A Pós-graduação em Engenharia Elétrica na UDESC-Joinville iniciou com a criação do curso de Mestrado em Automação Industrial no ano de 1996, através da Resolução 046/96 do Conselho Universitário (CONSUNI) e foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) através do Decreto Estadual 3.011 de 19/09/2001 publicado em 20/12/2001.
Em 2004, foi realizada a primeira readequação do curso, com a criação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, através da Resolução 029/2004 do CONSUNI. Com esta readequação, o curso passou a ser denominado Mestrado em Engenharia Elétrica, na área de concentração Automação Industrial.
No ano de 2006, por intermédio da Resolução 045/2006 do CONSUNI, foi criado um novo curso dentro do Programa Acadêmico, denominado curso de Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica, na área de concentração Automação de Sistemas. No mesmo ano, o Mestrado Profissional foi credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo sido atribuído inicialmente o Conceito 3. No primeiro semestre de 2010 o Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica passou pela primeira avaliação trienal da CAPES, obtendo o Conceito 4.
Em 2008 o curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Elétrica passou por uma nova reformulação, por intermédio da Resolução 036/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), visando sua adequação para uma nova submissão à aprovação da CAPES. Nessa alteração a área de concentração passou a ser Sistemas Eletroeletrônicos e em junho de 2009 recebeu a recomendação da CAPES (Conceito 3), iniciando suas atividades em agosto do mesmo ano.
Em 2012 foi submetida a proposta de um Doutorado em Associação com outra instituição de ensino superior (IES), visando à obtenção de um número necessário de Docentes para a aprovação do projeto junto a CAPES. Dentre as quatro opções existentes, optou-se pela associação temporária, que permite a criação de um curso autônomo associado a um programa já consolidado. Neste tipo de associação a emancipação do programa é planejada para acontecer progressivamente, com o crescimento e amadurecimento do corpo docente vinculado a instituição proponente. A instituição escolhida para a associação foi a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. A escolha pela UFSM foi motivada pela cooperação já existente entre professores daquela instituição com o nosso Mestrado Acadêmico, na qualidade de docentes colaboradores. Além disso, sendo um programa consolidado, possui um corpo de professores qualificado e com experiência em orientação na pós-graduação. Em março de 2013 a proposta do curso de Doutorado Associado em Engenharia Elétrica UDESC-UFSM foi aprovada pela CAPES com Conceito 4. O curso tem a mesma área de concentração e linhas de pesquisa do Mestrado Acadêmico, e iniciou suas atividades em agosto de 2013.
Na Quadrienal (2013-2016) mais recente da CAPES, todos os cursos do PPGEEL foram recomendados com Conceito 3.
Em 13 de junho de 2018, através da Resolução N° 02/2018 do PPGEEL foi criado o Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica, o PPGPEE, que passa a abrigar o Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica da UDESC, criado em 2006.
O PPGPEE é regido pela Resolução nº 13/2014 do CONSEPE (Regimento Geral da Pós-graduação) e por suas resoluções internas. Para conhecê-las, acesse a aba "Legislação", no menu ao lado, ou clique aqui.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.