e Centro de Educação a Distância (Cead). Nesses quatro centros, estudantes também podem receber as aplicações.

Em Balneário Camboriú, o serviço é oferecido no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) e, em Laguna, no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres). Em ambos, o atendimento é voltado aos servidores, mas, futuramente, segundo Valdirene, deverá ser ampliado para os estudantes (na Udesc Balneário Camboriú, já a partir de outubro deste ano). 

Entrevista inicial

Durante os atendimentos, a enfermeira conversa com o paciente sobre sua rotina diária, alimentação, sono, dores e lazer. Com essa entrevista, Valdirene desenvolve o tratamento a ser aplicado.

"A acupuntura proporciona uma visão sistêmica complexa sobre o organismo humano, composta de uma grande quantidade de agentes que se interrelacionam e que sofrem influência de elementos internos e externos”, afirma a enfermeira da Udesc.

Conheça as técnicas

A auriculoterapia é feita através da estimulação dos pontos específicos da orelha com o auxílio de sementes de mostarda e serve para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.

A craniopunturatécnica trabalha a inserção de agulhas no crânio e é voltada ao alívio da dor crônica, tratamento de danos neurológicos decorrentes de acidentes vasculares cerebrais, doenças degenerativas, hipertensão e até transtornos psicossomáticos.

Benefícios

Em agosto, servidores que utilizaram o serviço responderam um questionário sobre o atendimento recebido. Os depoimentos enviados (confira os resultados da pesquisa neste link) incluem elogios à universidade pela iniciativa e relatam benefícios gerados pelos tratamentos, como redução de cefaleias (dores de cabeça), de enxaquecas e de dores pelo corpo, melhora no sono e relaxamento, entre outros.

Acompanhe as novidades pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante da Udesc, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.