Em cada uma das fases, conta-se com 36 horas para a disciplina que se denomina Projeto Integrado I, II, III, IV, V, VI, e VII. Essa disciplina não consta da matriz obrigatória para todos, mas poderá ser validada como atividade complementar pelo/a aluno/a, vindo então a fazer parte do currículo na carga horária destinada para tal finalidade.
Ementa:Trabalho transdisciplinar. Integração dos conteúdos de cada disciplina da fase. Elaboração de projeto na forma de seminário, exposição artística ou publicação.
Através do Projeto Integrado em cada uma das fases, haverá orientação e avaliação da capacidade teórica com aplicação dos conteúdos entre as disciplinas da mesma fase de modo contextualizado. Por meio do aproveitamento das relações dos conteúdos e dos contextos, buscaremos dar significado e utilidade ao aprendizado e à ênfase abordada, estabelecendo uma relação ativa entre o/a aluno/a e o objeto de conhecimento, tendo como referência a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).
A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas pressupõe um trabalho de equipe entre todos os/as professores/as da mesma fase envolvidos/as na elaboração de um projeto em conjunto que englobe os conhecimentos dados em cada fase (I, II, II e IV, V, VI, e VII). Um dos fatores de sucesso dessa equipe é o caráter interdisciplinar de sua composição, que se propõe a trabalhar de forma colaborativa para acomodar e envolver as problemáticas contidas nos conteúdos das disciplinas da mesma fase, e explorar criativamente as possibilidades desse diálogo transdisciplinar. Haverá sempre um/a professor/a tutor/a dessa disciplina, que irá ser o/a responsável e coordenador/a dos trabalhos. Esse/a professor/a poderá alocar 4 horas em atividades pedagógicas e os/as demais professores/as envolvidos/as poderão alocar 2 horas cada um. Não se caracteriza hora de ensino. Essa disciplina poderá ser validada como atividade complementar com carga horária de 2 créditos.
As ações do projeto integrado são complementadas com ações dos projetos de ensino PRAPEG e de extensão que convergem em objetivos afins. Atualmente ele está sendo realizado por meio de curadorias expositivas e educativas.
Ocorre também a mediação aberta para a comunidade acadêmica e externa. Os/as alunos/as das disciplinas ofertadas no curso utilizam os espaços expositivos para apresentar seus projetos artísticos e pedagógicos.
O Projeto Integrado por meio da Chefia de Departamento mantém parcerias e acordos verbais com instituições culturais onde alunos/as realizam, entre outras, as seguintes atividades: monitorias em exposições; estágios voluntários; auxiliares em montagens expositivas no recebimento de obras, preparação de material visual, recepção de artistas, recepção de grupos de alunos.
Algumas das parcerias são: Museu Escola, Fundação Cultural BADESC, Museu Victor Meirelles, Sala Vecchietti, Sala Mayer Filho, Museu Hassis, Espaço Oficina – Galeria Estúdio, Na Casa.
Para o futuro, pretende-se enquanto desdobramento a criação de um núcleo de curadoria e arte educação que atue diretamente nas ações do Projeto Integrado.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.