Disciplinas obrigatórias:
Percepção Musical I
Ementa: Estudo dos aspectos melódicos focalizando a tonalidade (graus conjuntos). Estudo dos aspectos rítmicos em compassos simples (binários, ternários e quaternários). Apreciação de timbres de instrumentos individuais. Estudo dos aspectos harmônicos envolvendo a identificação de tríades maiores, menores e suas inversões, e encadeamentos de I e V graus. Audições comentadas com ênfase em ritmos de diferentes culturas e no repertório de música popular brasileira.
Teoria Musical
Ementa: Revisão crítica de teoria elementar da música; estudo dos fundamentos da tonalidade e as diferentes teorias da harmonia; estudo do sistema tonal e das funções harmônicas básicas; exercícios de encadeamento de acordes e condução de vozes; princípios de polifonia.
Prática Coral I
Ementa: A prática da música vocal em conjunto. Desempenho vocal: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. Grupos vocais. Estudo de repertório coral a cappella e/ou com acompanhamento instrumental. Realização de obras corais de épocas variadas.
História da Música I
Ementa: Introdução à história da música e à musicologia histórica. A música em culturas não ocidentais. A teoria musical na Grécia Antiga. A música na Idade Média: características gerais, eventos musicais significativos, fontes documentais, bibliografia. O séc. XV e a transição para a música Renascentista.
Piano I
Ementa: Fundamentos da técnica e interpretação para o desempenho ao piano. Técnicas de leitura e de estudo. Realização de repertório de diferentes períodos, do barroco ao contemporâneo, incluindo obras de autores brasileiros.
Violão I
Ementa: Estudos de técnica, mecanismo, sonoridade e recursos expressivos do instrumento visando a execução de repertório progressivo em nível médio de complexidade e dificuldade.
Violino I
Ementa: Fundamentos da técnica e interpretação para o desempenho do violino. Técnicas de leitura e de estudo. Repertório com obras de diferentes períodos históricos.
Viola I
Ementa: Fundamentos da técnica e interpretação para o desempenho da Viola. Técnicas de leitura e de estudo. Repertório com obras de diferentes períodos históricos.
Violoncelo I
Ementa: Fundamentos da técnica e interpretação para o desempenho do Violoncelo. Técnicas de leitura e de estudo. Repertório com obras de diferentes períodos históricos.
Atividade Artística I
Ementa: Prática da experiência de palco referente ao repertorio realizado na primeira fase da opção do bacharelado.
Bases Anátomo-fisiológicas do Movimento
Ementa: Estudo anátomo-fisiológico do sistema ostio-mio-articular, princípios da mecânica aplicados ao movimento humano, anátomo-fisiologia da postura, bases anatômicas, fisiológicas e ergonômicas do movimento humano.
Percepção Musical II
Ementa: Estudo dos aspectos melódicos baseados nos modos litúrgicos. Estudo dos aspectos rítmicos em compassos simples e compostos (binários, ternários e quaternários), sincopas e pausas. Apreciação de timbres de duetos compostos por instrumentos diferentes. Estudo dos aspectos harmônicos envolvendo a identificação de acordes aumentados e diminutos e encadeamentos de I, IV e V graus. Audições comentadas com ênfase na música vocal.
Harmonia
Ementa: Estudo das estruturas harmônicas no âmbito da música tonal; exercícios de encadeamento de acordes nas várias funções harmônicas; ampliação do campo da tonalidade através do uso de dominantes secundárias, e acordes com tensões; exercícios de escrita musical.
Prática Coral II
Ementa: Aprimoramento da prática da música vocal em conjunto. Desempenho vocal: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. Questões de estilo na música vocal em grupo. Estudo de repertório coral a cappella e/ou com acompanhamento instrumental através da audição e realização de obras corais de épocas variadas.
História da Música II
Ementa: Renascimento: características gerais e correntes musicais. Compositores e obras significativos. O Barroco: origens e desenvolvimento dos principais gêneros de música vocal e instrumental. Fontes documentais e bibliografia sobre esses períodos. Principais compositores e obras.
Piano II
Ementa: Estudo de mecanismos técnico-musicais para o desempenho pianístico. Técnicas de leitura e de estudo. Realização de repertório de diferentes períodos, do barroco ao contemporâneo, incluindo obras de autores brasileiros.
Violão II
Ementa: Aprimoramento técnico, conceituação e prática do mecanismo e recursos expressivos do instrumento visando a execução de repertório progressivo de complexidade e dificuldade medianas; prática de leitura à primeira vista.
Violino II
Ementa: Estudo de mecanismos técnico-musicais para o desempenho violinístico. Técnicas de leitura e de estudo. Realização de repertório de diferentes períodos históricos. Escalas maiores em três oitavas.
Viola II
Ementa: Estudo de mecanismos técnico-musicais para o desempenho violístico. Técnicas de leitura e de estudo. Realização de repertório de diferentes períodos históricos. Escalas maiores em três oitavas.
Atividade Artística II
Ementa: Prática da experiência de palco referente ao repertorio realizado na segunda fase da opção do bacharelado.
Violoncelo II
Ementa: Estudo de mecanismos técnico-musicais para o desempenho violoncelístico. Técnicas de leitura e de estudo. Realização de repertório de diferentes períodos históricos. Escalas maiores em três oitavas.
Bases Neuro-mecânicas do Movimento
Ementa: O controle e aprendizado motor. Tipos de movimentos. Aspectos gerais da neuroanatomia relacionada ao controle motor. Aspectos gerais da neurofisiologia do córtex cerebral, do cerebelo, dos núcleos ou gânglios da base, das vias ascendentes e descendentes, da medula espinhal. Métodos para análise do movimento. Análise qualitativa.
Leitura à Primeira Vista
Ementa: Exposição teórica dos fundamentos básicos para o desenvolvimento da leitura musical. Aplicação prática dos conceitos teóricos apresentados para a realização de leitura à primeira vista. Desenvolvimento da prática da leitura em estilos e conjuntos variados.
Percepção Musical III
Ementa: Estudo melódico dos aspectos relacionados a modulações simples. Estudo dos aspectos rítmicos envolvendo polirritmia e independência motora bem como sincopas e pausas em compassos compostos. Apreciação de timbres de trios compostos por instrumentos diferentes. Estudo dos aspectos harmônicos envolvendo a identificação de acordes complexos e encadeamentos de I, II, IV e V graus. Audições comentadas com ênfase na música de câmara e em grupos instrumentais de diferentes culturas.
Harmonia e Contraponto
Ementa: Estudo do desenvolvimento da harmonia tonal a partir do romantismo, envolvendo acordes alterados e modulações; harmonia expandida e os limites da tonalidade; contraponto modal e tonal.
História da Música III
Ementa: Características gerais da música da segunda metade do séc. XVIII. Pré-Classicismo e Classicismo. O desenvolvimento da forma. Beethoven e a transição para o período romântico. Características gerais da música no séc. XIX, principais compositores e obras.
Música de Câmara I
Ementa: Prática de leitura musical em conjunto, duos. Princípios básicos de prática camerística.
Prática de Regência I
Ementa: A regência na história. As diversas funções da regência e do regente. A regência coral. Tipos de agrupamento vocal, distribuição das vozes, organização e localização dos naipes de um coral. Postura corporal. Os gestos básicos da regência. A organização física. Marcação de compassos. Convenções da regência. Entradas e cortes. A regência aplicada em peças musicais diversas.
Piano III
Ementa: Desenvolvimento de aspectos técnico-musicais aplicados ao repertório. Realização de repertório de diferentes períodos, do barroco ao contemporâneo, incluindo obras de autores brasileiros.
Violão III
Ementa: Estudo progressivo e ordenado do instrumento aplicado a um repertório representativo, abrangendo épocas, estilos, formas e estruturas variadas, em nível superior de complexidade e dificuldade; mecanismos de digitação aplicados ao repertório estudado; técnicas de fraseado.
Violino III
Ementa: Desenvolvimento de questões técnico-musicais aplicadas ao repertório. Estudo e realização dos golpes de arco: detaché, legato, martellé, collé, spiccato e sautillé.
Viola III
Ementa: Desenvolvimento de questões técnico-musicais aplicadas ao repertório. Estudo e realização dos golpes de arco: detaché, legato, martellé, collé, spiccato e sautillé.
Violoncelo III
Ementa: Desenvolvimento de questões técnico-musicais aplicadas ao repertório. Estudo e realização dos golpes de arco: detaché, legato, martellé, collé, spiccato e sautillé.
Atividade Artística III
Ementa: Prática da experiência de palco referente ao repertorio realizado na terceira fase da opção do bacharelado.
Repertório Pianístico I
Ementa: Apresentação e ampliação do repertório pianístico: solo, música de câmara e música de concerto. Repertório com obras de diferentes períodos históricos. Ênfase em obras dos períodos barroco e clássico.
Repertório do Violão I
Ementa: Estudo da literatura para violão e instrumentos de cordas dedilhadas correlatos: Renascença, Barroco, Século XIX. Audições comentadas. Estudo das particularidades de notação e estilo de cada época.
Repertório do Violino I
Ementa: Apresentação e ampliação do repertório do violino: solo, música de câmara e música de concerto. Repertório com obras de diferentes períodos históricos. Ênfase em obras dos períodos barroco e clássico.
Repertório da Viola I
Ementa: Apresentação e ampliação do repertório da viola: solo, música de câmara e música de concerto. Repertório com obras de diferentes períodos históricos. Ênfase em obras dos períodos barroco e clássico.
Repertório do Violoncelo I
Ementa: Apresentação e ampliação do repertório do violoncelo: solo, música de câmara e música de concerto. Repertório com obras de diferentes períodos históricos. Ênfase em obras dos períodos barroco e clássico.
Percepção Musical IV
Ementa: Estudo de trechos melódico que enfoquem notas de passagem e cromatismos. Estudo dos aspectos rítmicos envolvendo mudança métrica em compassos simples. Apreciação timbrística dos naipes de instrumentos de orquestra. Estudo dos aspectos harmônicos envolvendo a identificação de acordes complexos e encadeamentos de I, II, IV, V e VII graus. Audições comentadas com ênfase na música orquestral de diferentes períodos e culturas.
Análise Musical I
Ementa: O campo da análise musical: panorama das principais técnicas e modelos analíticos; princípios básicos da análise musical no repertório tonal; fraseologia e análise motívica; estudo das formas musicais; leituras orientadas, audições comentadas e exercícios de análise musical.
