Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/02/2017-18h25

Solução campeã do Simplifica Udesc facilita acesso de alunos a documentos autenticados

Comprovante de matrícula e histórico autenticados agora podem ser obtidos no Siga - Foto: Jonas Pôrto
Os estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciarão este ano letivo, em 20 de fevereiro, com mais facilidade para autenticar o comprovante de matrícula e o histórico escolar.

Uma ferramenta no Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) agora possibilita aos próprios acadêmicos imprimir esses documentos já com a autenticidade garantida por meio de um código que aparece no rodapé do papel e pode ser conferido em www.siga.udesc.br/certidao.

A melhoria é resultado de uma ação conjunta entre três setores: a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e as pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Planejamento (Proplan).

A possibilidade de criar a ferramenta começou a ser tratada pela Proen em abril de 2015 e sua implementação convergiu com a ideia do aluno João Vitor Piccolo, do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), que foi apresentada para o 1º Prêmio Simplifica Udesc em julho de 2016 e eleita a melhor proposta da edição.

Com essa mudança, as secretarias de Ensino de Graduação e os acadêmicos não precisam mais gastar tempo com a demanda por emissão manual, assinatura e carimbo do comprovante de matrícula e do histórico escolar.

A Setic informa que as secretarias dos 12 centros da universidade já foram informadas sobre o novo recurso. Além disso, destaca que outros documentos poderão ter autenticidade gerada automaticamente no futuro.

Cinco ideias já implementadas

Com a adoção dessa proposta no Siga, cinco das nove propostas vencedoras na seleção do 1º Prêmio Simplifica Udesc já foram implementadas após o anúncio do resultado, em 31 de agosto, ou seja, foram concretizadas em apenas cinco meses. O prêmio teve, como objetivo, incentivar ideias para desburocratizar processos administrativos internos e recebeu, ao todo, 170 sugestões de servidores e estudantes.

"É gratificante ver que o prêmio está estimulando a sair do papel projetos que são pedidos pela comunidade acadêmica, e isso está ocorrendo com o mérito dos setores da universidade responsáveis por essas mudanças", ressalta o pró-reitor de Planejamento da Udesc, Leonardo Secchi. 

As outras ideias já colocadas em prática, todas no ano passado, foram:

  • Atualização de certidão negativa de débito (CND) de fornecedores no próprio setor financeiro da universidade. A sugestão foi enviada pela coordenadora do Museu da Escola Catarinense (Mesc), Sandra Makoviecky.
De acordo com Secchi, a Proplan pretende implementar as quatro soluções restantes (confira a lista) até maio e lançar o edital do 2º Prêmio Simplifica Udesc em junho.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h