História da Arte e do Design I
Ementa: Estudo das manifestações artísticas da pré-história até a Revolução Industrial, e suas articulações sociais, políticas, históricas e culturais. Conceitos fundamentais da história da arte. Estilos e correntes artísticos em diferentes épocas históricas e contextos culturais.
Fundamentos da Linguagem Visual
Ementa: Percepção visual. Fundamentos da linguagem visual: elementos da linguagem visual (linha, superfície, volume, luz e cor) e sua organização compositiva (semelhanças e contrastes, ritmo e proporções). Categorias e leis da Psicologia da Percepção.
Introdução ao Design Gráfico
Ementa: Introdução ao ensino superior e a atividades de extensão em design. Abordagem dos elementos e áreas de conhecimento que fundamentam o design. Habilitações e campos de atuação. A extensão do termo estética - autonomia e função do design. Conceitos, teorias e ferramentas de produção do design. Bases projetuais. Interfaces do design gráfico. Perspectivas para uma crítica do design. Código de ética da profissão.
Princípios da Geometria Plana e Perspectiva em Design Gráfico
Ementa: Princípios básicos do desenho geométrico, das formas geométricas planas e do desenho perspectivo. Lugares Geométricos. Construções fundamentais e das formas geométricas planas. Solução de problemas geométricos aplicados ao Design e percepção da forma. Instrumentos e princípios do desenho. Representação de objetos tridimensionais em meios bidimensionais. Tipos de perspectiva.
Desenho Experimental
Ementa: Estudo de definições, funções e taxonomia do desenho aplicado ao processo projetual em design. O desenho como percepção, comunicação, investigação e ação. O esboço no processo criativo. Estudo e experimentações de materiais, instrumentos, técnicas e reprodução em desenho. Estudo das representações em desenho por meio da linha, superfícies, formas, volume, cores, composição e figura humana na elaboração de mensagens visuais.
Modelos e Protótipos em Design Gráfico
Ementa: Desenvolvimento de habilidade para a representação tridimensional física de produtos gráficos pelo uso de materiais variados. Confecção de modelos, protótipos, mockups e artefatos gráficos físicos em Design Gráfico. Operações de corte, dobra, cola, montagem e acabamento de objetos.
História da Arte e do Design II
Ementa: Estudo das manifestações artísticas da Revolução Industrial à contemporaneidade, e suas articulações sociais, políticas, históricas e culturais. A consolidação do design enquanto campo profissional e área do conhecimento. Conceitos fundamentais da história da arte. Estilos e correntes artísticos em diferentes épocas históricas e contextos culturais.
Tipografia I
Ementa: Estudo da tipografia como elemento da comunicação visual. Estudo da história da tipografia, anatomia da fonte, conceitos, funções, classificações, análise e escolhas de tipos e suas relações com a mensagem. A escrita, a caligrafia, desenho de letras e design de tipos. Os usos da tipografia e composições tipográficas em projetos de design.
Desenho Técnico em Design Gráfico
Ementa: Funções do desenho e do desenho técnico no Design Gráfico. Instrumentos e materiais do desenho. Caligrafia técnica. Normas de representação técnica. Projeções ortogonais. Cotas. Cortes e Seções. Planificação. Princípios da geometria aplicados ao desenho técnico.
Desenho no Design de Informação
Ementa: O estudo do desenho aplicado ao design da informação: a síntese gráfica, o desenho de pictogramas, o desenho na ilustração informativa e na infografia. O estudo e a prática do desenho como processo: estudo do problema, relação com seu público, elaboração de roteiro, investigação de técnicas, composições e paleta cromática, geração de alternativas, finalização e reprodução aplicada ao projeto gráfico. A metáfora visual em desenho no design de informação.
Metodologia do Design Gráfico
Ementa: Estudo de metodologias, métodos e técnicas aplicadas ao processo de design. Métodos de exploração do processo lógico e criativo, suas diferenças e aplicações. Planejamento do desenvolvimento de projetos.
Programação para o Design Gráfico
Ementa: Linguagens de Programação para desenvolvimento de aplicações web; construção de web sites dinâmicos baseados em novas tecnologias e com acesso a banco de dados; compreensão dos métodos e técnicas de desenvolvimento de aplicações avançadas para web. Identificação de soluções na otimização e melhoria do desempenho de web sites. O funcionamento básico de um servidor de Internet.