História da Música IV
Ementa: A transição do séc. XIX para o séc. XX: Mahler e Strauss e o pósromantismo germânico; Debussy e o neoclassicismo na França. Características gerais da música na 1a metade do séc. XX: o nacionalismo e as novas relações com a música popular e folclórica; o neoclassicismo; a música atonal e o dodecafonismo de Schoenberg.
Música de Câmara II
Ementa: Desenvolvimento da linguagem corporal como um meio de comunicação através do instrumento. Princípios básicos de interpretação e estilos.
Piano IV
Ementa: Desenvolvimento técnico-musical progressivo aplicado ao repertório. Realização de repertório de diferentes períodos, do barroco ao contemporâneo, incluindo obras de autores brasileiros.
Violão IV
Ementa: Introdução ao estudo das formas musicais mais complexas tais como a suíte, a sonata, a fuga e o concerto, dentro do repertório de obras originais para o violão; orientação para elaboração e performance de recital; preparação técnica, musical e psicológica para a performance em público: solo e música de câmara.
Violino IV
Ementa: Desenvolvimento progressivo de questões técnico-musicais aplicadas ao repertório. Estudo de obras de diferentes períodos históricos. Aprimoramento da interpretação. Escalas menores melódicas e harmônicas em três oitavas.
Viola IV
Ementa: Desenvolvimento progressivo de questões técnico-musicais aplicadas ao repertório. Estudo de obras de diferentes períodos históricos. Aprimoramento da interpretação. Escalas menores melódicas e harmônicas em três oitavas.
Violoncelo IV
Ementa: Desenvolvimento progressivo de questões técnico-musicais aplicadas ao repertório. Estudo de obras de diferentes períodos históricos. Aprimoramento da interpretação. Escalas menores melódicas e harmônicas em três oitavas.
Atividade Artística IV
Ementa: Prática da experiência de palco referente ao repertorio realizado na quarta fase da opção do bacharelado.
Introdução à Musicologia e Etnomusicologia
Ementa: O campo da Musicologia e da Etnomusicologia, definições e debates; teoria, método e pesquisa em Musicologia e Etnomusicologia; interdisciplinaridade e conexões com outras áreas da Música e das Artes; leituras orientadas e discussões sobre temas fundamentais da área. Musicologia e Etnomusicologia no Brasil.
Repertório Pianístico II
Ementa: Apresentação e ampliação do repertório pianístico: solo, música de câmara e música de concerto. Repertório com obras de diferentes períodos históricos. Ênfase em obras dos períodos romântico, contemporâneo.
Repertório do Violão II
Ementa: Estudo da literatura para violão: séculos XX e XXI, Música LatinoAmericana, Música Brasileira (incluindo violão popular brasileiro). Audições comentadas. Estudo das particularidades de notação e estilo de cada época.
Repertório do Violino II
Ementa: Apresentação e ampliação do repertório do violino: solo, música de câmara e música de concerto. Repertório com obras de diferentes períodos históricos. Ênfase em obras dos períodos romântico e contemporâneo.
Repertório da Viola II
Ementa: Apresentação e ampliação do repertório da viola: solo, música de câmara e música de concerto. Repertório com obras de diferentes períodos históricos. Ênfase em obras dos períodos romântico e contemporâneo.
Repertório do Violoncelo II
Ementa: Apresentação e ampliação do repertório do violoncelo: solo, música de câmara e música de concerto. Repertório com obras de diferentes períodos históricos. Ênfase em obras dos períodos romântico e contemporâneo.
Percepção Musical V
Ementa: Estudos melódicos com contracanto na linha do baixo, na intermediária e contracanto passivo. Estudo dos aspectos rítmicos envolvendo mudança métrica entre compassos compostos e simples e composto com a divisão constante. Apreciação timbrística de instrumentos de culturas não ocidentais. Estudo dos aspectos harmônicos envolvendo a identificação de acordes complexos e encadeamentos de I, II, III, IV, V e VI graus. Audições comentadas com ênfase em músicas tradicionais do mundo.
Análise Musical II
Ementa: Estudo de técnicas de análise aplicadas a períodos e repertórios específicos; leituras orientadas, audições comentadas e exercícios de análise musical.
História da Música V
Ementa: A música do pós-guerra à atualidade. Principais desenvolvimentos nos anos 40 e 50: o serialismo integral, a música concreta, eletrônica e eletroacústica, a música aleatória. O retorno a procedimentos tradicionais nos anos 60 e o ecletismo nas últimas décadas do século. Fontes sobre a música na atualidade.
Música de Câmara III
Ementa: Estudo das diversas formas musicais no contexto histórico. Prática de conjunto, duos, trios e quartetos.
Piano V
Ementa: Desenvolvimento progressivo de questões técnico-musicais aplicadas ao repertório. Realização de repertório de diferentes períodos, do barroco ao contemporâneo, incluindo obras de autores brasileiros.
Violão V
Ementa: Estudo abrangente de conceitos, recursos e elementos técnicointerpretativos visando sua aplicação prática na performance do repertório do instrumento; transcrição e execução de obras originais para instrumentos de cordas dedilhadas precursores do violão; técnicas de arranjo e execução de obras para outros instrumentos.
Violino V
Ementa: Desenvolvimento progressivo de questões técnico-musicais aplicadas ao repertório. Arpejos em três oitavas.
Viola V
Ementa: Desenvolvimento progressivo de questões técnico-musicais aplicadas ao repertório. Arpejos em três oitavas.
Violoncelo V
Ementa: Desenvolvimento progressivo de questões técnico-musicais aplicadas ao repertório. Arpejos em três oitavas.
Atividade Artística V
Ementa: Prática da experiência de palco referente ao repertorio realizado na quinta fase da opção do bacharelado.
Métodos e técnicas de pesquisa
Ementa: Metodologias de pesquisa em artes, ciências humanas e ciências sociais. Técnicas de pesquisa científica. Pesquisa de campo.
Didática do Instrumento - Piano I
Ementa: Estudo de diferentes abordagens para o ensino do piano. Escolas, métodos e técnicas. Desenvolvimento de técnicas específicas para a atividade didática. Ênfase nos níveis elementar e intermediário.
Didática do Instrumento - Violão I
Ementa: Estudo de diferentes abordagens para o ensino do violão. Escolas, métodos e técnicas. Desenvolvimento de técnicas específicas para a atividade didática. Ênfase nos níveis elementar e intermediário.
Didática do Instrumento - Violino I
Ementa: Estudo de diferentes abordagens para o ensino do violino. Escolas, métodos e técnicas. Desenvolvimento de técnicas específicas para a atividade didática. Ênfase nos níveis elementar e intermediário.
Didática do Instrumento - Viola I
Ementa: Estudo de diferentes abordagens para o ensino da viola. Escolas, métodos e técnicas. Desenvolvimento de técnicas específicas para a atividade didática. Ênfase nos níveis elementar e intermediário.
Didática do Instrumento - Violoncelo I
Ementa: Estudo de diferentes abordagens para o ensino do violoncelo. Escolas, métodos e técnicas. Desenvolvimento de técnicas específicas para a atividade didática. Ênfase nos níveis elementar e intermediário.
Percepção Musical VI
Ementa: Estudo da ativação rítmica da melodia e pulsação sincopada brasileira. Estudo dos aspectos rítmicos envolvendo a polirritmia. Apreciação timbrística de instrumentos de culturas latino-americanas. Estudo dos aspectos harmônicos envolvendo a identificação de dominantes secundárias de IV e VI e VI. Audições comentadas com ênfase na música latino-americana.
Análise Musical III
Ementa: Estudo das implicações entre análise musical e interpretação; questões sobre a produção de textos de análise musical; leituras orientadas, audições comentadas e exercícios de análise musical.
História da Música no Brasil
Ementa: A historiografia da música brasileira e as fontes documentais. Principais fases do processo histórico da música no Brasil: a atuação das ordens religiosas nos sécs. XVI e XVII; Minas Gerais no séc. XVIII; A vinda da Família Real e suas implicações no gosto musical; o séc. XIX e o Romantismo no Brasil; o Nacionalismo no início do séc. XX; Koellreuter e a Música Viva; o ecletismo nas últimas décadas do século XX.
Música de Câmara IV
Ementa: Estudo do Repertorio camerístico para diferentes agrupamentos musicais. Desenvolvimento progressivo da prática camerística. Estudo da interpretação e dos estilos.
Piano VI
Ementa: Desenvolvimento progressivo de técnicas pianísticas aplicadas ao repertório. Estudo e aprimoramento de obras de diferentes períodos históricos. Estudo de obra para piano e orquestra.
Violão VI
Ementa: Estudo abrangente de conceitos, recursos e elementos técnicointerpretativos visando sua aplicação prática na performance de repertório do instrumento; transcrição e execução de obras originais para instrumentos de cordas dedilhadas precursores do violão; a herança histórica do violão, compreendida através de gravações e bibliografia especializada.
Violino VI
Ementa: Desenvolvimento progressivo de técnicas violinísticas aplicadas ao repertório. Estudo e aprimoramento de obras de diferentes períodos históricos. Recital.
Viola VI
Ementa: Desenvolvimento progressivo de técnicas violísticas aplicadas ao repertório. Estudo e aprimoramento de obras de diferentes períodos históricos. Recital.
Violoncelo VI
Ementa: Desenvolvimento progressivo de técnicas violoncelísticas aplicadas ao repertório. Estudo e aprimoramento de obras de diferentes períodos históricos. Recital.
Atividade Artística VI
Ementa: Ementa: Prática da experiência de palco referente ao repertorio realizado na sexta fase da opção do bacharelado.
Pesquisa em Música
Ementa: Introdução à pesquisa nas diversas sub-áreas de produção de conhecimento em música, tais como análise, composição, educação musical, etnomusicologia, musicologia, práticas interpretativas e outras.
Didática do Instrumento - Piano II
Ementa: Estudo de diferentes abordagens para o ensino do piano. Escolas, métodos e técnicas. Desenvolvimento de técnicas específicas para a atividade didática. Ênfase nos níveis intermediário e avançado.
Didática do Instrumento - Violão II
Ementa: Estudo de diferentes abordagens para o ensino do violão. Escolas, métodos e técnicas. Desenvolvimento de técnicas específicas para a atividade didática. Ênfase nos níveis intermediário e avançado.
Didática do Instrumento - Violino II
Ementa: Estudo de diferentes abordagens para o ensino do violino. Escolas, métodos e técnicas. Desenvolvimento de técnicas específicas para a atividade didática. Ênfase nos níveis intermediário e avançado.
