Os processos seletivos consistem em suprir vagas de caráter temporário como Professor Substituto sendo o contrato inicial de 06 (seis) meses podendo ser renovado a cada 06 (seis) meses até um total de 04 (quatro) semestres.
Particularidades do Processo Seletivo:
Como é feita a seleção de professores substitutos na UDESC? Os candidatos são selecionados por meio de processos seletivos simplificados. A seleção é realizada nos Departamentos de Ensino e a avaliação se dá por meio de prova escrita, prova didática e de prova de títulos obrigatoriamente, sendo as prova escrita e a didática eliminatórias.
A lei 8.745 de 09 de dezembro de 1993 dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal e é com essa base legal que ocorrem as contratações.
Você poderá consultar os editais de abertura de processo seletivo através do sítio eletrônico.
Quando a Universidade publica os Editais de Processo Seletivo? Os Editais são abertos conforme a necessidade surgida em decorrência do afastamento de um professor efetivo nas situações abaixo:
I – desligamento de profesor substituto
II – afastamento ou licença, de professor efetivo conforme previsto em Lei
III– nomeação para ocupar cargo de direção de reitor, vice-reitor, pró-reitor e diretor de campus.
Quais são os requisitos para se inscrever no Proesso Seletivo da UDESC? Ser brasileiro ou estrangeiro dentro das normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Imigração.
Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos.
Preencher o Formulário de Inscrição no site da UDESC, através do link www.udesc.br/processoseletivo/042019 .
Efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais), através do boleto bancário gerado ao final do preenchimento do Formulário de Inscrição, até a data do seu vencimento.
Os candidatos amparados pela Lei nº 10.567/97, alterada pela Lei nº 17.457/18 (doadores de sangue e/ou medula), deverão preencher o Formulário de Inscrição obtido no site da UDESC através do link www.udesc.br/processoseletivo/042019 e anexar obrigatoriamente:
a) Doador de sangue: declaração assinada por autoridade competente da entidade coletora oficial ou credenciada, com a comprovação da condição de doador de sangue, discriminando as datas em que foram realizadas as doações, constando, no mínimo, 03 (três) doações dentro do período de 12 (doze) meses anterior à data do término das inscrições (item 4.1). Não serão aceitos protocolos e/ou carteiras de controle de doações de sangue como comprovante. b) Doador de medula: atestado ou laudo original, emitido e assinado por autoridade competente da entidade coletora oficial ou credenciada, que comprove a doação de medula óssea, bem como a data em que foi efetuada, além da cópia do RG/CPF. Não será aceito como comprovante o termo de consentimento e/ou carteira emitida pelo REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
Qual a titulação que o candidato deve possuir? O candidato deve verificar nos requisitos para a vaga do centro pretendido qual a titulação para a área que ele pretende concorrer. A ausência da titulação não é impedidtivo para que ele realize a prova, mas não poderá ser admitido caso seja aprovado.
Como saberei se minha inscrição foi Deferida? A homologação das inscrições está condicionada ao atendimento de todos os requisitos de inscrição previstos no Edital
As inscrições serão homologadas pelo Reitor, através de Portaria, após o seu encerramento, e publicadas no site da UDESC, do centro de ensino e no Diário Oficial do Estado.
Em caso de indeferimento das inscrições caberá recurso administrativo, estritamente por arguição de ilegalidade, ao Reitor em até 2 (dois) dias úteis após sua publicação.
Caso o recurso não seja julgado até a data da prova escrita, o candidato realizará a(s) prova(s) condicionalmente.
Como é informado quais professores comporão a Banca Examinadora da área para a qual o candidato irá concorrer? A Banca Examinadora do Processo Seletivo, responsável pela avaliação dos candidatos, será indicada pelo Chefe do Departamento, aprovada pelo Pleno do Departamento e Conselho de Centro e publicada por Portaria da Direção Geral no Centro e no site do Centro em até 02 (dois) dias antes da realização das provas.
