Neste ano, o autor da melhor proposta ganhará
um tablet - Arte: Gabriela Oliveira/Secom Udesc
Até 8 de agosto, alunos, técnicos e professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão participar da segunda edição do
Prêmio Simplifica Udesc, contribuindo com ideias para desburocratizar processos nas áreas de ensino, extensão, pesquisa e serviços da instituição de ensino.
O lançamento oficial do prêmio ocorreu na tarde desta quinta-feira, 13, durante a sessão do
Conselho Universitário (Consuni), na Reitoria, em Florianópolis.
O objetivo é engajar a comunidade acadêmica a apontar soluções criativas para combater procedimentos que travam ou dificultam as atividades da instituição, e, a partir disso, criar uma agenda de medidas prioritárias na gestão da universidade.
Para participar, é preciso preencher o
formulário online apresentando um problema e propondo uma solução, que pode ser a extinção, a aplicação, a substituição ou a adequação do procedimento, entre outras opções.
"O objetivo é deixar a universidade mais leve, tornando as rotinas administrativas mais eficientes e ágeis. Tudo isso com a participação de toda a comunidade acadêmica", destaca o vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, que preside a comissão julgadora do Simplifica.
Propostas selecionadas e premiação
Entre todas as ideias recebidas, serão selecionadas as dez mais qualificadas em cada categoria (alunos, técnicos e professores). Dessas, serão escolhidas três propostas por categoria, e uma delas será definida como a vencedora geral na premiação, que está marcada para 5 de setembro, em sessão do Consuni.
A premiação dessa edição terá novidades. Os autores das três melhores propostas de cada categoria receberão kit com pen drive, caneta, carregador de celular e caneca térmica fornecidos pela patrocinadora da iniciativa, a Fundação Instituto Tecnológico de Joinville (Fitej). Já a melhor proposta geral ganhará um tablet, também oferecido pela Fitej.
Comissão e critérios de escolha
As propostas do 2º Prêmio Simplifica Udesc serão julgadas por duas comissões distintas. A comissão executiva, formada por técnicos da universidade, será responsável pela etapa eliminatória.
Já a comissão julgadora será composta por um aluno, um técnico, um professor, um integrante da Procuradoria Jurídica da Udesc, o pró-reitor de Planejamento, Leonardo Secchi, e o vice-reitor, Leandro Zvirtes.
A comissão julgadora também terá representantes do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) e das secretarias estaduais do Planejamento, do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Fazenda e da Administração.
Os critérios utilizados para a escolha das propostas serão: relevância do problema identificado e qualidade da solução, com detalhamento; simplicidade de aplicação; viabilidade jurídica; ganhos potenciais; e menor custo.
Benefícios para toda a comunidade acadêmica
O legado da primeira edição do Simplifica Udesc beneficiou alunos, técnicos, professores e até os futuros estudantes da universidade. Das nove propostas premiadas, seis já foram colocadas em prática e as outras três estão em andamento.
Os acadêmicos agora conseguem, por exemplo, imprimir o histórico e o atestado de matrícula autenticados na internet e os novos alunos podem autenticar documentos diretamente no setor de matrícula, sem precisar procurar um cartório.
Já os servidores ganharam avanços como a simplificação dos procedimentos de diárias e viagens e de certidão negativa de débito (CND), que passou a ser emitida pelo próprio setor financeiro da instituição.
Para o pró-reitor Leonardo Secchi, o Simplifica é um primeiro passo para um processo contínuo de desburocratização. “Qualquer organização vai ter burocracia, mas, se tivermos o hábito constante de todo ano identificar e excluir burocracias, teremos uma instituição organizada", ressalta.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010