Didática do Instrumento - Viola II
Ementa: Estudo de diferentes abordagens para o ensino da viola. Escolas, métodos e técnicas. Desenvolvimento de técnicas específicas para a atividade didática. Ênfase nos níveis intermediário e avançado.
Didática do Instrumento - Violoncelo II
Ementa: Estudo de diferentes abordagens para o ensino do violoncelo. Escolas, métodos e técnicas. Desenvolvimento de técnicas específicas para a atividade didática. Ênfase nos níveis intermediário e avançado.
Análise Musical IV
Ementa: Debates e problemas teóricos da análise musical; questões sobre a produção de textos de análise musical; leituras orientadas, audições comentadas e exercícios de análise musical.
Piano VII
Ementa: Aprimoramento técnico-musical e realização de obra para piano e orquestra.
Violão VII
Ementa: Estudo das formas musicais mais complexas tais como a suíte, a sonata, a fuga e o concerto, dentro do repertório de obras originais para o violão e de transcrições; peculiaridades da linguagem musical contemporânea do violão; orientação para elaboração e performance de recital; preparação técnica, musical e psicológica para a performance em público: concerto com orquestra.
Violino VII
Ementa: Aprimoramento técnico-musical e escalas em quatro oitavas.
Viola VII
Ementa: Aprimoramento técnico-musical e escalas em quatro oitavas.
Violoncelo VII
Ementa: Aprimoramento técnico-musical e escalas em quatro oitavas.
Atividade Artística VII
Ementa: Prática da experiência de palco referente ao repertorio realizado na setima fase da opção do bacharelado.
Prática Artístico-Pedagógica I
Ementa: Atuação em projetos artísticos e de ensino do instrumento. Prática artística em ciclos de recitais públicos. Prática Pedagógica. A disciplina será desenvolvida em dois semestres, articulada à Prática Artístico-Pedagógica II.
Introdução à Gravação
Ementa: Fundamentos básicos de áudio e acústica musical. Introdução à informática musical: áudio analógico e áudio digital, programas de gravação, edição, tratamento e processamento de áudio digital. Equipamentos e processadores de áudio (microfones, mesas de som, pré-amplificadores, processadores de efeitos, processadores dinâmicos). O processo de produção musical: as diversas fases do processo de produção fonográfica.
Projeto de pesquisa
Ementa: Planejamento da pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Redação de relatório de pesquisa.
Piano VIII
Ementa: Recital de aproximadamente sessenta (60) minutos com obras de diferentes períodos, incluindo peça de autor brasileiro.
Violão VIII
Ementa: Estudo das formas musicais mais complexas tais como a suíte, a sonata, a fuga e o concerto, dentro do repertório de obras originais para o violão e de transcrições; peculiaridades da linguagem musical contemporânea do violão; orientação para elaboração e performance de recital; preparação técnica, musical e psicológica para a performance em público: concerto com orquestra. Recital de aproximadamente sessenta (60) minutos incluindo obras de diferentes períodos. Inclusão de peça de autor brasileiro.
Violino VIII
Ementa: Recital de aproximadamente sessenta (60) minutos incluindo obras de diferentes períodos. Inclusão de peça de autor brasileiro.
Viola VIII
Ementa: Recital de aproximadamente sessenta (60) minutos incluindo obras de diferentes períodos. Inclusão de peça de autor brasileiro.
Violoncelo VIII
Ementa: Recital de aproximadamente sessenta (60) minutos incluindo obras de diferentes períodos. Inclusão de peça de autor brasileiro.
Atividade Artística VIII
Ementa: Prática da experiência de palco referente ao repertorio realizado na oitava fase da opção do bacharelado.
Prática Artístico-Pedagógica II
Ementa: Disciplina articulada à Prática Artístico-Pedagógica I. Atuação em projetos artísticos e de ensino do instrumento.
TCC
Ementa: Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso.
Disciplinas eletivas:
Acústica Musical
Ementa: Princípios e fundamentos da acústica aplicada à música. Características físicas do som. Parâmetros do som. Transmissão dos sons e seus efeitos na percepção. Fisiologia da escuta e psicoacústica. Escalas, afinações e temperamento. Acústica dos instrumentos musicais. A geração eletrônica do som.
Antropologia Cultural
Ementa: Introdução à antropologia. Alteridade. Cultura. Identidade.
Arranjo I
Ementa: Teorias de arranjo musical; instrumentação; introdução a técnicas de arranjo para diversas formações vocais e/ou instrumentais; planejamento e desenvolvimento de arranjos.
Arranjo II
Ementa: Técnicas de arranjo; introdução à orquestração; estudo de texturas e timbre no arranjo; arranjo, transcrição, adaptação e composição.
Arranjo III
Ementa: Técnicas harmônicas e contrapontísticas para arranjo; estudo analítico de arranjos ; orquestração; elaboração temática no arranjo; problemas de notação.
Arranjo IV
Ementa: Técnicas avançadas de arranjo; desenvolvimento de projetos de arranjo.
Baixo-contínuo I
Ementa: Introdução ao baixo-contínuo. Princípios básicos de realização de acordes. Harmonização de baixos simples.
Baixo-contínuo II
Ementa: A realização do baixo-contínuo na música italiana, francesa e alemã. Realização do baixo-contínuo em repertório de música de câmara do período.
Camerata de Violões I
Ementa: Prática de música para conjunto variados de violões, a saber: duos, trios, quartetos e conjuntos maiores. Técnicas de ensaio e performance em grupo. Estudo de particularidades do ataque e da sonoridade do violão no contexto da música em grupo. Pesquisa de repertório. Estudo e elaboração de transcrições e arranjos.
Camerata de Violões II
Ementa: Prática de música para conjunto variados de violões, a saber: duos, trios, quartetos e conjuntos maiores. Técnicas de ensaio e performance em grupo. Estudo de particularidades do ataque e da sonoridade do violão no contexto da música em grupo. Pesquisa de repertório. Estudo e elaboração de transcrições e arranjos.
Camerata de Violões III
Ementa: Prática de música para conjunto variados de violões, a saber: duos, trios, quartetos e conjuntos maiores. Técnicas de ensaio e performance em grupo. Estudo de particularidades do ataque e da sonoridade do violão no contexto da música em grupo. Pesquisa de repertório. Estudo e elaboração de transcrições e arranjos.
Camerata de Violões IV
Ementa: Prática de música para conjunto variados de violões, a saber: duos, trios, quartetos e conjuntos maiores. Técnicas de ensaio e performance em grupo. Estudo de particularidades do ataque e da sonoridade do violão no contexto da música em grupo. Pesquisa de repertório. Estudo e elaboração de transcrições e arranjos.
Camerata de Violões V
Ementa: Prática de música para conjunto variados de violões, a saber: duos, trios, quartetos e conjuntos maiores. Técnicas de ensaio e performance em grupo. Estudo de particularidades do ataque e da sonoridade do violão no contexto da música em grupo. Pesquisa de repertório. Estudo e elaboração de transcrições e arranjos.
Camerata de Violões VI
Ementa: Prática de música para conjunto variados de violões, a saber: duos, trios, quartetos e conjuntos maiores. Técnicas de ensaio e performance em grupo. Estudo de particularidades do ataque e da sonoridade do violão no contexto da música em grupo. Pesquisa de repertório. Estudo e elaboração de transcrições e arranjos.
Composição I
Ementa: Estudos dos aspectos melódicos - organização e estrutura. A construção de temas. Técnicas de Composição Linear. Formação de escalas sintéticas. Escalas hexatônicas, pentatônicas, cromáticas, modais. Fundamentos da Forma Musical. Introdução às técnicas de extrapolação rítmica.
Composição II
Ementa: Estudos dos aspectos rítmicos - organização e estrutura. Técnicas avançadas de extrapolação rítmica. Tipos de textura – monofonia, homofonia, polifonia, pontilhismo. Introdução à pré-elaboração formal. Tópicos em notação musical dos séculos XX-XXI. Tópicos em técnicas expandidas em diferentes instrumentos nos séculos XX-XXI.
Composição III
Ementa: Tópicos sobre o ritmo em musicas não ocidentais. Técnicas de préelaboração formal. Utilização de recursos extra-musicais como impetus composicional (poesia, pintura, arquitetura etc). Estudos avançados sobre a notação musical dos séculos XX-XXI.
Composição IV
Ementa: Estudos independentes em composição.
Editoração Musical
Ementa: Estudo da música em relação aos seus métodos de escrita e representação. Os primeiros sistemas de notação. O desenvolvimento da notação musical ocidental. Métodos de notação na música contemporânea. Utilização do computador como ferramenta para a notação musical. Software FINALE, utilização prática, principais comandos e funções; os diversos sistemas de entrada de notas (Speed Entry, Note Entry, Simple Entry, HyperScribe, MIDIFiles, MIDIScan), ferramentas de edição, sinais de expressão, ligaduras, espaçamento, recursos diversos. A imprensa musical. O processo de publicação musical. A questão dos direitos autorais e da propriedade intelectual.
Educação Física Curricular - Atividade Física e Saúde I
Ementa: Estilo de vida e os fundamentos da aptidão física relacionada à saúde; o conhecimento do corpo articulado à totalidade do processo social.
Educação Física Curricular - Atividade Física e Saúde II Ementa: Princípios básicos do condicionamento físico; Planejamento em atividade física e ergonomia profissional.
Estética e Filosofia da Arte
Ementa: Fundamentos filosóficos da experiência estética, da produção e da leitura da obra de arte ao longo dos tempos. Identificação dos problemas centrais da linguagem artística.
Estudos Avançados em Análise Musical I
Ementa: Estudo de modelos analíticos e análise de obras e repertórios específicos.
Estudos Avançados em Análise Musical II
Ementa: Estudo avançado de modelos analíticos e análise de obras e repertórios específicos.
Estudos Avançados em História da Música I
Ementa: Estudo de questões específicas relacionadas ao processo histórico da música no Ocidente.
Estudos Avançados em História da Música II
Ementa: Apreciação de obras significativas do repertório erudito ocidental.
Estudos Avançados em Música I
Ementa: Estudos programados orientados para temáticas específicas na área de música.
Estudos Avançados em Música II
Ementa: Investigação de temáticas teóricas e/ou metodológicas em uma ou mais das diferentes sub-áreas da Música.
Estudos Avançados em Práticas Interpretativas I
Ementa: Aspectos da interpretação musical. Estudos intermediários de diretrizes estilísticas e técnicas da realização instrumental de repertório de períodos e gêneros musicais selecionados.