Prática Experimental em Design Gráfico
Ementa: Introdução à prática do processo projetual em Design Gráfico. Laboratório de projetos com caráter experimental, privilegiando a solução de problemas de baixa complexidade. Desenvolvimento de etapas de projetos ligados ao contexto social e ao pensamento sobre a transformação da realidade local.
Prática e Educação Projetual em Design Gráfico I
Ementa: A prática do processo projetual em Design Gráfico a partir da solução para necessidades envolvendo a criação e produção de artefatos gráficos, físicos ou digitais. Evolução dos níveis de complexidade projetual através do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento do Design Gráfico, meio profissional e sociedade. Esta disciplina se caracteriza pela abordagem introdutória à prática projetual.
Diversidades Estéticas e Design Contemporâneo
Ementa: Estudo de manifestações estéticas diversas, que podem incluir: produções indígenas do Brasil e Américas; a arte dos povos africanos; as concepções estéticas asiáticas (Japão, China, Índia); podendo incluir ainda as concepções estéticas de outras partes do mundo. Arte popular e design. Tendências do design contemporâneo.
Tipografia II
Ementa: Estudo do processo de concepção e desenho de tipos na geração de fontes tipográficas digitais. Definição de conceito e usos, pesquisa de referencial tipográfico, esboços, seleção, digitalização, consistência, compensações ópticas, estudo dos softwares adequados para edição e geração de fontes tipográficas digitais. Desenvolvimento de famílias tipográficas digitais. Gerenciamento, distribuição de fontes e considerações legais. Aplicação de fontes tipográficas digitais em meios impressos e digitais.
Desenho em Narrativas Visuais
Ementa: O desenho aplicado a narrativas visuais em design gráfico. O desenho de personagem, a composição de cenário, desenvolvimento de roteiro através do storyboard, estudo de paleta cromática, etapas do desenho de ilustração aplicado a projetos gráficos, experimentações de técnicas e a reprodução final do desenho aplicado ao projeto gráfico. O estudo e a prática do desenho como processo. A metáfora visual em desenho de narrativas visuais
Computação em Design Gráfico I
Ementa: Introdução à computação gráfica. Possibilidades de aplicação da computação no design. Design assistido por computador. Desenvolvimento de construções bidimensionais. Produção e edição de imagens. Saídas para produção gráfica.
Processos Gráficos I
Ementa: Experimentações gráficas. Conhecimento dos materiais e processos de impressão gráfica por meio de experimentações manuais em técnicas tradicionais, como a gravura, a serigrafia e o estêncil. Estudo da correlação e diferenças entre as propriedades das técnicas, materiais e suportes de reprodução gráfica. Aplicações da impressão em técnicas tradicionais e experimentais em projetos de Design Gráfico
Ergonomia Aplicada ao Design
Ementa: Fundamentos da Ergonomia. O organismo Humano, biomecânica e antropometria. Capacidades do Ser Humano (sensorial, cognitiva e motora). Design Universal e Design Inclusivo. Contexto e fatores ambientais. Posto de Trabalho. Elementos de controle e informação. Ergonomia aplicada ao Design.
Prática e Educação Projetual em Design Gráfico II
Ementa: A prática do processo projetual em Design Gráfico a partir da solução para necessidades envolvendo a criação e produção de artefatos gráficos, físicos ou digitais. Evolução dos níveis de complexidade projetual através do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento do Design Gráfico, meio profissional e sociedade. Esta disciplina se caracteriza pela abordagem sistêmica do processo de design, considerando métodos e ferramentas auxiliares à prática projetual.
Ergonomia Aplicada ao Design Gráfico
Ementa: Fundamentos do Design Centrado no Usuário. Usabilidade. Experiência do Usuário (UX). Design de Interação. Design da Informação. Tecnologia Assistiva. Métodos, Técnicas de Ergonomia aplicadas ao Design Gráfico.
Fotografia I
Ementa: Estudo da fotografia objetivando o preparo do aluno para o domínio das habilidades de manipulação de equipamentos, produção e registro de imagens. A fotografia e o design.
Computação em Design Gráfico II
Ementa: Desenvolvimento de construções editoriais para produção em meio impresso e digital.
Processos Gráficos II
Ementa: Conhecimento dos materiais, acabamentos e processos de impressão gráfica. Estudo da correlação entre as propriedades e características decorrentes nos materiais, voltado à viabilização das aplicações processuais e de produção em Design Gráfico. Estudo dos processos e técnicas de impressão e dos meios produtivos de Design Gráfico. Pré-impressão, arte finalização, impressão e acabamento. Elaboração de orçamentos em gráficas. Sustentabilidade e impacto ambiental na produção gráfica.
