Investigación y Formación Docente en Artes: miradas desde América Latina
O livro foi publicado em 2018, a partir da organização de Frederico Buján (Argentina), Isabela Nascimento Frade (Brasil), Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (Brasil) e Maricel Gómez de la Errechea Cohas (Chile). O livro constitui-se em três partes, abordando a pesquisa sobre o ensino de arte e formação docente, a influência das políticas na formação dos sujeitos e as práticas artísticas educativas dentro e fora das salas de aula. Seus 17 capítulos resultam de investigações de diversas pesquisadoras e pesquisadores da América Latina.
Formação inclusiva para museus de Santa Catarina: um percurso de variadas possibilidades
A coletânea foi organizada por uma rede de profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação da UDESC, com o objetivo de apresentar e problematizar as ações do projeto Formação Inclusiva para Museus de Santa Catarina, que recebeu fomento do Edital de Cultura Elisabete Anderle de 2019.
As coletâneas de livros organizadas pelos professores Rejane Coutinho, Teresa Mateiro, Heloise Vidor e José Tonezzi, reúnem estudos de estudantes egressos do PROFARTES e também de orientadores. Versam sobre o processo artístico-pedagógico no Ensino de Arte.
Além da versão on line, os livros também foram publicado com recursos da CAPES.
TOMO I - Escola e Arte Propostas Pedagógicas Vol. 1
Como citar: FONSECA DA SILVA, Maria Cristina da Rosa e ALVARENGA, Valéria Metroski. Observatório da formação de professores de artes: transformações para resistir. Florianópolis, SC: AAESC, 22022.
Ara Pyau: tempo novo
O livro “Ara Pyau: tempo novo” reúne trabalhos fotográficos de crianças e jovens da etnia guarani, residentes na Terra Indígena Morro dos Cavalos - Palhoça/SC. A publicação foi organizada pela pós-doutoranda em Artes Visuais da UDESC, Ana Paula Soukef, em parceria com a professora guarani Mirim Gonçalves, e teve a supervisão da professora Dr. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva.
O projeto teve início a partir de oficinas de fotografia ministradas por Ana Paula no Morro dos Cavalos, ainda durante seu doutorado. Agora, com o apoio do CEART/UDESC, o acervo visual construído pela comunidade se transforma neste belo livro, que contempla múltiplos olhares indígenas.
A publicação tem como objetivo dar visibilidade à luta e à cultura Guarani, assim como tornar-se um material de apoio para professores indígenas e não-indígenas em sala de aula.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.