Estudos Avançados em Práticas Interpretativas II
Ementa: Aspectos da interpretação musical. Estudos avançados de diretrizes estilísticas e técnicas da realização instrumental de repertório de períodos e gêneros musicais selecionados.
Etnomusicologia
Ementa: Introdução ao pensamento antropológico aplicado ao estudo das músicas do mundo. Diversidade musical e relativismo. Músicas de povos tradicionais. Música Indígena. Etnografia da música. Desenvolvimentos recentes da Etnomusicologia. Estudos sobre as músicas ocidentais. Etnomusicologia das músicas populares. Trabalho de campo, direitos autorais e ética em Etnomusicologia.
Excertos de Orquestra I
Ementa: Estudo e prática de repertório padrão de audições para ingresso em orquestras. Prática de repertório de nível médio.
Excertos de Orquestra II
Ementa: Estudo e prática de repertório padrão de audições para ingresso em orquestras.. Prática de repertório de nível avançado.
Excertos de Orquestra III
Ementa: Desenvolvimento de habilidades específicas para a realização de repertório envolvendo música para orquestra em diferentes idiomas, estilos, autores e épocas. Estudo e prática de repertório padrão de audições para ingresso em orquestras. Prática de repertório de nível avançado.
Harmonia do Violão I
Ementa: Harmonia aplicada ao violão: estudo de fórmulas harmônicas, encadeamento de acordes, posição de acordes e harmonização com tríades.
Harmonia do Violão II
Ementa: Harmonia aplicada ao violão: Estudo de fórmulas harmônicas complexas, harmonização em quartas, rearmonização de canções, improvisação com acordes e noções de arranjo aplicadas ao violão. Baixo cifrado.
Harmonia de Teclado I
Ementa: Princípios de harmonia no teclado: montagem de acordes, campos harmônicos diatônicos maior e menor, progressões harmônicas, encadeamentos de acordes, modulações e transposições. Aplicação dos conceitos através de harmonizações e re-harmonizações de baixos e melodias. Análises harmônicas de obras do repertório pianístico.
Harmonia de Teclado II
Ementa: Fundamentos harmônicos em música popular. Concepções e procedimentos característicos de montagem de acordes. Prática de leitura de cifras e tensões. Elaboração de arranjos para piano. Prática de acompanhamento com ênfase nos gêneros populares brasileiros. Análises de músicas e interpretações / harmonizações / arranjos diversos.
História da Arte
Ementa: As manifestações artísticas da pré-história à atualidade.
História da Música Para Cinema
Ementa: Funções da música na narrativa cinematográfica; o trabalho colaborativo. Desenvolvimento histórico da música para o cinema, de suas origens no início do século XX até nossos dias. Tendências e escolas de composição da atualidade. A estética da música para cinema; a técnica da música para cinema, filme e forma musical. Sound design, efeitos sonoros, edição de som e pós-produção de áudio.
História da Música Popular
Ementa: Conceito de música pop/rock. A música pop/rock e a indústria fonográfica. Panorama histórico do desenvolvimento da música pop/rock de suas origens em fins do século XIX até o presente. Principais artistas, gêneros e obras significativas. Conceitos e características estilísticas de cada gênero e de seus subgêneros. Audição comentada de exemplos significativos dos diversos estilos.
História da Música Popular Brasileira
Ementa: Conceito de música popular brasileira. Panorama histórico do desenvolvimento da música popular brasileira, de fins do século XIX até o presente. Principais artistas, gêneros e obras significativas. Conceitos e características de cada gênero e de seus subgêneros. Audição comentada de exemplos significativos dos diversos estilos da música popular brasileira.
História da Ópera
Ementa: A Camerata Fiorentina e as origens da ópera; principais correntes e estilos de Monteverdi aos dias de hoje. Principais estilos. Compositores e obras representativos. A ópera no Brasil.
Improvisação I
Ementa: Princípios de Improvisação: variações, ornamentações, utilização de escalas, arpejos e motivos. Desenvolvimento de fluência através da prática de improvisação aberta a diversos gêneros musicais, eruditos e populares. Panorama prático e histórico da improvisação na música ocidental e a relação intérprete-compositor-improvisador.
Improvisação II
Ementa: Prática de conceitos de improvisação aplicados à música popular: centros tonais, arpejos com aproximações diatônicas e cromáticas, escalas, modos e outside. Formas e chorus. Aspectos estilísticos e fraseológicos de improvisação em diversos gêneros e estilos.
Introdução à Educação Musical Especial
Ementa: Políticas de inclusão – repercussões na escola contemporânea. Tendências metodológicas do trabalho com educação inclusiva no contexto brasileiro. Análise de processos de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Conexões entre educação especial e educação musical – preparando para a prática pedagógica inclusiva.
Introdução à Tecnologia Musical
Ementa: Estudo dos fundamentos da informática aplicada à música: a evolução da tecnologia e a música. Conceitos básicos de microcomputadores e software, transmissão de informações, fundamentos do áudio digital. MIDI. Software FINALE, utilização prática, principais comandos e funções. Aplicações avançadas em informática musical: programas aplicativos de seqüenciamento MIDI e de síntese sonora, sintetizadores virtuais, e outros softwares musicais.
Instrumento - Piano I
Ementa: Princípios básicos do instrumento para sua utilização como ferramenta auxiliar à formação musical do licenciando em música: conhecimento dos mecanismos e recursos do piano, iniciação à leitura no instrumento, noções de técnica e postura. Repertório erudito e popular de nível técnico iniciante. (solo e em grupo).
Instrumento - Piano II
Ementa: Aulas coletivas. Aprimoramento da técnica e da leitura ao piano; noções de harmonia aplicada ao instrumento; conceitos básicos de didática do piano; repertório erudito e popular de nível iniciante e intermediário (solo e em grupo).
Leitura de Quarteto de Cordas I
Ementa: Estudo de repertório instrumental. Desenvolvimento de habilidades específicas para a realização de leitura repertório de quarteto de cordas envolvendo música em diferentes idiomas, estilos, autores e épocas. Prática de repertório de nível básico.
Leitura de Quarteto de Cordas II
Ementa: Desenvolvimento de habilidades específicas para a realização de leitura do repertório de música de quarteto de cordas em diferentes, estilos, autores e épocas. Prática de repertório de nível médio.
Leitura de Quarteto de Cordas III
Ementa: : Desenvolvimento de habilidades específicas para a realização de leitura do repertório de música de quarteto de cordas em diferentes, estilos, autores e épocas. Prática de repertório de nível avamçado.
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
Ementa: Aspectos da língua de Sinais e sua importância: cultura e história. Identidade surda. Introdução aos aspectos lingüísticos na Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia, sintaxe. Noções básicas de escrita de sinais. Processo de aquisição da Língua de Sinais observando as diferenças e similaridades existentes entre esta e a Língua Portuguesa.
Música de Câmara V
Ementa: Preparação em conjunto para performance em recitais. Aprofundamento do repertório e de estilos musicais.
Música de Câmara VI
Ementa: Apresentação em recitais para ambientação com a prática profissional.
Música Eletroacústica I
Ementa: Estudo histórico e técnico da música eletroacústica. Precursores e pressupostos da música eletroacústica. Escolas históricas de música eletroacústica: a música concreta, a música eletrônica, a música computacional, a composição algorítmica. Análise e apreciação de obras eletroacústicas. Técnicas de composição: descrição das técnicas históricas de composição eletroacústica. Utilização de softwares de áudio e MIDI na realização de obras eletroacústicas.
Música Eletroacústica II
Ementa: Projetos de composição em música eletroacústica. Estudo de textos clássicos de compositores e teóricos da música eletroacústica. A música eletroacústica mista. Técnicas de espacialização do som e mixagem em múltiplos canais. Estudo das diversas técnicas de síntese e criação artificial de sons. Técnicas de composição: utilização de softwares de síntese e criação na realização de obras eletroacústicas.
Musicologia
Ementa: História da Musicologia. Princípios da musicologia e problemas relacionadas à pesquisa histórica em música. A historiografia da música brasileira e a musicologia no Brasil.
Prática Coral III
Ementa: Estudo de obras do repertório vocal em grupo incluindo diversos gêneros, autores e épocas. Aspectos interpretativos na música vocal em conjunto. Audição de 41 obras vocais. Aprimoramento da prática da música vocal em conjunto. Realização de obras vocais em grupo.
Prática Coral IV
Ementa: Audição e realização de obras do repertório vocal em grupo abrangendo diversos estilos, gêneros musicais, épocas e autores. Questões de interpretação da música vocal em grupo. Análise de repertório coral. A performance coral.
Prática Coral V
Ementa: Estudo e análise de repertório vocal em grupo com e sem acompanhamento instrumental. Aprimoramento da prática musical vocal em grupo, incluindo técnica e interpretação musical aplicadas a diversos tipos de repertório. Apresentações públicas.
Prática Coral VI
Ementa: Estudo e análise de repertório musical envolvendo agrupamentos vocais. Obras para vozes e instrumentos. Audição e realização de obras do repertório vocal em grupo com acompanhamento instrumental. Apresentações públicas.
Prática de Estúdio I
Ementa: Rotinas de uso laboratorial de sistemas elétricos e eletrônicos em situações de estúdio. Combinações experimentais de sistemas acústicos, sistemas MIDI e sistemas computadorizados de áudio digital. Exercícios de edição, mixagem e masterização utilizando processadores digitais.
Prática de Estúdio II
Ementa: Prática de estúdio e dinâmicas de treinamento e capacitação profissional em gravação, edição, mixagem e masterização. Sem conteúdos específicos prédeterminados, esta disciplina se destina à prática laboratorial, experimental e contínua. Prevê a produção, desenvolvimento, finalização e avaliação de projetos de áudio propostos pelos alunos e professores desta e de outras disciplinas do curso.
Prática de Regência II
Ementa: Aprimoramento dos gestos da regência coral. Marcação de compassos. Mudanças de compasso. Convenções da regência. Condução e expressividade. A prática da regência numa perspectiva educacional. A preparação do regente: aspectos musicais, estudo do repertório, aspectos sociais e psicológicos da prática musical em conjunto. Técnicas de ensaio. A regência aplicada em peças musicais variadas.
Prática de Regência III
Ementa: A regência como ferramenta para o educador musical. Desenvolvimento de técnicas de condução de ensaios de naipe e ensaios gerais. A preparação dos ensaios, a aplicação de estratégias, e a avaliação de resultados. Aprimoramento dos gestos da regência. Convenções da regência: elementos expressivos. Questões de interpretação do repertório coral e instrumental. A regência aplicada a peças a quatro ou mais vozes. A formação de grupos corais e/ou instrumentais em escolas e outras instituições.
