Oficinas do 2° Seminário do Profei da Udesc Cead
Estão abertas as inscrições das oficinas do evento!!
Estão sendo oferecidas 8 oficinas que visam a formação de professores, recursos inovadores e sensibilidade na educação inclusiva.
As oficinas serão realizadas nos dois dias de evento e ocorrerão no período da tarde, acontecendo de forma simultânea, logo só será possível participar de uma por dia.
O limite de inscrições em cada oficina é de 20 participantes.
OFICINAS DO DIA 18 DE NOVEMBRO DAS 13h30 ÀS 15h30:
OFICINA I: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS BRINCANTES E INCLUSIVAS
Arte de contar histórias é uma arte milenar, no entanto pouco utilizada para inclusão. Neste sentido, esta oficina trará sugestões práticas de como utilizar a literatura infantil e infanto-juvenil na educação básica. Trazendo diversas possiblidades de dinâmicas através das histórias. Principalmente histórias inclusivas, que visem a diversidade, o respeito, o afeto, a empatia e a inclusão.
Sala 105 - FAED/UDESC
OFICINA II: JOGOS SÉRIOS NA SALA DO AEE
Os jogos ajudam na fixação da aprendizagem e no desenvolvimento do raciocínio lógico e coordenação motora. Portanto, a oficina apresentará os jogos digitais ativos (exergames) Dance2Rehab e Movi4Math, como uma ferramenta a mais para desenvolver o raciocínio lógico, coordenação motora e alfabetização matemática, mostrando detalhadamente as suas características pedagógicas e funcionais e discutir a aplicabilidade desses na Educação Especial.
Sala 201 - FAED/UDESC
OFICINA III: BRINCADEIRAS SENSÓRIO SOCIAIS PARA CRIANÇAS PEQUENAS AUTISTAS
A oficina "Brincadeiras Sensório Sociais para Crianças Pequenas Autistas" é destinada a educadores e profissionais interessados em promover o desenvolvimento socioemocional de crianças autistas por meio do brincar. O objetivo é apresentar, por meio de atividades práticas e teóricas, estratégias de brincadeiras sensório sociais que promovam um ambiente inclusivo e estimulante para o desenvolvimento integral dessas crianças. A proposta fundamenta-se em uma abordagem interdisciplinar, com base nas teorias de Vygotsky (1991) e outros autores que discutem o papel da interação social no desenvolvimento infantil.
Sala 206 - FAED/UDESC
OFICINA IV: BRINCADEIRAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A oficina de brincadeiras inclusivas surge para oferecer uma abordagem prática e teórica sobre como vivências e experiências lúdicas podem possibilitar que crianças com e sem deficiência possam interagir de maneira significativa e potente no mesmo ambiente. Buscamos abordar a relevância da oficina ao enfatizar a importância da inclusão no universo das brincadeiras e é fundamental que os participantes saiam da experiência com ferramentas práticas e com um entendimento mais profundo sobre a inclusão em ambientes lúdicos.
Sala 207 - FAED/UDESC
OFICINA V: OFICINA DE VIVÊNCIA EM ERER: CAMINHANDO COM ANTONIETA DE BARROS
A Oficina vivências em Educação das Relações Étnico-Raciais reúne discussões que objetivam recuperar o protagonismo, os modos de resistência, a participação política e social, as vivências de religiosidades e as produções literárias de mulheres afro-brasileiras no seu processo de afirmação como sujeito político e sócio histórico na constituição da história de Santa Catarina e do Brasil. Nas narrativas históricas do Brasil, as mulheres negras por muitas vezes foram e são invisibilizadas ou representadas por estereótipos variados ligados à submissão, escravização, pobreza, analfabetismo, erotização e sexualização de seus corpos compostos por “assimetrias de gênero motivadas pela questão racial” (BORGES, 2005, p.67). Essas opressões cruzadas com algumas outras convergem para a reprodução de desigualdades, as dinâmicas de dominação e a invisibilidade de protagonismos e autorias dessas mulheres. A oficina justifica-se com o compromisso de problematizar essa discussão, fortalecer a subversão dos mecanismos de regulação e as rupturas com os silenciamentos históricos produzidos na sociedade brasileira sobre as mulheres afro-brasileiras, destacando seus protagonismos, suas histórias de resistências, seus processos de (re)significação no mundo, integrando-se aos objetivos da Educação das Relações Étnico-Raciais na perspectiva da Educação Inclusiva e a construção de uma política curricular emancipatória.
