TRATAMENTO DE EFLUENTE TEXTIL EM ELETRO-BIORREATOR A MEMBRANA PRECEDIDO DE REATOR ANAERÓBIO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, ESTUDO DA PASSIVAÇÃO DOS ELETRODOS DA COMUNIDADE MICROBIANA
Vigência: 2022 - Atual
Descrição: O projeto tem por objetivo avaliar a aplicabilidade e desempenho de uma nova tecnologia, denominada de Eletrobiorreator à membrana (EBRM) precedido de reator anaeróbio (An-EBRM), no tratamento de efluente têxtil. Em tal configuração, alia-se os benefícios do tratamento biológico (aeróbio e anaeróbio) ao processo físico de filtração por membranas sob exposição ao processo de eletrocoagulação. Apesar dos recentes avanços acerca da tecnologia de eletrobiorreatores, determinados aspectos relacionados a sua operação ainda carecem de maiores investigações, sobretudo quando aplicados ao tratamento de efluente têxtil. Dentre esses aspectos, destacam-se (I) um melhor entendimento do processo de passivação dos eletrodos e avaliação de alternativas para sua atenuação; (II) uma melhor compreensão do efeito da corrente elétrica sobre atividade e diversidade da biomassa e; (III) a avaliação da carga elétrica que maximize a remoção de corantes sob uma reduzida taxa de corrosão do anodo. . Em paralelo, pretende-se investigar, por meio de ensaios de bancada, a utilização de célula combustível microbiana para suprir, em parte, a demanda energética do eletrobiorreator (EBRM).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Tiago José Belli - Coordenador / Maria Angles Lobo Recio - Integrante / Flavio Rubens Lapolli - Integrante / Maria Eliza, Nagel Hassemer - Integrante / Eduardo Bello Rodrigues - Integrante / Tiago Rogeirio Vitor Akaboci - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200 Zona Industrial Norte, Joinville / SC CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.