Tecnologias Digitais de Rede nos anos iniciais do ensino fundamental: usos e potencialidades pedagógicas
Coordenação por Profa. Dra. Karina Marcon - 2023 (em andamento)
Compreendidos como mais do que acesso aos artefatos tecnológicos da cultura digital, processos de inclusão digital e de apropriação das tecnologias digitais de rede na escola precisam acontecer por meio de práticas pedagógicas críticas, colaborativas, lúdicas e autorais. Ao reconhecer o potencial pedagógico e comunicacional das tecnologias digitais de rede, os educadores encontram a possibilidade de fomentar práticas educativas ajustadas e condizentes com este novo cenário social, no qual crianças e jovens experienciam o uso das tecnologias digitais em diferentes momentos do seu cotidiano. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo principal apresentar funcionalidades e potencialidades pedagógicas de tecnologias digitais de rede para os anos iniciais do ensino fundamental. Para concretização deste estudo, será realizada uma revisão de literatura sobre inclusão digital e apropriação pedagógica das tecnologias digitais para subsidiar nossas análises. Será realizado um levantamento de campo (survey) com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Florianópolis, no qual serão identificadas as principais tecnologias digitais de rede utilizadas em sala de aula. Após isso, será desenvolvida uma pesquisa exploratória sobre o potencial pedagógico destes recursos, gerando um produto educacional (e-book) que poderá ampliar o repertório dos professores no que tange a utilização pedagógica das tecnologias digitais de rede nos processos de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.