MABC-2: O Movement Assessment Battery for Children – Segunda Edição - MABC-2 Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças, criado por Henderson e Sugden, (1992) no Reino Unido,é um protocolo de testes desenvolvido para avaliar o desempenho motor de crianças de 3 a 16 anos. Este consiste em duas partes independentes: uma bateria de teste motor (MABC-2 teste motor) e um questionário na forma de uma lista de checagem (MABC-2 Checklist). De acordo com Henderson, Sugden e Barnett (2007), o MABC-2 tem se tornado o teste mais usado para identificar a presença ou não de problemas motores nas crianças. Os testes motores procuram avaliar habilidades motoras em três subsecções contendo 8 itens por idade: (Destreza Manual, Lançar e Receber- com a bola e Equilíbrio Estático e Dinâmico).
KTK: O teste korperkoordinations test fur Kinder – KTK é composto por quatro provas, todas visando à caracterização de aspectos da coordenação corporal total e o domínio corporal em crianças de 3 a 14 anos de idade (KIPHARD e SCHILLING, 1974) composto por: traves de equilíbrio (EQ); salto monopedais (SM); saltos laterais (SL) e transferências sobre plataformas (TP). O ktk faz uso das mesmas tarefas para várias idades, o conteúdo das tarefas devem apresentar dificuldades acrescidas conforme o aumento da idade dos participantes. A diferenciação por idade, por exemplo, é alcançada seguindo os critérios: aumento da velocidade, maior precisão na execução ou medida, em função do maior número de tentativas.
BOT 2:Teste de proficiência motora Bruininks-Oseretsky, 2ª Edição (TBO-2) A versão revista do TBO-2 avalia a proficiência motora de crianças e adolescentes de quatro a 21 anos, com desenvolvimento motor convencional ou com perturbação ligeira no desenvolvimento motor. O instrumento é composto por um conjunto de tarefas que permitem avaliar as competências motoras global e fina, estruturadas em 8 sub-testes: precisão motora fina, integração motora fina, destreza manual, coordenação bilateral, equilíbrio, velocidade de corrida e agilidade, coordenação dos membros superiores e força.
PROESP: O Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) é um observatório permanente de indicadores de crescimento e desenvolvimento corporal, motor e do estado nutricional de crianças e jovens entre 7 e 17 anos. Com o objetivo de auxiliar os professores de educação física na avaliação desses indicadores, o PROESP-BR propõe, através de um método, a realização de programa cujas medidas e testes podem ser realizados na maioria das escolas brasileiras.
Pedígrafo: O pedígrafo é utilizado para verificar a base de apoio plantar, é um instrumento que através da pressão plantar, se tem a identificação do tipo de pé (Plano, Normal e Cavo) e por consequência o tipo de pisada (Neutra, Pronada e Supinada).
Banco de Wells: Usado na avaliação física, como um teste de flexibilidade para medir a amplitude do alongamento da parte posterior do tronco e pernas, por ser um teste confiável e reprodutível na prática da avaliação física ele é amplamente utilizado pelos profissionais, o que possibilita, prevenir e estabelecer um tratamento precoce e adequado.
Monitor de frequência cardíaca: É um computador de treino (que é preso ao pulso como um relógio) que exibe e grava a frequencia cardíaca (FC) e outros dados durante o exercício. Acompanha o transmissor Polar WearLink que envia o sinal de FC para o computador de treino. Inclui um conector uma tira elástica e o software Polar ProTrainer5 que permite planejar com antecedência a sessão de exercício e transferir as definições para o o computador de treino, mantendo um diário de treino. Auxília na prescrição de exercícios, gerando treinos com a intensidade adequada e fornecendo informações detalhadas sobre o desempenho do indivíduo.
Plicômetro: Montagem em base de alumínio com revestimento epoxi. Cabo e protetor em nylon technyl. Ponteiras (fixas) não metálicas. Molas em aço zincado. Relógio de alta precisão.
Outros: O laboratório conta ainda com outros equipamentos como balança, cronômetro, estadiômetro e trenas.
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