Prática de Regência IV
Ementa: Estudo do repertório para grupos vocais e instrumentais. Critérios para escolha de repertório musical para coral e pequenos grupos musicais. Análise de repertório original e arranjos para grupos musicais diversos. Regência e educação musical. Aspectos da performance de regentes e de grupos musicais. A regência coral e instrumental aplicada a obras musicais de diversos estilos, gêneros e compositores.
Projetos Culturais
Ementa: Estudo dos mecanismos utilizados na realização de projetos culturais. Os elementos constituintes de um projeto. Planejamento e elaboração prática de projetos. Políticas culturais públicas e privadas. Fontes de recursos e de financiamentos para projetos. Leis de incentivo. Captação de recursos. Marketing, publicidade e relação com a mídia. Como funciona uma equipe de produção. Projetos específicos na área de música: gravação de CDs; apresentações e espetáculos musicais, publicações e tournées.
Psicologia da Educação
Ementa: Psicologia da educação: objeto de estudo, histórico: interações e significados. Dimensões sócio-psicológicas da educação. Psicologia, cultura e educação. Educação e subjetividade. Teorias em Psicologia da Aprendizagem. Psicologia do Desenvolvimento Humano: Dialética do desenvolvimento humano e educação.
Repertório Brasileiro
Ementa: Apresentação e ampliação do repertorio do instrumento: solo, música de câmara e musica de concerto, na música brasileira.
Sociologia da Educação
Ementa: Introdução à sociologia. Educação. Ideologia. Produção cultural.
Sound Design para o Teatro
Ementa: Histórico da utilização do som no teatro de suas origens até o presente. Funções do som no teatro. Funções expressivas do som. O uso do som como representação. A música de cena; tempo, velocidade e continuidade entre som e cena; a formatação da composição sonora. Considerações práticas de realização. Ferramentas usadas na sonorização para o teatro.
Disciplinas obrigatórias:
Percepção Musical I
Ementa: Estudo dos aspectos melódicos focalizando a tonalidade (graus conjuntos). Estudo dos aspectos rítmicos em compassos simples (binários, ternários e quaternários). Apreciação de timbres de instrumentos individuais. Estudo dos aspectos harmônicos envolvendo a identificação de tríades maiores, menores e suas inversões, e encadeamentos de I e V graus. Audições comentadas com ênfase em ritmos de diferentes culturas e no repertório de música popular brasileira.
Teoria Musical
Ementa: Revisão crítica de teoria elementar da música; estudo dos fundamentos da tonalidade e as diferentes teorias da harmonia; estudo do sistema tonal e das funções harmônicas básicas; exercícios de encadeamento de acordes e condução de vozes; princípios de polifonia.
Prática Coral I
Ementa: A prática da música vocal em conjunto. Desempenho vocal: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. Grupos vocais. Estudo de repertório coral a cappella e/ou com acompanhamento instrumental. Realização de obras corais de épocas variadas.
História da Música I
Ementa: Introdução à história da música e à musicologia histórica. A música em culturas não ocidentais. A teoria musical na Grécia Antiga. A música na Idade Média: características gerais, eventos musicais significativos, fontes documentais, bibliografia. O séc. XV e a transição para a música Renascentista.
Grupos Musicais I - Expressão Vocal
Ementa: Fisiologia da voz. Estudo dos diversos componentes da respiração e do apoio diafragmático. O aparelho fonador. Articulação e ressonância. Aplicação dos elementos de fisiologia da voz em exercícios práticos e no repertório vocal. Avaliação individual das vozes. Cuidados com a saúde vocal.
Grupos Musicais I - Percussão
Ementa: Tópicos em Técnicas Específicas I, de diferentes instrumentos de percussão oriundos da cultura popular brasileira, bem como os de origem multicultural. A Percussão na Educação Musical.
Grupos Musicais I – Flauta Doce
Ementa: Estudo das técnicas tradicionais de execução da flauta doce e exploração de formas não convencionais de utilização do instrumento. Domínio de técnicas básicas de execução da flauta doce, executando obras de nível básico. A flauta doce na Educação Musical.
Prática de Conjunto I
Ementa: Experiência musical em conjunto, através da execução de gêneros e estilos musicais diversificados. Problematização da atribuição de sentidos à música. Inserção dos licenciandos no espaço escolar, através de apresentação da prática musical realizada na disciplina.
Educação Musical e Escola I
Ementa: Inserção introdutória do aluno no contexto de espaços educativos. Introdução à compreensão da escola nas suas dimensões histórica, social, política e cultural. Introdução à delimitação epistemológica da área de Educação Musical. Funções sociais da música. Função político pedagógica do educador musical.
Percepção Musical II
Ementa: Estudo dos aspectos melódicos baseados nos modos litúrgicos. Estudo dos aspectos rítmicos em compassos simples e compostos (binários, ternários e quaternários), sincopas e pausas. Apreciação de timbres de duetos compostos por instrumentos diferentes. Estudo dos aspectos harmônicos envolvendo a identificação de acordes aumentados e diminutos e encadeamentos de I, IV e V graus. Audições comentadas com ênfase na música vocal.
Harmonia
Ementa: Estudo das estruturas harmônicas no âmbito da música tonal; exercícios de encadeamento de acordes nas várias funções harmônicas; ampliação do campo da tonalidade através do uso de dominantes secundárias, e acordes com tensões; exercícios de escrita musical.
Prática Coral II
Ementa: Aprimoramento da prática da música vocal em conjunto. Desempenho vocal: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. Questões de estilo na música vocal em grupo. Estudo de repertório coral a cappella e/ou com acompanhamento instrumental através da audição e realização de obras corais de épocas variadas.
História da Música II
Ementa: Renascimento: características gerais e correntes musicais. Compositores e obras significativos. O Barroco: origens e desenvolvimento dos principais gêneros de música vocal e instrumental. Fontes documentais e bibliografia sobre esses períodos. Principais compositores e obras.
Grupos Musicais II - Expressão Vocal
Ementa: Aprimoramento da técnica vocal (articulação, ressonância, emissão, projeção) e controle da respiração. Estudo da técnica vocal aplicada a repertórios variados. Registro e classificação das vozes adultas e infantis. Noções de interpretação musical. Aspectos da performance vocal em público.
Grupos Musicais II - Percussão
Ementa: Tópicos em Técnicas Específicas II, de diferentes instrumentos de percussão oriundos da cultura popular brasileira, bem como os de origem multicultural. Inclusão do instrumento de origem do aluno, da voz e da flauta doce na prática de percussão. A percussão na Educação Musical I: composição, arranjo e 35 adaptação de diferentes peças musicais com percussão, objetos sonoros alternativos e instrumentos melódicos e harmônicos.
Grupos Musicais II – Flauta doce
Ementa: Domínio de técnicas interpretativas na execução de um repertório de nível médio para flauta doce em dó e em fá. Estudo de repertório composto especificamente para flauta doce. Desenvolvimento de habilidades de execução de memória, transposição, improvisação e escrita para flauta doce. Análise de métodos de ensino do instrumento. A flauta doce no contexto escolar.
Prática de Conjunto II
Ementa: Exploração e aprendizado de diferentes instrumentos, na execução musical em conjunto, de gêneros e estilos musicais diversificados. Aspectos sociais, culturais e subjetivos da performance musical, observados a partir da própria prática musical em aula. Inserção dos licenciandos no espaço escolar, através de apresentação da prática musical realizada na disciplina.
Educação Musical e Escola II
Ementa: Inserção do aluno no contexto de espaços educativos. Compreensão crítica da escola na sua dimensão histórica, social, política e cultural. A escola como (re) produtora e como produto da cultura. Concepções de Educação Musical. A música como área do conhecimento na escola. Funções sociais da escola e funções sociais da música. Compromissos éticos, políticos e pedagógicos do educador musical.
Introdução à Tecnologia Musical
Ementa: Estudo dos fundamentos da informática aplicada à música: a evolução da tecnologia e a música. Conceitos básicos de microcomputadores e software, transmissão de informações, fundamentos do áudio digital. MIDI. Software FINALE, utilização prática, principais comandos e funções. Aplicações avançadas em informática musical: programas aplicativos de seqüenciamento MIDI e de síntese sonora, sintetizadores virtuais, e outros softwares musicais.
Percepção Musical III
Ementa: Estudo melódico dos aspectos relacionados a modulações simples. Estudo dos aspectos rítmicos envolvendo polirritmia e independência motora bem como sincopas e pausas em compassos compostos. Apreciação de timbres de trios compostos por instrumentos diferentes. Estudo dos aspectos harmônicos envolvendo a identificação de acordes complexos e encadeamentos de I, II, IV e V graus. Audições comentadas com ênfase na música de câmara e em grupos instrumentais de diferentes culturas.
Harmonia e Contraponto
Ementa: Estudo do desenvolvimento da harmonia tonal a partir do romantismo, envolvendo acordes alterados e modulações; harmonia expandida e os limites da tonalidade; contraponto modal e tonal.
Introdução à Educação Musical Especial
Ementa: Políticas de inclusão – repercussões na escola contemporânea. Tendências metodológicas do trabalho com educação inclusiva no contexto brasileiro. Análise de processos de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Conexões entre educação especial e educação musical – preparando para a prática pedagógica inclusiva
História da Música III
Ementa: Características gerais da música da segunda metade do séc. XVIII. PréClassicismo e Classicismo. O desenvolvimento da forma. Beethoven e a transição para o período romântico. Características gerais da música no séc. XIX, principais compositores e obras.
Prática de Conjunto III
Ementa: Prática musical em conjunto e diversificada. Postura crítica e prática diante da realidade social, a partir da observação e registro de um contexto específico. Organização, elaboração e execução de repertório a apresentar no referido contexto, prevendo a interação musical do público. A música na interface com o gênero, a etnia, camadas sociais e geração. Identidades sociomusicais da infância e adolescência.
Instrumento I - Piano
Ementa: Princípios básicos do instrumento para sua utilização como ferramenta auxiliar à formação musical do licenciando em música: conhecimento dos mecanismos e recursos do piano, iniciação à leitura no instrumento, noções de técnica e postura. Repertório erudito e popular de nível técnico iniciante. (solo e em grupo).
Instrumento I - Violão
Ementa: Postura; afinação; mecanismos elementares de mão direita e mão esquerda; reconhecimento do braço do violão nas primeiras posições; noções de cifragem; padrões rítmicos de mão direita aplicados a progressões harmônicas elementares; prática de acompanhamento; prática de conjunto de violões.
