Escola de postura e abordagens de avaliação, orientação e intervenção postural e cultura
Extensão
EstimulAção: a criança em foco
O programa EstimulAção compreenderá as quatro ações: 1) Avaliação do desenvolvimento e repertório motor de RN e lactentes por meio de testes e escalas específicas para essa população, a saber: General Movement Assessement para os RN prematuros até 16 semanas de idade corrigida e a Alberta Infant Motor Scale (AIMS) desde o nascimento até 18 meses; 2) Orientação aos pais e/ou responsáveis sobre os marcos do desenvolvimento motor e como estimular o lactente; 3) Acompanhamento e intervenção motora dos lactentes com risco de atraso no desenvolvimento motor e controle postural; 4) Promoção da capacitação de acadêmicos e profissionais atuantes no ambiente de terapia intensiva neonatal, berçário, ambulatório de seguimento de RN de risco, pediatria e hebiatria. Destaca-se que as ações 1, 2 e 3 do Programa EstimulAção: a criança em foco irão beneficiar diretamente a população de baixa renda e de baixa escolaridade, cujos riscos são maiores para atraso no desenvolvimento. Indiretamente irá beneficiar as comunidades carentes através da atualização e treinamento dos profissionais de saúde. Coordenadoras: Profa. Dra. Luciana Sayuri Sanada, Profa. Dra. Dayane Montemezzo, Profa. Dra. Anelise Sonza
Escola de postura e abordagens de avaliação, orientação e intervenção postural e cultura
O programa de extensão visa proporcionar aos alunos uma abordagem terapêutica na coordenação de vivências em grupo e também por meio de técnicas e intervenções da fisioterapia, com foco na postura e prevenção de futuras dores e deformidades. Ainda, pretende oferecer serviço gratuito e de qualidade à população de maneira geral através de ações educativas, preventivas e de intervenção direta. A proposta deste programa de extensão será dividida em três ações: A) primeira englobará avaliação e atendimento completo de fisioterapia, realizado pelos acadêmicos a comunidade, através da escola de postura (EDP) para crianças e adolescentes de programas sociais, vulnerabilidade social ou comunidade; B) a segunda ação será uma ação educativa e preventiva com orientações sobre a postura para a comunidade a ser realizada no parque de Coqueiros/Florianópolis; C) a terceira ação fará a conexão de dois importantes centros da UDESC, um da área da saúde, CEFID e o centro de artes, CEART, com rodas de conversa com especialistas das áreas da saúde e arte/cultura sobre temáticas relacionadas à postura e pediatria, com projeção de filmes. Como caráter de formação acadêmica, este programa tem como objetivo proporcionar aos discentes do curso de Fisioterapia um embasamento maior na área da fisioterapia ortopédica e traumatológica, melhorando o processo de avaliação fisioterápica e consequentemente, o tratamento oferecido por este profissional; ainda, busca melhora na de qualidade de vida dos indivíduos da comunidade participantes dessas ações. Promoção da arte e cultura com debates envolvendo a área da saúde e cinema. Coordenadoras: Profa. Dra. Anelise Sonza, Profa. Dra. Dayane Montemezzo, Profa. Dra. Luciana Sayuri Sanada.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.