Estágio Curricular Supervisionado
Ementa: Desenvolvimento de atividades próprias de um profissional de design em uma organização, contando com supervisão de um membro da organização e um professor orientador.
Sociedade, Cultura e Design
Ementa: Discussão dos contextos históricos e intelectuais que tornaram possível o surgimento da sociologia e do design, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Estudo dos aspectos centrais ao funcionamento de uma sociedade, instituições sociais, papel social, direitos humanos, normas e valores. Cultura: conceito e objeto. Relações do design com a sociologia. Relações de troca entre os meios de produção e os diversos segmentos sociais. Estudos étnico raciais e sua relação com o design.
Computação em Design Gráfico III
Ementa: Desenvolvimento de construções tridimensionais: sólidos e malhas. Renderização e animação.
Fotografia II
Ementa: Estudo da fotografia sob o ponto de vista do sistema da imagem como representação social. Preparar os alunos para entender como as imagens, fotografias, operam nas sociedades e no Campo do Design.
Gestão do Design Gráfico
Ementa: Particularidades do gerenciamento de atividades de projetos gráficos. Legislação, normas e organismos vinculados ao Design Gráfico. Proteção legal de projetos. Práticas profissionais. Interação mercadológica do Design (indústria-designer- consumidor). Perspectivas de futuro.
Prática e Educação Projetual em Design Gráfico III
Ementa: A prática do processo projetual em Design Gráfico a partir da solução para necessidades envolvendo a criação e produção de artefatos gráficos, físicos ou digitais. Evolução dos níveis de complexidade projetual através do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento do Design Gráfico, meio profissional e sociedade. Esta disciplina se caracteriza pela abordagem sistêmica do processo de design, considerando métodos e ferramentas auxiliares em projetos de média complexidade.
Prática e Educação Projetual em Design Gráfico IV
Ementa: A prática do processo projetual em Design Gráfico a partir da solução para necessidades envolvendo a criação e produção de artefatos gráficos, físicos ou digitais. Evolução dos níveis de complexidade projetual através do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento do Design Gráfico, meio profissional e sociedade. Esta disciplina se caracteriza pela abordagem sistêmica do processo de design, considerando métodos e ferramentas auxiliares em projetos de alta complexidade.
Tópicos Especiais I em Design Gráfico
Ementa: Abordagens teórico-práticas a respeito de temáticas emergentes referentes às relações entre design industrial, sociedade, cultura, educação, saúde, meio ambiente e tecnologia. Ações estratégicas dirigidas à comunidade de baixa coplexidade.
Imagem em Movimento
Ementa: Aspectos da elaboração e produção de narrativas audiovisuais e da linguagem cinematográfica. As diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto audiovisual: pré-produção, produção e pósprodução. Estudos do desenvolvimento de roteiro, storyboard e animatic. Estudos fundamentais dos meios de produção, captura, edição, registro e apresentação da imagem em movimento, dos efeitos associados e das mídias de veiculação.
Mercadologia e Empreendedorismo
Ementa: Conceitos e atuação do marketing. O mix de marketing. Marketing para produtos e serviços, do analógico ao digital. Introdução à teoria geral da administração. Empreendimento administrativo. Como empreender no design. Economia criativa. Tipos de mercados e segmentação. Análise do mercado de consumo e comportamento do consumidor. Posicionamento de produtos. Administração do composto de produtos e valor de marca. Desenvolvimento e empreendimento de novos produtos e serviços.
Retórica Visual
Ementa: Linguagem e significação em Design. Correlação entre funções prática, estética e simbólica em Design. Teoria semântica dos produtos. Design emocional.
Tópicos Especiais II em Design Gráfico
Ementa: Abordagens teórico-práticas a respeito de temáticas emergentes referentes às relações entre design industrial, sociedade, cultura, educação, saúde, meio ambiente e tecnologia. Ações estratégicas dirigidas à comunidade de media complexidade.
