O XII Ciclo de Investigações PPGAV: Agouro, Ágora, Agora, propõe dentro de uma amplitude de possíveis reflexões sobre as pesquisas em Artes Visuais, um espaço oportuno para pensarmos sobre as percepções e os fenômenos do tempo presente.
Agouro: “Presságio, ação de prever o que acontecerá no futuro”.
Ágora: "Lugar de reunião, de diálogo".
Agora: “Momento presente, época em que nos encontramos”
Olhar para o contemporâneo é, antes de mais nada, uma questão de coragem. Significa ser capaz de não apenas ter o olhar fixo neste instante presente, por vezes obscuro, mas também ter noção de que essa análise sobre a atualidade se distancia infinitamente de nós. É como ver um fantasma, algo que não podemos distinguir claramente, mas que sentimos intimamente a sua presença. Logo o termo Agouro, que provém do exercício dos antigos em prever o futuro com base no voo das aves, seria o termo possível desta reflexão, um anúncio poético e potente para pensarmos no voo que este fantasma realiza.
A pesquisa e a prática em Artes Visuais poderia funcionar então como um princípio semelhante ao local da Ágora. Este espaço de reunião, discussão, aqui ativado mediante um processo de montagem, onde pedaços de presságios do passado ao futuro reuniriam em si o contexto em que vivemos e apontariam direções a serem desenhadas.
Se a reflexão da produção artística tem um papel fundamental na proposição de compreender o tempo em que vivemos, reverberando a prática atual e ecoando tempos passados, seria então a pesquisa em Artes Visuais um ponto convergente para se pensar o futuro no Agora?
Baseado nestas reflexões, busca-se promover neste Ciclo o local de diálogo sobre a contemporaneidade, reconhecendo nas pesquisas um desafio inerente à produção teórica e prática em Arte: o sentimento do Agouro, como a preocupação com o devir, o futuro; o espaço da discussão na Ágora, para refletirmos sobre as questões estéticas, ontológicas, políticas e econômica; e o Agora como local de ação aplicada das Artes Visuais, para fugirmos de todas as lógicas estereotipadas.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.