Didática da Música I
Ementa: O ensino da música e o sistema educacional: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A análise e a projeção das correntes pedagógicomusicais. Orientação didática, teórica e prática de vivências musicais que conduzam ao como ensinar a aprender música.
Prática de Regência I
Ementa: A regência na história. As diversas funções da regência e do regente. A regência coral. Tipos de agrupamento vocal, distribuição das vozes, organização e localização dos naipes de um coral. Postura corporal. Os gestos básicos da regência. A organização física. Marcação de compassos. Convenções da regência. Entradas e cortes. A regência aplicada em peças musicais diversas.
Percepção Musical IV
Ementa: Estudo de trechos melódico que enfoquem notas de passagem e cromatismos. Estudo dos aspectos rítmicos envolvendo mudança métrica em compassos simples. Apreciação timbrística dos naipes de instrumentos de orquestra. Estudo dos aspectos harmônicos envolvendo a identificação de acordes complexos e encadeamentos de I, II, IV, V e VII graus. Audições comentadas com ênfase na música orquestral de diferentes períodos e culturas.
Análise Musical I
Ementa: O campo da análise musical: panorama das principais técnicas e modelos analíticos; princípios básicos da análise musical no repertório tonal; fraseologia e análise motívica; estudo das formas musicais; leituras orientadas, audições comentadas e exercícios de análise musical.
História da Música IV
Ementa: A transição do séc. XIX para o séc. XX: Mahler e Strauss e o pós-romantismo germânico; Debussy e o neoclassicismo na França. Características gerais da música na 1a metade do séc. XX: o nacionalismo e as novas relações com a música popular e folclórica; o neoclassicismo; a música atonal e o dodecafonismo de Schoenberg.
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
Ementa: Aspectos da língua de Sinais e sua importância: cultura e história. Identidade surda. Introdução aos aspectos lingüísticos na Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia, sintaxe. Noções básicas de escrita de sinais. Processo de aquisição da Língua de Sinais observando as diferenças e similaridades existentes entre esta e a Língua Portuguesa.
Prática de Conjunto IV
Ementa: Prática musical em conjunto, em gêneros diversificados. Organização, elaboração e execução de repertório a apresentar na escola. Identidade do educador/a musical: o/a músico, o/a professor/a. Critérios de escolhas estéticoestilísticas e pedagógico-musicais, na (des)construção de sentidos músico-culturais: música erudita/música popular; oralidade/grafia musical.
Instrumento II - Piano
Ementa: Aulas coletivas. Aprimoramento da técnica e da leitura ao piano; noções de harmonia aplicada ao instrumento; conceitos básicos de didática do piano; repertório erudito e popular de nível iniciante e intermediário (solo e em grupo).
Instrumento II - Violão
Ementa: Ampliação dos conceitos técnicos essenciais; reconhecimento da região média do braço do violão; cifragem em nível intermediário; padrões rítmicos de mão direita aplicadas a progressões harmônicas de crescente complexidade; transposição; prática de acompanhamento; prática de conjunto de violões; conceitos práticos sobre o uso do violão como apoio didático na sala de aula.
Didática da Música II
Ementa: O ensino da música e o sistema educacional: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O estudo de projetos e programas curriculares de educação musical. Orientações teórico-práticas para a elaboração de unidades didáticas.
Prática de Regência II
Ementa: Aprimoramento dos gestos da regência coral. Marcação de compassos. Mudanças de compasso. Convenções da regência. Condução e expressividade. A prática da regência numa perspectiva educacional. A preparação do regente: aspectos musicais, estudo do repertório, aspectos sociais e psicológicos da prática musical em conjunto. Técnicas de ensaio. A regência aplicada em peças musicais variadas.
Introdução à Musicologia e Etnomusicologia
Ementa: O campo da Musicologia e da Etnomusicologia, definições e debates; teoria, método e pesquisa em Musicologia e Etnomusicologia; interdisciplinaridade e conexões com outras áreas da Música e das Artes; leituras orientadas e discussões sobre temas fundamentais da área. Musicologia e Etnomusicologia no Brasil.
Psicologia da Educação
Ementa: Psicologia da educação: objeto de estudo, histórico: interações e significados. Dimensões sócio-psicológicas da educação. Psicologia, cultura e educação. Educação e subjetividade. Teorias em Psicologia da Aprendizagem. Psicologia do Desenvolvimento Humano: Dialética do desenvolvimento humano e educação.
Percepção Musical V
Ementa: Estudos melódicos com contracanto na linha do baixo, na intermediária e contracanto passivo. Estudo dos aspectos rítmicos envolvendo mudança métrica entre compassos compostos e simples e composto com a divisão constante. Apreciação timbrística de instrumentos de culturas não ocidentais. Estudo dos aspectos harmônicos envolvendo a identificação de acordes complexos e encadeamentos de I, II, III, IV, V e VI graus. Audições comentadas com ênfase em músicas tradicionais do mundo.
Análise Musical II
Ementa: Estudo de técnicas de análise aplicadas a períodos e repertórios específicos; leituras orientadas, audições comentadas e exercícios de análise musical.
História da Música V
Ementa: A música do pós-guerra à atualidade. Principais desenvolvimentos nos anos 40 e 50: o serialismo integral, a música concreta, eletrônica e eletroacústica, a música aleatória. O retorno a procedimentos tradicionais nos anos 60 e o ecletismo nas últimas décadas do século. Fontes sobre a música na atualidade.
Prática de Conjunto V
Ementa: Prática musical em conjunto e diversificada, a ser apresentada em espaço educativo. Elaboração e execução de repertório dirigido e/ou envolvendo idéias musicais de crianças e adolescentes. Critérios de escolhas estético-estilísticas e pedagógico-musicais, na (des)construção de sentidos músico-culturais: música erudita/música popular; oralidade/grafia musical.
Projetos em Educação Musical I
Ementa: Investigação da realidade cotidiana da pratica educativa. Problematização e estudo de práticas de ensino e aprendizagem musical. Articulação entre teorias da educação musical e a ação docente. Princípios musicais e educacionais que norteiam a própria ação pedagógica. Estudos de caso em educação musical.
Estágio Curricular Supervisionado I
Ementa: Identidade docente e espaços de atuação profissional na área de educação musical. Estudo, reflexão e ação sobre projetos políticos, pedagógicos e sociais que incluem música. Papel formador e transformador da educação musical. Investigação e análise de práticas educativas em diferentes contextos de educação musical. Observação, interação e problematização de situações pedagógicas no âmbito da educação musical não escolar. Planejamento e introdução à prática docente supervisonada. Registro e reflexão crítica sobre o processo de estágio.
História da Música Popular
Ementa: Conceito de música pop/rock. A música pop/rock e a indústria fonográfica. Panorama histórico do desenvolvimento da música pop/rock de suas origens em fins do século XIX até o presente. Principais artistas, gêneros e obras significativas. Conceitos e características estilísticas de cada gênero e de seus subgêneros. Audição comentada de exemplos significativos dos diversos estilos.
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Ementa: Metodologias de pesquisa em artes, ciências humanas e ciências sociais. Técnicas de pesquisa científica. Pesquisa de campo.
Percepção Musical VI
Ementa: Estudo da ativação rítmica da melodia e pulsação sincopada brasileira. Estudo dos aspectos rítmicos envolvendo a polirritmia. Apreciação timbrística de instrumentos de culturas latino-americanas. Estudo dos aspectos harmônicos envolvendo a identificação de dominantes secundárias de IV e VI e VI. Audições comentadas com ênfase na música latino-americana.
História da Música no Brasil
Ementa: A historiografia da música brasileira e as fontes documentais. Principais fases do processo histórico da música no Brasil: a atuação das ordens religiosas nos sécs. XVI e XVII; Minas Gerais no séc. XVIII; A vinda da Família Real e suas implicações no gosto musical; o séc. XIX e o Romantismo no Brasil; o Nacionalismo no início do séc. XX; Koellreuter e a Música Viva; o ecletismo nas últimas décadas do século XX.
Prática de Conjunto VI
Ementa: Prática musical em conjunto e a dimensão interdisciplinar da educação musical. Elaboração de repertório a constituir teórica e praticamente o estágio curricular obrigatório na escola básica. A prática musical em conjunto como reflexão sobre a própria prática docente. Compromisso do/a educador/a musical nas interfaces dos contextos escolares e não escolares.
Estágio Curricular Supervisionado II
Ementa: Identidade docente e espaços de atuação profissional na área de educação musical. Papel formador e transformador da educação musical. Investigação e análise de práticas educativas em diferentes contextos de educação musical. Planejamento e prática docente supervisonada. Problematização de situações pedagógicas no âmbito da prática de ensino e delimitação de foco para pesquisa sobre a própria prática. Produção de artigo sobre temática relacionada ao processo de estágio.
História da Música Popular Brasileira
Ementa: Conceito de música popular brasileira. Panorama histórico do desenvolvimento da música popular brasileira, de fins do século XIX até o presente. Principais artistas, gêneros e obras significativas. Conceitos e características de cada gênero e de seus subgêneros. Audição comentada de exemplos significativos dos diversos estilos da música popular brasileira.
Pesquisa em Música
Ementa: Introdução à pesquisa nas diversas sub-áreas de produção de conhecimento em música, tais como análise, composição, educação musical, etnomusicologia, musicologia, práticas interpretativas e outras.
Projeto de Pesquisa
Ementa: Planejamento da pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Redação de relatório de pesquisa.
Estágio Curricular Supervisionado III
Ementa: A atuação do educador musical na construção de projetos políticos, pedagógicos e sociais. Articulação e atualização de saberes pedagógicos e musicais nas interações estabelecidas no campo de estágio. Desenvolvimento dos processos de reflexão na e sobre a ação docente. Problematização e investigação da prática docente, construindo esquemas de compreensão e análise do processo educativo. Análise, crítica e proposição de um projeto de educação musical para a escola básica. Construção e implementação de propostas de ação com os professores das escolas, numa dimensão coletiva e interdisciplinar. Registro e reflexão crítica sobre o processo de estágio.
Sociologia da Educação
Ementa: Introdução a sociologia. Educação. Ideologia. Produção cultural.
Estágio Curricular Supervisionado IV
Ementa: Articulação e atualização de saberes pedagógicos e musicais nas interações estabelecidas no campo de estágio. Desenvolvimento dos processos de reflexão na e sobre a ação docente. Problematização e investigação da prática docente, construindo esquemas de compreensão e análise do processo educativo. Planejamento e prática docente supervisionada. Problematização de situações pedagógicas no âmbito da prática de ensino e delimitação de foco para pesquisa sobre a própria prática. Produção de artigo sobre temática relacionada ao processo de estágio.