Metodologia Científica para o Trabalho de Conclusão de Curso
Ementa: Pesquisa: conceito, planejamento da pesquisa científica. Métodos e técnicas da pesquisa científica. Hipótese. Tipos de Variáveis. Metodologia qualitativa e quantitativa. Elaboração do Projeto de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso. Abordagem temática segundo a área de conhecimento: pesquisa do material bibliográfico, fichamento, redação do Projeto de TCC. Uso de estatística na pesquisa. Instrumentos de coleta de dados. Tipos e técnicas de amostragem. Estatística descritiva: apresentação de dados, distribuições de frequência, medidas de tendência central e de dispersão. Análise exploratória de dados. Testes de associação entre variáveis: correlação, regressão linear e múltipla.
Prática de Projeto de Graduação em Design Gráfico I
Ementa: Projetos de sistemas de produtos, produto e serviço. Estudos de design gráfico na contemporaneidade. Tema livre de projeto, estabelecendo uma relação ativa entre teoria e prática do design centrada no ser humano. Representação técnica e documentação para apresentação. Ações estratégicas de divulgação e educação em design à comunidade. Atividades de extensão são contempladas nesta disciplina. Esta disciplina se encerra com a apresentação do projeto conceitual.
Tópicos Especiais III em Design Gráfico
Ementa: Abordagens teórico-práticas a respeito de temáticas emergentes referentes às relações entre design industrial, sociedade, cultura, educação, saúde, meio ambiente e tecnologia. Ações estratégicas dirigidas à comunidade de alta complexidade.
Prática de Projeto de Graduação em DG II
Ementa: Projetos de sistemas de produtos, produto e serviço. Estudos de design gráfico na contemporaneidade. Tema livre de projeto, estabelecendo uma relação ativa entre teoria e prática do design centrada no ser humano. Representação técnica e documentação para apresentação. Ações estratégicas de divulgação e educação em design à comunidade. Atividades de extensão são contempladas nesta disciplina. Esta disciplina se encerra com a apresentação do projeto detalhado com todas as fases e estratégias mercadológicas realizadas.
História da Arte e do Design I
Ementa: Estudo das manifestações artísticas da pré-história até a Revolução Industrial, e suas articulações sociais, políticas, históricas e culturais. Conceitos fundamentais da história da arte. Estilos e correntes artísticas em diferentes épocas históricas e contextos culturais.
Fundamentos da Linguagem Visual
Ementa: Percepção visual. Fundamentos da linguagem visual: elementos da linguagem visual (linha, superfície, volume, luz e cor) e sua organização compositiva (semelhanças e contrastes, ritmo e proporções). Categorias e leis da psicologia da percepção.
Introdução ao Design Industrial
Ementa: Introdução ao ensino superior e a atividades de extensão em design. Abordagem dos elementos e áreas de conhecimento que fundamentam o design. Habilitações e campos de atuação. A extensão do termo estética - autonomia e função do design. Conceitos, teorias e ferramentas de produção do design. Bases projetuais. Interfaces do design industrial. Perspectivas para uma crítica do design. Código de ética da profissão.
Princípios da Geometria Plana e Perspectiva em Design Industrial
Ementa: Princípios básicos do desenho geométrico, das formas geométricas planas e do desenho perspectivo. Lugares Geométricos. Construções fundamentais e das formas geométricas planas. Solução de problemas geométricos aplicados ao Design e percepção da forma. Instrumentos e princípios do desenho. Representação de objetos tridimensionais em meios bidimensionais. Tipos de perspectiva.
Desenho Experimental
Ementa: Estudo de definições, funções e taxonomia do desenho aplicado ao processo projetual em design. O desenho como percepção, comunicação, investigação e ação. O esboço no processo criativo. Estudo e experimentações de materiais, instrumentos, técnicas e reprodução em desenho. Estudo das representações em desenho por meio da linha, superfícies, formas, volume, cores, composição e figura humana na elaboração de mensagens visuais.
Modelos e Protótipos em Design Industrial I
Ementa: Desenvolvimento de habilidade para a representação tridimensional física de produtos pelo uso de materiais plásticos. Prática de utilização de ferramentas, máquinas e equipamentos para a manufatura de objetos, modelos, mockups e protótipos. Processos de fabricação, conformação e usinagem. Operações de fabricação, acabamento e montagem de objetos.
História da Arte e do Design II
Ementa: Estudo das manifestações artísticas da Revolução Industrial à contemporaneidade, e suas articulações sociais, políticas, históricas e culturais. A consolidação do design enquanto campo profissional e área do conhecimento. Conceitos fundamentais da história da arte. Estilos e correntes artísticos em diferentes épocas históricas e contextos culturais.
