Estrutura montada pelo Nusim permite atendimento
de qualidade para doença crônica - Foto: Divulgação
O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), faz o atendimento fisioterapêutico gratuito de mulheres com endometriose na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os atendimentos são realizados no Ambulatório de Fisioterapia da maternidade, por integrantes do
Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão na Saúde Integral da Mulher (Nusim) da Udesc Cefid.
Segundo a professora Clarissa Medeiros da Luz, que coordena a iniciativa, o trabalho iniciado como projeto de pesquisa tornou-se uma ação de extensão universitária que atende mulheres pela rede pública de saúde. "As pacientes recebem cerca de 10 sessões ou, quando necessário, até receber alta."
Investimento
Para custear as atividades, a iniciativa conta com recursos e bolsas do Programa de Apoio à Extensão (Paex), da Udesc.
Já a estrutura foi financiada com apoio do Estado e também do Ministério da Saúde. Clarissa conta que, com o apoio de três chamadas institucionais - do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS); do Programa de Apoio à Pesquisa (PAP), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); e do Pro-Equipa, da Udesc - foi possível equipar o ambulatório "com o que há de melhor para o atendimento na área".
Tratamento de qualidade
"A estrutura que montamos permite promover um tratamento fisioterapêutico de qualidade para uma doença crônica que limita a vida de muitas mulheres", destaca a professora.
Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Maternidade Carmela Dutra é referência na atenção à saúde da mulher em Santa Catarina pelo SUS.
Clarissa ressalta que "a parceria mantida entre a Udesc Cefid e a instituição hospitalar há mais de 25 anos reforça a articulação técnica entre setores do Governo do Estado".
Pesquisas
Segundo a professora, os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Nusim na maternidade serão divulgados neste mês no Seminário de Iniciação Científica (SIC), da Udesc Cefid, e, posteriormente, em periódicos da área.
"Embora a cirurgia seja uma das primeiras linhas de tratamento, a elevada taxa de recidiva da dor acaba tornando as pacientes dependentes dos centros e profissionais da saúde", afirma.
"A endometriose precisa ser vista como um problema de saúde pública e de abordagem multidisciplinar, com programas de reabilitação específicos voltados para as queixas das mulheres, visando também a promoção de mudanças de comportamento em saúde", conclui a professora.
Sobre o Nusim
O Nusim desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão através de trabalhos preventivos e reabilitadores nas áreas de saúde materno-infantil, dor pélvica crônica, oncologia ginecológica e uroginecologia (incontinência urinária e fecal, disfunções sexuais), visando à melhoria nas condições físico-funcionas da mulher através de programas personalizados e especializados de acordo com suas necessidades.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
nusim.cefid@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009