A Avaliação Institucional é um importante instrumento que permite às Instituições de Ensino Superior avaliar a qualidade do ensino ministrado. Está diretamente relacionada ao Exame de Qualidade Acadêmica das instituições superiores, realizado a cada ano através do ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
Com a implantação, pelo MEC, de um Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – torna-se obrigatória a implantação, em todas as instituições, de um programa próprio de avaliação.
No CCT, esta avaliação ocorre desde 1.999. A partir de 2.006 começou a ser realizada por meio eletrônico e em 2.008 foi regulamentada pela Resolução 02/2008 – CONCECCT.
Em 2013, a Resolução 02/2008 – CONCECCT foi atualizada pela Resolução 03/2013 –CONCECCT, a qual introduziu um novo questionário de avaliação docente, além de estabelecer procedimentos operacionais e prazos para a CSA, Chefias de Departamento e Núcleos Docentes Estruturantes.
A avaliação é realizada semestralmente, e é possível aos docentes acompanharem os resultados individuais da avaliação dos semestres anteriores. No semestre seguinte ao da avaliação, A Comissão de Avaliação Docente e de Infraestrutura compila os resultados da avaliação na forma de um relatório – RADI – que é encaminhado a CSA para análise. Após a aprovação da CSA, o RADI é encaminhado aos departamentos para tomada de ações. As propostas de ações de cada departamento são analisadas pela CSA e também divulgadas à comunidade acadêmica através das páginas de cada departamento e da página da CSA.
Os procedimentos operacionais que envolvem todo o sistema de avaliação, desde o preenchimento do questionário pelo discentes até a entrega dos relatórios para a COAI, é sumarizada na figura abaixo.
Figura 1 – Fluxograma que resume o procedimento de avaliação docente e de infraestrutura.
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200 Zona Industrial Norte, Joinville / SC CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.