Geometria Descritiva
Ementa: Estudo e aplicação de técnicas gráficas de representação Mongeana de elementos tridimensionais. Reconstrução projetiva do espaço. Desenvolvimento projetivo de elementos espaciais. Análise, síntese e interação entre formas e suas aplicações no design.
Desenho Técnico em Design Industrial I
Ementa: Funções do desenho e do desenho técnico no design industrial. Instrumentos e materiais do desenho. Caligrafia técnica. Normas de representação técnica. Projeções ortogonais. Cotas. Cortes e Seções.
Desenho de Representação I
Ementa: Desenvolvimento das habilidades para representação de formas tridimensionais por meio do desenho. Materiais utilizados para a representação de produtos. Princípios e métodos de perspectiva. Sketches explorativo, investigativo e explicativo. Representação de diferentes materiais e superfícies. Composição bidimensional. Exercícios e práticas de desenhos representativos. Técnicas diversas de renderização.
Metodologia do Design Industrial
Ementa: Estudo de metodologias, métodos e técnicas aplicadas ao processo de design. Métodos de exploração do processo lógico e criativo, suas diferenças e aplicações. Planejamento do desenvolvimento de projetos.
Modelos e Protótipos em Design Industrial II
Ementa: Prática de utilização de máquinas e equipamentos para a manufatura de objetos, modelos e protótipos. Processos de fabricação, conformação e usinagem. Operações de fabricação, acabamento e montagem de objetos.
Prática Experimental em Design Industrial
Ementa: Introdução à prática do processo projetual em Design Industrial. Laboratório de projetos com caráter experimental, privilegiando a solução de problemas de baixa complexidade. Desenvolvimento de etapas de projetos ligados ao contexto social e ao pensamento sobre a transformação da realidade local.
Prática e Educação Projetual em Design Industrial I
Ementa: Educação para o desenvolvimento de projetos de produtos com a aplicação de métodos, técnicas e ferramentas pertinentes ao processo de design. Planejamento e gestão do projeto. Fatores Humanos aplicados ao projeto. Adequação tecnológica, e sociocultural. Elaboração de documentação, representações e apresentação do projeto. Esta disciplina se caracteriza pela baixa complexidade e introdução ao projeto, a partir de elementos básicos do processo de design.
Diversidades Estéticas e Design Contemporâneo
Ementa: Estudo de manifestações estéticas diversas, que podem incluir: produções indígenas do Brasil e Américas; a arte dos povos africanos; as concepções estéticas asiáticas (Japão, China, Índia); podendo incluir ainda as concepções estéticas de outras partes do mundo. Arte popular e design. Tendências do design contemporâneo.
Desenho Técnico em Design Industrial II
Ementa: Formas de representação dos objetos, visando orientar a fabricação de produtos e componentes. Cotagem e notas. Elementos de fixação móveis e permanentes. Elementos de máquinas.
Desenho de Representação II
Ementa: Desenvolvimento das habilidades para representação de formas tridimensionais por meio do desenho. Exercícios projetuais realizados por meio de esboços (sketches) de produtos industrializados (grafite e cor). Exercícios de render elaborados. Aplicações de cor, volume, textura, materiais e detalhes. Representações de projetos acabados.
Programação para o Design Industrial
Ementa: Proposições de um ambiente de aprendizagem com o desenvolvimento de projetos eletrônicos baseados em uma plataforma de hardware e software simples. O conhecimento básico sobre eletrônica (básica e digital). As placas Arduíno, seu funcionamento e formas de comunicação. A programação para Arduíno.
Materiais
Ementa: Conhecimento científico/tecnológico das principais classes de materiais empregados em produção industrial (metálicos, poliméricos, cerâmicos e compósitos), como também de materiais naturais. Estudo da correlação entre a microestrutura, as propriedades e características decorrentes nos materiais, voltado à viabilização das aplicações processuais em Design Industrial.
Ergonomia Aplicada ao Design
Ementa: Fundamentos da Ergonomia. O organismo Humano, biomecânica e antropometria. Capacidades do Ser Humano (sensorial, cognitiva e motora). Design Universal e Design Inclusivo. Contexto e fatores ambientais. Posto de Trabalho. Elementos de controle e informação. Ergonomia aplicada ao Design.
