Método ajuda a desintoxicar vias aéreas e a eliminar
nicotina do corpo - Arte: Dafne Miranda/Secom Udesc
Até a próxima segunda-feira, 28, alunos e servidores do Campus I (bairros Itacorubi e Coqueiros) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) interessados em parar de fumar podem participar de um programa antitabagismo desenvolvido pela enfermeira da instituição Valdirene Ávila. Os pedidos de inscrição devem ser enviados para o e-mail
valdirene.avila@udesc.br.
A ideia é realizar encontros semanais dentro do programa Promovendo Saúde na Universidade. O método utilizado será a auriculoterapia, técnica oriental que se baseia nos princípios da medicina tradicional chinesa (MTC), para auxiliar no tratamento contra o cigarro.
Segundo esses conceitos, o pavilhão auricular tem um microssistema que apresenta todo o corpo humano em pontos específicos da orelha. "A rica inervação desta região se conecta ao Sistema Nervoso Central (SNC) e faz com que estímulos nesses pontos resultem em reações nos órgãos e sistemas do corpo", diz Valdirene.
A enfermeira explica que a auriculoterapia auxilia no tratamento de inúmeros problemas de caráter emocional (insônia, depressão, entre outros) e também físicos (dores em geral, problemas digestivos, respiratórios, muscular etc.). "O tratamento reduz a ansiedade e promove a diminuição do vício por mediação de neuro-hormônios ao SNC", destaca.
Segundo Valdirene, além de auxiliar na desintoxicação das vias aéreas por onde a fumaça passa no organismo do fumante, a auricoloterapia ajuda a eliminar a nicotina do corpo de quem fuma. "Em três semanas, os participantes reduzem, de forma significativa, a quantidade diária de cigarros fumados", afirma.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010