Comprovante de matrícula e histórico autenticados agora
podem ser obtidos no Siga - Foto: Jonas Pôrto
Os estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciarão este ano letivo, em 20 de fevereiro, com mais facilidade para autenticar o comprovante de matrícula e o histórico escolar.
Uma ferramenta no
Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) agora possibilita aos próprios acadêmicos imprimir esses documentos já com a autenticidade garantida por meio de um código que aparece no rodapé do papel e pode ser conferido em
www.siga.udesc.br/certidao.
A melhoria é resultado de uma ação conjunta entre três setores: a
Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e as pró-reitorias de
Ensino (Proen) e de
Planejamento (Proplan).
A possibilidade de criar a ferramenta começou a ser tratada pela Proen em abril de 2015 e sua implementação convergiu com a ideia do aluno João Vitor Piccolo, do curso de Administração Pública do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), que foi apresentada para o 1º Prêmio Simplifica Udesc em julho de 2016 e
eleita a melhor proposta da edição.
Com essa mudança, as secretarias de Ensino de Graduação e os acadêmicos não precisam mais gastar tempo com a demanda por emissão manual, assinatura e carimbo do comprovante de matrícula e do histórico escolar.
A Setic informa que as secretarias dos 12 centros da universidade já foram informadas sobre o novo recurso. Além disso, destaca que outros documentos poderão ter autenticidade gerada automaticamente no futuro.
Cinco ideias já implementadas
Com a adoção dessa proposta no Siga, cinco das nove propostas vencedoras na seleção do 1º Prêmio Simplifica Udesc já foram implementadas após o anúncio do resultado, em 31 de agosto, ou seja, foram concretizadas em apenas cinco meses. O prêmio teve, como objetivo, incentivar ideias para desburocratizar processos administrativos internos e recebeu, ao todo, 170 sugestões de servidores e estudantes.
"É gratificante ver que o prêmio está estimulando a sair do papel projetos que são pedidos pela comunidade acadêmica, e isso está ocorrendo com o mérito dos setores da universidade responsáveis por essas mudanças", ressalta o pró-reitor de Planejamento da Udesc, Leonardo Secchi.
As outras ideias já colocadas em prática, todas no ano passado, foram:
-
Atualização de certidão negativa de débito (CND) de fornecedores no próprio setor financeiro da universidade. A sugestão foi enviada pela coordenadora do Museu da Escola Catarinense (Mesc), Sandra Makoviecky.
De acordo com Secchi, a Proplan pretende implementar as quatro soluções restantes (
confira a lista) até maio e lançar o edital do 2º Prêmio Simplifica Udesc em junho.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010