Ergonomia Aplicada ao Design Industrial
Ementa: Fundamentos do Design Centrado no Usuário. Usabilidade. Experiência do Usuário (UX). Design de Interação. Design da Informação. Tecnologia Assistiva. Métodos, Técnicas de Ergonomia aplicadas ao Design Industrial.
Modelamento Virtual I
Ementa: Introdução à computação gráfica. Possibilidades de aplicação da computação no design. Design assistido por computador. Desenvolvimento de construções bi e tridimensionais. Desenho técnico computacional.
Estruturas e Resistência dos Materiais
Ementa: Introdução à resistência dos materiais aplicada ao Design. Estática aplicada ao equilíbrio de estruturas: esforços solicitantes. Tensão normal. Lei de Hooke. Princípio de Saint-Venant. Tração e Compressão simples: Aplicações em cabos, membranas estruturais, treliças espaciais e tubulações. Tensões de cisalhamento: Corte puro de elementos de fixação. Módulo resistente de barras e perfis: centro de gravidade e momento de inércia. Flexão: tensões normais e tangenciais, linha elástica. Estruturas em Arcos. Torção de barras de secção circular e retangular. Instabilidade estrutural – Flambagem. Modelos de reforços e nervuras de estruturas resistentes.
Fotografia
Ementa: Noções básicas de fotografia objetivando o desenvolvimento das habilidades de manipulação de equipamentos, produção e registro de imagens. Capacitação para a utilização de recursos fotográficos em modelagens e renderizações assistidas por computador
Prática e Educação Projetual em Design Industrial II
Ementa: Educação para o desenvolvimento de projetos de produtos com a aplicação de métodos, técnicas e ferramentas pertinentes ao processo de design. Planejamento e gestão do projeto. Fatores Humanos aplicados ao projeto. Adequação tecnológica, e sociocultural. Elaboração de documentação, representações e apresentação do projeto. Esta disciplina se caracteriza pela abordagem sistêmica do design, a partir da utilização de técnicas de exploração do processo criativo e lógico, aplicados a um problema ou oportunidade de projeto. O uso de métodos e ferramentas do design no auxílio ao projeto.
Estágio Curricular Supervisionado
Ementa: Desenvolvimento de atividades próprias de um profissional de design em uma organização, contando com supervisão de um membro da organização e um professor orientador.
Modelamento Virtual II
Ementa: Tópicos especiais de modelagem, renderização, simulação e animação dentro do ambiente virtual. Possibilidades de aplicação da computação no design. Design assistido por computador. Desenvolvimento de construções tridimensionais. Desenho técnico computacional.
Processos Industriais e Tecnologias Contemporâneas
Ementa: Estudo dos processos de produção e beneficiamento de matérias-primas (indústria de base) e introdução aos processos de produção de produtos acabados, conjuntamente aos estudos das generalidades e especificidades dos materiais. Produção na indústria de transformação e tecnologias contemporâneas. Estudo dos processos produtivos das principais classes de materiais empregados em produção industrial (metálicos, poliméricos, cerâmicos e compósitos), além dos materiais naturais.
Sociedade, Cultura e Design
Ementa: Discussão dos contextos históricos e intelectuais que tornaram possível o surgimento da sociologia e do design, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Estudo dos aspectos centrais ao funcionamento de uma sociedade, instituições sociais, papel social, direitos humanos, normas e valores. Cultura: conceito e objeto. Relações do design com a sociologia. Relações de troca entre os meios de produção e os diversos segmentos sociais. Estudos étnico raciais e sua relação com o design.
Gestão do Design Industrial
Ementa: Particularidades do gerenciamento de atividades de projeto de produto. Legislação, normas e organismos vinculados ao Design de Produto. Proteção legal de projetos. Práticas profissionais. Interação mercadológica do Design (indústria- designer-consumidor). Perspectivas de futuro.
Prática e Educação Projetual em Design Industrial III
Ementa: Educação para o desenvolvimento de projetos de produtos com a aplicação de métodos, técnicas e ferramentas pertinentes ao processo de design. Planejamento e gestão do projeto. Fatores Humanos aplicados ao projeto. Adequação tecnológica, e sociocultural. Elaboração de documentação, representações e apresentação do projeto. Esta disciplina se caracteriza pela abordagem sistêmica do design, a partir da utilização de técnicas de exploração do processo criativo e lógico, aplicados a um problema ou oportunidade de projeto. O uso de métodos e ferramentas do design no auxílio ao projeto de média complexidade.