Sala 211 - FAED/UDESC
OFICINAS DO DIA 19 DE NOVEMBRO DAS 13h30 ÀS 15h
OFICINA: INTEGRAÇÃO DE SABERES: GUIA PEDAGÓGICO E PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA EDUCADORES INCLUSIVOS
Neste seminário, abordaremos a importância de materiais e metodologias que considerem as diferentes formas de aprendizagem, promovendo um ambiente onde todos possam participar ativamente. Discutiremos o “Guia Pedagógico de Acessibilidade” e a “Proposta de Formação de Professores na Perspectiva de Educação Inclusiva”, ambos desenvolvidos no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Esses recursos oferecem orientações e práticas concretas para fomentar a inclusão no ambiente escolar. A oficina proporcionará um espaço para a construção colaborativa de saberes, incentivando a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias que atendam às necessidades de todos os estudantes. Acreditamos que, ao unir esforços e compartilhar conhecimentos, podemos contribuir significativamente para a formação de uma educação mais justa e inclusiva.
Sala 101 - FAED/UDESC
OFICINA: DO CONCEITO À PRÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DA PERSPECTIVA DA LINHA 2 DO PROFEI
A oficina do produto educacional, desenvolvida na Linha 2 de Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva do Mestrado Profissional em Rede (PROFEI), tem como objetivo principal apresentar duas experiências construídas pela turma que ingressou no mestrado em 2020. O primeiro produto educacional busca articular as práticas educativas com as demandas da Educação Especial e Inclusiva, promovendo uma abordagem que valoriza a diversidade e a equidade no ambiente escolar. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste produto foi o estudo de caso em escolas públicas, permitindo uma análise aprofundada das realidades e desafios enfrentados por docentes e estudantes. O segundo produto educacional focou em estratégias para o ensino de roteiro cinematográfico voltado a estudantes surdos. A metodologia empregada foi a de Grupo Focal, possibilitando problematizar e identificar elementos essenciais para o ensino dessa temática, respeitando os aspectos da visualidade e da cultura surda. Por meio dessa abordagem, os participantes da oficina terão a oportunidade de refletir sobre suas experiências e aplicar os conhecimentos adquiridos para desenvolver estratégias que integrem efetivamente a tecnologia ao processo de ensino-aprendizagem, assegurando que todos os alunos tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade, garantindo, assim, o acesso e a permanência na educação formal.
Sala 105 - FAED/UDESC
OFICINA: PRÁTICAS E PROCESSOS FORMATIVOS DE EDUCADORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES DE RECURSOS PEDAGÓGICOS
A oficina promovida por quatro egressos da primeira turma, da Linha III Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, tem como objetivo realizar um momento de aprendizagem e reflexão, acerca dos recursos pedagógicos, sob a contextualização das práticas realizadas nos espaços de vivências, os quais serviram de campo de pesquisa durante o curso de mestrado. Serão abordados os distintos “produtos educacionais” destes mestres, que compuseram seu percurso formativo, bem como, o resultado das dissertações desenvolvidas. Tenciona-se socializar os seguintes produtos educacionais/recursos pedagógicos: Portfólio pedagógico, como uma possibilidade, uma sugestão e algumas referências pedagógicas para elaboração ou atualização do Projeto Político Pedagógico; Curso de Formação Continuada para professores da EJA; Curso de formação continuada: O Modelo Social da Deficiência e o Desenho Universal para a Aprendizagem: poéticas e políticas para transformar o planejamento na escola inclusiva; Caderno de Práticas Pedagógicas Inclusivas da Escola de Educação Básica General José Pinto Sombra.
Sala 109 - FAED/UDESC
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.