TCC
Ementa: Trabalho de conclusão de curso.
Disciplinas eletivas:
Acústica Musical
Ementa: Princípios e fundamentos da acústica aplicada à música. Características físicas do som. Parâmetros do som. Transmissão dos sons e seus efeitos na percepção. Fisiologia da escuta e psicoacústica. Escalas, afinações e temperamento. Acústica dos instrumentos musicais. A geração eletrônica do som.
Análise Musical III
Ementa: Estudo das implicações entre análise musical e interpretação; questões sobre a produção de textos de análise musical; leituras orientadas, audições comentadas e exercícios de análise musical. Estudo das técnicas de análise aplicadas a períodos e repertórios específicos.
Análise Musical IV
Ementa:. Debates e problemas teóricos da análise musical; questões sobre a produção de textos de análise musical; leituras orientadas, audições comentadas e exercícios de análise musical. Estudo das técnicas de análise aplicadas a períodos e repertórios específicos.
Antropologia Cultural
Ementa: Introdução a antropologia. Alteridade. Cultura. Identidade.
Arranjo I
Ementa: Teorias de arranjo musical; instrumentação; introdução a técnicas de arranjo para diversas formações vocais e/ou instrumentais; planejamento e desenvolvimento de arranjos.
Arranjo II
Ementa: Técnicas de arranjo; introdução à orquestração; estudo de texturas e timbre no arranjo; arranjo, transcrição, adaptação e composição.
Arranjo III
Ementa: Técnicas harmônicas e contrapontísticas para arranjo; estudo analítico de arranjos; orquestração; elaboração temática no arranjo; problemas de notação.
Arranjo IV
Ementa: Técnicas avançadas de arranjo; desenvolvimento de projetos de arranjo.
Baixo-contínuo I
Ementa: Introdução ao baixo-contínuo. Princípios básicos de realização de acordes. Harmonização de baixos simples.
Baixo-contínuo II
Ementa: A realização do baixo-contínuo na música italiana, francesa e alemã. Realização do baixo-contínuo em repertório de música de câmara do período.
Composição I
Ementa: Estudos dos aspectos melódicos - organização e estrutura. A construção de temas. Técnicas de Composição Linear. Formação de escalas sintéticas. Escalas hexatônicas, pentatônicas, cromáticas, modais. Fundamentos da Forma Musical. Introdução às técnicas de extrapolação rítmica.
Composição II
Ementa: Estudos dos aspectos rítmicos - organização e estrutura. Técnicas avançadas de extrapolação rítmica. Tipos de textura – monofonia, homofonia, polifonia, pontilhismo. Introdução à pré-elaboração formal. Tópicos em notação musical dos séculos XX-XXI. Tópicos em técnicas expandidas em diferentes instrumentos nos séculos XX-XXI.
Composição III
Ementa: Tópicos sobre o ritmo em musicas não ocidentais. Técnicas de préelaboração formal. Utilização de recursos extra-musicais como impetus composicional (poesia, pintura, arquitetura etc). Estudos avançados sobre a notação musical dos séculos XX-XXI.
Composição IV
Ementa: Estudos independentes em composição.
Editoração Musical
Ementa: Estudo da música em relação aos seus métodos de escrita e representação. Os primeiros sistemas de notação. O desenvolvimento da notação musical ocidental. Métodos de notação na música contemporânea. Utilização do computador como ferramenta para a notação musical. Software FINALE, utilização prática, principais comandos e funções; os diversos sistemas de entrada de notas (Speed Entry, Note Entry, Simple Entry, HyperScribe, MIDIFiles, MIDIScan), ferramentas de edição, sinais de expressão, ligaduras, espaçamento, recursos diversos. A imprensa musical. O processo de publicação musical. A questão dos direitos autorais e da propriedade intelectual.
Estética e Filosofia da Arte
Ementa: Fundamentos filosóficos da experiência estética, da produção e da leitura da obra de arte ao longo dos tempos. Identificação dos problemas centrais da linguagem artística.
Estudos Avançados em Análise Musical I
Ementa: Estudo de modelos analíticos e análise de obras e repertórios específicos.
Estudos Avançados em Análise Musical II
Ementa: Estudo avançado de modelos analíticos e análise de obras e repertórios específicos.
Estudos Avançados em Educação Musical I
Ementa: Estudo de questões relacionadas à Educação Musical.
Estudos Avançados em Educação Musical II
Ementa: Estudo avançado de questões relacionadas à Educação Musical.
Estudos Avançados em História da Música I
Ementa: Estudo de questões específicas relacionadas ao processo histórico da música no Ocidente.
Estudos Avançados em História da Música II
Ementa: Apreciação de obras significativas do repertório erudito ocidental.
Estudos Avançados em Música I
Ementa: Estudos programados orientados para temáticas específicas na área de música.
Estudos Avançados em Música II
Ementa: Investigação de temáticas teóricas e/ou metodológicas em uma ou mais das diferentes sub-áreas da Música.
Etnomusicologia
Ementa: Introdução ao pensamento antropológico aplicado ao estudo das músicas do mundo. Diversidade musical e relativismo. Músicas de povos tradicionais. Música Indígena. Etnografia da música. Desenvolvimentos recentes da Etnomusicologia. Estudos sobre as músicas ocidentais. Etnomusicologia das músicas populares. Trabalho de campo, direitos autorais e ética em Etnomusicologia.
Fundamentos do Ensino da Arte
Ementa: Abordagens socioculturais do ensino de arte na contemporaneidade: Proposta Triangular, Multiculturalismo, Cultura, Cotidiano e Educação. Pedagogia Crítica da Arte e Ensino de Artes por Projetos de Trabalho. Compromisso social e ético do professor de arte. Arte/educação, diversidade cultural e inclusão social.
Grupos Musicais III - Expressão Vocal
Ementa: Aspectos didático-pedagógicos da técnica vocal. Estudo e função de diferentes vocalizes. Aspectos da interpretação vocal individual (solista) e coletiva (coral). A técnica vocal em aplicação individual e coletiva. Interpretação e pesquisa de recursos vocais em repertório infantil.
Grupos Musicais IV - Expressão Vocal
Ementa: Estudo de metodologias para o ensino da voz cantada. Estudo e desenvolvimento de repertórios vocais diversos incluindo peças solo, e outras formações (duos, trios, conjuntos). A importância da técnica vocal como ferramenta para o professor de música. Educação da voz falada.
Grupos Musicais V - Expressão Vocal
Ementa: Aplicação dos conteúdos em repertório vocal. Desenvolvimento e aprimoramento da técnica vocal. Estudo e função dos diferentes vocalizes. Prática pedagógica.
Grupos Musicais VI - Expressão Vocal
Ementa: Aprimoramento e prática sistemática da voz. Aplicação dos conteúdos em repertório vocal. Desenvolvimento e aprimoramento da interpretação musical.
Grupos Musicais III - Flauta Doce
Ementa: Estudos para desenvolver a técnica das flautas em dó e em fá. Aspectos de seleção, organização e preparação de repertório em grupos. A flauta doce como recurso didático.
Grupos Musicais IV - Flauta Doce
Ementa: Aprimoramento dos estudos de técnica nas flautas em dó e fá, afim de propiciar a execução de um repertório de nível avançado. Ensaios de repertório específico para a execução musical em grupos. Reflexões acerca do ensino da flauta doce.
Grupos Musicais V - Flauta Doce
Ementa: Aprimoramento dos estudos de técnica, afim de propiciar a execução de um repertório de nível avançado. Ensaios de repertório específico para a execução musical em grupos.
Grupos Musicais VI - Flauta Doce
Ementa: Revisão dos conceitos técnicos da execução instrumental na flauta doce, vistos nas fases anteriores. Aplicação destes conceitos em repertório selecionado (solo ou em grupo). A flauta doce e a educação musical.
Grupos Musicais III - Percussão
Ementa: Tópicos em Técnicas Específicas III, de diferentes instrumentos de percussão oriundos da cultura popular brasileira, bem como os de origem multicultural. A percussão na Educação Musical III: a percussão no desenvolvimento da noção de autoria no discurso sonoro. Tópicos em Objetos Sonoros Alternativos I.
Grupos Musicais IV - Percussão
Ementa: Tópicos em Técnicas Específicas IV, de diferentes instrumentos de percussão oriundos da cultura popular brasileira, bem como os de origem multicultural. A percussão na Educação Musical IV: oralidade e grafia na prática percussiva musical; a percussão como contextualização músico cultural; a percussão no desenvolvimento da noção de autoria no discurso sonoro; composição, arranjo e adaptação de diferentes peças musicais com percussão, objetos sonoros alternativos e instrumentos melódicos e harmônicos, para intervenção pedagógica coerente com a diversidade etária, músico cultural e econômica dos contextos e espaços educacionais.
Grupos Musicais V - Percussão
Ementa: Tópicos em Técnicas Específicas V, de diferentes instrumentos de percussão oriundos da cultura popular brasileira, bem como os de origem multicultural. A percussão na Educação Musical V: oralidade e grafia na prática percussivo musical; a percussão como contextualização músico cultural; a percussão no desenvolvimento da noção de autoria no discurso sonoro; composição, arranjo e adaptação de diferentes peças musicais com percussão, objetos sonoros alternativos e instrumentos melódicos e harmônicos, para intervenção pedagógica coerente com a diversidade etária, músico cultural e econômica dos contextos e espaços educacionais.
Grupos Musicais VI - Percussão
Ementa: Tópicos em Técnicas Específicas VI, de diferentes instrumentos de percussão oriundos da cultura popular brasileira, bem como os de origem multicultural. A percussão na Educação Musical VI: oralidade e grafia na prática percussivo musical; a percussão como contextualização músico cultural; a percussão no desenvolvimento da noção de autoria no discurso sonoro; composição, arranjo e adaptação de diferentes peças musicais com percussão, objetos sonoros alternativos e instrumentos melódicos e harmônicos, para intervenção pedagógica coerente com a diversidade etária, músico cultural e econômica dos contextos e espaços educacionais.
Instrumento III - Violão
Ementa: Desenvolvimento dos recursos técnicos e musicais através de prática de exercícios e repertório progressivo; reconhecimento de toda a extensão do braço do violão; estudo sistematizado da formação de acordes no instrumento; prática de acompanhamento; elaboração de arranjos em contextos musicais que utilizem o violão.