Tópicos Especiais I em Design Industrial
Ementa: Abordagens teórico-práticas a respeito de temáticas emergentes referentes às relações entre design industrial, sociedade, cultura, educação, saúde, meio ambiente e tecnologia. Ações estratégicas dirigidas à comunidade de baixa complexidade.
Modelamento Virtual III
Ementa: Manufatura assistida por computador. Desenvolvimento de construções tridimensionais: sólidos e malhas. Projeções ortogonais para documentação técnica. Técnicas de render virtual.
Retórica Visual
Ementa: Linguagem e significação em Design. Correlação entre funções prática, estética e simbólica em Design. Teoria semântica dos produtos. Design emocional.
Mercadologia e Empreendedorismo
Ementa: Conceitos e atuação do marketing. O mix de marketing. Marketing para produtos e serviços, do analógico ao digital. Introdução à teoria geral da administração. Empreendimento administrativo. Como empreender no design. Economia criativa. Tipos de mercados e segmentação. Análise do mercado de consumo e comportamento do consumidor. Posicionamento de produtos. Administração do composto de produtos e valor de marca. Desenvolvimento e empreendimento de novos produtos e serviços.
Prática e Educação Projetual em Design Industrial IV
Ementa: Educação para o desenvolvimento de projetos de produtos com a aplicação de métodos, técnicas e ferramentas pertinentes ao processo de design. Planejamento e gestão do projeto. Fatores Humanos aplicados ao projeto. Adequação tecnológica, e sociocultural. Elaboração de documentação, representações e apresentação do projeto. Esta disciplina se caracteriza pela abordagem sistêmica do design, a partir da utilização de técnicas de exploração do processo criativo e lógico, aplicados a um problema ou oportunidade de projeto. O uso de métodos e ferramentas do design no auxílio ao projeto de alta complexidade.
Tópicos Especiais II em Design Industrial
Ementa: Abordagens teórico-práticas a respeito de temáticas emergentes referentes às relações entre design industrial, sociedade, cultura, educação, saúde, meio ambiente e tecnologia. Ações estratégicas dirigidas à comunidade de media complexidade.
Metodologia Científica para o Trabalho de Conclusão de Curso
Ementa: Pesquisa: conceito, planejamento da pesquisa científica. Métodos e técnicas da pesquisa científica. Hipótese. Tipos de Variáveis. Metodologia qualitativa e quantitativa. Elaboração do Projeto de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso. Abordagem temática segundo a área de conhecimento: pesquisa do material bibliográfico, fichamento, redação do Projeto de TCC. Uso de estatística na pesquisa. Instrumentos de coleta de dados. Tipos e técnicas de amostragem. Estatística descritiva: apresentação de dados, distribuições de frequência, medidas de tendência central e de dispersão. Análise exploratória de dados. Testes de associação entre variáveis: correlação, regressão linear e múltipla.
Prática de Projeto de Graduação em Design Industrial I
Ementa: Projetos de sistemas de produtos, produto e serviço. Estudos de design na contemporaneidade. Tema livre de projeto, estabelecendo uma relação ativa entre teoria e prática do design centrada no ser humano. Representação técnica e documentação para apresentação. Ações estratégicas de divulgação e educação em design à comunidade. A Prática de Projeto de Graduação I, se encerra com a conclusão do projeto conceitual.
Tópicos Especiais III em Design Industrial
Ementa: Abordagens teórico-práticas a respeito de temáticas emergentes referentes às relações entre design industrial, sociedade, cultura, educação, saúde, meio ambiente e tecnologia. Ações estratégicas dirigidas à comunidade de alta complexidade.
Trabalho de Conclusão de Curso
Ementa: Trabalho de conclusão de curso relativo à pesquisa científica com temática definida pelo estudante, relacionada ao campo do Design. Planejamento, elaboração e redação do projeto de pesquisa e desenvolvimento de monografia.
Prática de Projeto de Graduação em Design Industrial II
Ementa: Projetos de sistemas de produtos, produto e serviço. Estudos de design na contemporaneidade. Tema livre de projeto, estabelecendo uma relação ativa entre teoria e prática do design centrada no ser humano. Representação técnica e documentação para apresentação. Ações estratégicas de divulgação e educação em design à comunidade. A Prática de Projeto de Graduação II, se encerra com a conclusão de todas as fases e etapas do projeto e as atividades estratégicas e de planejamento da oportunidade.
Clique aqui para voltar para informações a discentes.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.