Como é a realização do Processo Seletivo? O Processo Seletivo far-se-á mediante prova de conhecimento escrita, prova de conhecimento didática e avaliação de títulos.
A prova de conhecimento escrita e a prova de conhecimento didática serão relacionadas à área de conhecimento objeto do processo seletivo, cuja ementa e bibliografia estarão à disposição dos candidatos no site , a partir da abertura do Processo Seletivo.
As provas de conhecimento, de caráter eliminatório, serão: 1) escrita; e 2) didática, exigindo-se nota mínima 7,0 (sete vírgula zero) em cada uma delas, resultado da média aritmética simples das notas atribuídas por cada membro da Banca Examinadora.
Caso o candidato não obtenha a nota mínima de 7,0 (sete vírgula zero) na prova de conhecimentos escrita, não participará das demais etapas.
Como é divulgado o local de realização da Prova Escrita? Dois dias úteis antes da prova o RH do centro para o qual o candidato se inscreveu irá publicar no site do CCT no endereço: https://www.udesc.br/cct/processoseletivo/ps e no mural do centro os locais de realização da prova escrita de cada área.
Como o candidato toma conhecimento do resultado da prova escrita? No mesmo link acima são publicados os resultados da prova escrita, o cronograma da prova didática e o resultado final.
Quando candidato deve entregar os documentos para a prova de títulos? O candidato pode entregar os documentos a partir do dia da prova escrita até às 16h do dia da prova didática. No entanto é aconselhável que o candidato aguarde a publicação do resultado da prova escrita para então depois providenciar os documentos para a prova de títulos, visto que a banca não irá analisar os documentos dos candidatos que não forem aprovados na prova escrita.
Após ser divulgado o resultado, como o candidato aprovado deve proceder? Após a publicação do resultado final, no site e no mural do centro, os candidatos que forem aprovados deverão aguardar convocação, que será enviada por e-mail pela Coordenação Setorial de Recursos Humanos do Centro de Ensino para o qual concorreu e apresentar todos os documentos necessários à admissão no prazo de até 7 (sete) dias úteis contados da convocação.
Após a entrega da documentação, quando o professor deverá iniciar suas atividades? após a entrega da documentação o RH Setorial irá encaminhar os documentos para a Reitoria que irá providenciar a portaria de admissão. A portaria então será enviada por e-mail para o candidato que então poderá iniciar suas atividades em sala de aula.Os candidatos ficam compromissados com a UDESC a assumir suas funções a partir da publicação de Portaria de admissão no Diário Oficial do Estado.
O Professor substituto pode acumular outros cargos ou vínculos de professor em outra instituição pública? A acumulação de cargos públicos somente é possível nos casos de cargo de professor com outro, técnico ou científico e quando observada a compatibilidade de horário (máximo de 60 horas semanais na soma do(s) vínculo(s) já existente(s) com a carga horária do contrato de Professor Substituto).
Após o término do contrato quando posso ser novamente contratado? O Professor Substituto poderá ser novamente contratado a partir do encerramento de seu contrato anterior com a UDESC.
Qual o regime de trabalho dos Professores Substitutos na UDESC? Os professores são contratados pelo regime hora/atividade podendo realizar no máximo 20(vinte) horas/atividade durante o período contratual.
O que é regime "Hora/ atividade"? O regime de hora/atividade implica em carga horária dobrada em termos contratuais, desta forma o professor substituto deverá dispor do dobro de horas de trabalho em relação ao número de horas/atividade.
Como é feito o contrato do professor substituto na UDESC? O contrato é realizado através de Portaria emitida pelo Reitor e publicada no Diário Oficial do Estado de SC.
Como é feita a renovação de contrato do Professor Substituto na UDESC? a renovação do contrato também é feita através de portaria do Reitor a cada final de semestre
Como ocorre o desligamento do Professor Substituto? O Professor Substituto pode se desligar da UDESC antes do término do período previsto na Portaria da admissão, devendo comunicar com antecedência de 30 (trinta) dias. Ou ainda por solicitação da chefia imediata quando cessar a motivação para a contratação.
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CONTATO
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