Instrumento IV - Violão
Ementa: Introdução aos mecanismos de técnica avançada; prática de leitura e e e desenvolvimento das aptidões musicais através de repertório progressivo; conceitos de fraseado e sonoridade aplicados a diferentes estilos musicais; utilização do violão como instrumento solista e acompanhante; estudo da literatura do instrumento através de análises e audições comentadas.
Instrumento V – Violão
Ementa: Estudo detalhado dos mecanismos de mão direita e mão esquerda; prática de leitura e desenvolvimento das aptidões musicais através de repertório progressivo; prática de música de câmara em grupos de dois ou mais violões; estudo da literatura do instrumento através de análises e audições comentadas; projetos de performance.
Instrumento VI – Violão
Ementa: Estudo detalhado dos mecanismos de mão direita e mão esquerda; prática de leitura e desenvolvimento das aptidões musicais através de repertório progressivo; prática de música de câmara com violões e/ou outros instrumentos; estudo da literatura do instrumento através de análises e audições comentadas; projetos de performance; considerações sobre o ensino do violão.
História da Arte
Ementa: As manifestações artísticas da pré-história à atualidade.
História da Música Para Cinema
Ementa: Funções da música na narrativa cinematográfica; o trabalho colaborativo. Desenvolvimento histórico da música para o cinema, de suas origens no início do século XX até nossos dias.Tendências e escolas de composição da atualidade. A estética da música para cinema; a técnica da música para cinema, filme e forma musical. Sound design, efeitos sonoros, edição de som e pós-produção de áudio.
História da Ópera
Ementa: A Camerata Fiorentina e as origens da ópera; principais correntes e estilos de Monteverdi aos dias de hoje. Principais estilos. Compositores e obras representativos. A ópera no Brasil.
Improvisação I
Ementa: Princípios de Improvisação: variações, ornamentações, utilização de escalas, arpejos e motivos. Desenvolvimento de fluência através da prática de improvisação aberta a diversos gêneros musicais, eruditos e populares. Panorama prático e histórico da improvisação na música ocidental e a relação intérpretecompositor-improvisador.
Improvisação II
Ementa: Prática de conceitos de improvisação aplicados à música popular: centros tonais, arpejos com aproximações diatônicas e cromáticas, escalas, modos e outside. Formas e chorus. Aspectos estilísticos e fraseológicos de improvisação em diversos gêneros e estilos.
Instrumento III - Piano
Ementa: Aulas coletivas envolvendo: princípios de leitura de sistemas e reduções ao piano; harmonia aplicada ao instrumento; desenvolvimento técnico e musical através de repertório erudito.
Instrumento IV - Piano
Ementa: Aulas coletivas. Aprimoramento da competência do aluno na realização de repertório erudito. Aperfeiçoamento técnico e interpretativo.
Instrumento V - Piano
Ementa: Aulas coletivas. Desenvolvimento técnico e musical através de repertório popular solo e em grupo: harmonia, improvisação e procedimentos estilísticos e idiomáticos de diversos gêneros populares.
Instrumento VI - Piano
Ementa: Aulas coletivas. Aprimoramento da competência do aluno na realização de repertório popular solo e em grupo: harmonia, arranjos e re-harmonizações, improvisação e padrões de condução e acompanhamento em diversos gêneros musicais.
Introdução à Gravação
Ementa: Fundamentos básicos de áudio e acústica musical. Introdução à informática musical: áudio analógico e áudio digital, programas de gravação, edição, tratamento e processamento de áudio digital. Equipamentos e processadores de áudio (microfones, mesas de som, pré-amplificadores, processadores de efeitos, processadores dinâmicos). O processo de produção musical: as diversas fases do processo de produção fonográfica.
Música de Câmara I
Ementa: Prática de leitura musical em conjunto, duos. Princípios básicos de prática camerística.
Música de Câmara II
Ementa: Desenvolvimento da linguagem corporal como um meio de comunicação através do instrumento. Princípios básicos de interpretação e estilos.
Música de Câmara III
Ementa: Estudo das diversas formas musicais no contexto histórico. Prática de conjunto, duos, trios e quartetos.
Música de Câmara IV
Ementa: Estudo do Repertorio camerístico para diferentes agrupamentos musicais. Desenvolvimento progressivo da prática camerística. Estudo da interpretação e dos estilos.
Música de Câmara V
Ementa: Preparação em conjunto para performance em recitais. Aprofundamento do repertório e de estilos musicais.
Música de Câmara VI
Ementa: Apresentação em recitais para ambientação com a prática profissional.
Música Eletroacústica I
Ementa: Estudo histórico e técnico da música eletroacústica. Precursores e pressupostos da música eletroacústica. Escolas históricas de música eletroacústica: a música concreta, a música eletrônica, a música computacional, a composição algorítmica. Análise e apreciação de obras eletroacústicas. Técnicas de composição: descrição das técnicas históricas de composição eletroacústica. Utilização de softwares de áudio e MIDI na realização de obras eletroacústicas.
Música Eletroacústica II
Ementa: Projetos de composição em música eletroacústica. Estudo de textos clássicos de compositores e teóricos da música eletroacústica. A música eletroacústica mista. Técnicas de espacialização do som e mixagem em múltiplos canais. Estudo das diversas técnicas de síntese e criação artificial de sons. Técnicas de composição: utilização de softwares de síntese e criação na realização de obras eletroacústicas.
Musicologia
Ementa: História da Musicologia. Princípios da musicologia e problemas relacionadas à pesquisa histórica em música. A historiografia da música brasileira e a musicologia no Brasil.
Prática Coral III
Ementa: Estudo de obras do repertório vocal em grupo incluindo diversos gêneros, autores e épocas. Aspectos interpretativos na música vocal em conjunto. Audição de obras vocais. Aprimoramento da prática da música vocal em conjunto. Realização de obras vocais em grupo.
Prática Coral IV
Ementa: Audição e realização de obras do repertório vocal em grupo abrangendo diversos estilos, gêneros musicais, épocas e autores. Questões de interpretação da música vocal em grupo. Análise de repertório coral. A performance coral.
Prática Coral V
Ementa: Estudo e análise de repertório vocal em grupo com e sem acompanhamento instrumental. Aprimoramento da prática musical vocal em grupo, incluindo técnica e interpretação musical aplicadas a diversos tipos de repertório. Apresentações públicas.
Prática Coral VI
Ementa: Estudo e análise de repertório musical envolvendo agrupamentos vocais. Obras para vozes e instrumentos. Audição e realização de obras do repertório vocal em grupo com acompanhamento instrumental. Apresentações públicas.
Prática de Estúdio I
Ementa: Rotinas de uso laboratorial de sistemas elétricos e eletrônicos em situações de estúdio. Combinações experimentais de sistemas acústicos, sistemas MIDI e sistemas computadorizados de áudio digital. Exercícios de edição, mixagem e masterização utilizando processadores digitais. Sem conteúdos específicos prédeterminados, esta disciplina se destina à manipulação experimental e aplicada dos conceitos apresentados na disciplina Introdução à Gravação.
Prática de Estúdio II
Ementa: Prática de estúdio e dinâmicas de treinamento e capacitação profissional em gravação, edição, mixagem e masterização. Sem conteúdos específicos prédeterminados, esta disciplina se destina à prática laboratorial, experimental e contínua. Prevê a produção, desenvolvimento, finalização e avaliação de projetos de áudio propostos pelos alunos e professores desta e de outras disciplinas do curso.
Prática de Regência III
Ementa: A regência como ferramenta para o educador musical. Desenvolvimento de técnicas de condução de ensaios de naipe e ensaios gerais. A preparação dos ensaios, a aplicação de estratégias, e a avaliação de resultados. Aprimoramento dos gestos da regência. Convenções da regência: elementos expressivos. Questões de interpretação do repertório coral e instrumental. A regência aplicada a peças a quatro ou mais vozes. A formação de grupos corais e/ou instrumentais em escolas e outras instituições.
Prática de Regência IV
Ementa: Estudo do repertório para grupos vocais e instrumentais. Critérios para escolha de repertório musical para coral e pequenos grupos musicais. Análise de repertório original e arranjos para grupos musicais diversos. Regência e educação musical. Aspectos da performance de regentes e de grupos musicais. A regência coral e instrumental aplicada a obras musicais de diversos estilos, gêneros e compositores.
Produção de Material Didático em Educação Musical I
Ementa: Concepções e práticas músico-pedagógicas na produção de materiais didáticos para o ensino de música. Fundamentos educacionais, éticos e políticos na produção de materiais didáticos. Diversidade e pluralidade cultural na produção de materiais didáticos. Articulação de propostas de composição, execução e apreciação musical. Criatividade e autonomia na formação de educadores musicais. Elaboração de projeto de material didático.
Produção de Material Didático em Educação Musical II
Ementa: Análise crítica e fundamentos educacionais que norteiam a elaboração de materiais didáticos. Articulação entre princípios teóricos e propostas de materiais didáticos. Fundamentos educacionais, éticos e políticos na produção de materiais didáticos. Elaboração e execução de projeto de produção de material didático para o ensino de música.
Projetos Culturais
Ementa: Mecanismos utilizados na realização de projetos culturais. Planejamento e elaboração prática de projetos. Fontes de recursos e de financiamento para projetos e leis de incentivo. Projetos específicos na área musical: gravação de CDs, apresentações e espetáculos musicais, publicações e projetos itinerantes.
Projetos em Educação Musical II
Ementa: Questões atuais da área de educação musical no Brasil e no mundo. Problematização e pesquisa da/sobre a realidade cotidiana da prática educativa. Levantamento e estudo de temáticas relavantes no grupo. Elaboração e execução de projetos coletivos de educação musical.
Repertorio do Violão I
Ementa: Estudo da literatura para violão e instrumentos de cordas dedilhadas correlatos: Renascença, Barroco, Século XIX. Audições comentadas. Estudo das particularidades de notação e estilo de cada época.
Repertório do Violão II
Ementa: Estudo da literatura para violão: séculos XX e XXI, Música LatinoAmericana, Música Brasileira (incluindo violão popular brasileiro). Audições comentadas. Estudo das particularidades de notação e estilo de cada época.
Sound Design para o Teatro
Ementa: Histórico da utilização do som no teatro de suas origens até o presente. Funções do som no teatro. Funções expressivas do som. O uso do som como representação. A música de cena; tempo, velocidade e continuidade entre som e cena; a formatação da composição sonora. Considerações práticas de realização. Ferramentas usadas na sonorização para o teatro.
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