Nesta seção são apresentados os dois questionários presentes na avaliação docente, o questionário 1 – referente a avaliação da infraestrutura – e o questionário 2 – referente a avaliação docente.
1.1.1 QUESTÕES DO MÓDULO I – AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA
i) INSTALAÇÕES:
1. Quanto ao espaço físico para ensino: adequação das salas de aula para teoria e para prática (tamanho, iluminação, acústica, ventilação, mobiliário e limpeza).
2. Quanto aos demais espaços físicos: adequação, limpeza e manutenção dos sanitários e áreas de circulação.
ii) EQUIPAMENTOS:
3. Quanto aos equipamentos para laboratórios e recursos audiovisuais: quantidade, atualização, disponibilidade, manutenção e conservação.
iii) SERVIÇOS:
4. Quanto à qualidade do atendimento via sistema acadêmico: (matrícula, divulgação de notas, frequências).
5. Quanto ao espaço físico da biblioteca (adequação para livros, iluminação, ruído, mobiliário, tamanho das salas para estudos individuais e em grupos, equipamentos de som e vídeo, limpeza).
6. Quanto ao acervo da biblioteca (disponibilidade da bibliografia indicada nos Projetos Pedagógicos de Curso, atualização, quantidade).
7. Quanto aos serviços prestados pela biblioteca (facilidade de localização e retirada de item do acervo, qualidade e horário de atendimento).
8. Quanto à usabilidade e a atualização do sítio web do CCT.
iv) ADMINISTRAÇÃO:
9. Quanto à Direção (Geral, Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração).
10. Quanto à Chefia de Departamento/Coordenação de Curso.
1.1.2 AFIRMATIVAS DO MÓDULO II
1.1.2.1 AVALIAÇÃO DOCENTE
i) Cumprimento do plano de ensino apresentado (programa, bibliografia, critérios de avaliação).
1. O professor tem desenvolvido o programa da disciplina satisfatoriamente.
2. O professor apresenta dificuldade para desenvolver o programa da disciplina e ele não está tomando nenhuma ação para minimizar o problema.
3. Os critérios de avaliação apresentados no plano de ensino são mantidos ou pouco se alteram até o final do semestre.
4. O professor modifica os critérios de avaliação sem a concordância da turma.
5. A bibliografia indicada pelo professor auxiliou no processo de aprendizagem (acompanhamento das aulas, realização dos trabalhos ou na preparação para as avaliações).
ii) Didática (clareza, linguagem adequada, dinâmica em aula e organização dos conteúdos).
6. O professor é claro o suficiente em suas explicações.
7. O professor utiliza palavras e expressões técnicas inadequadas.
8. O ritmo adotado pelo professor durante as aulas não tem sido eficaz no processo de aprendizagem.
9. O professor apresenta um quadro organizado com boa escrita e/ou apresentações com conteúdo legível.
10. O professor demonstra efetuar planejamento de suas aulas, buscando articular, sempre que possível, teoria e aplicação.
iii) Assiduidade e pontualidade (considere a frequência às aulas, o uso do tempo em sala e o cumprimento dos horários).
11. O professor não costuma faltar.
12. As faltas do professor comprometeram o cumprimento do programa ou o aprendizado.
13. Na maioria das aulas professor é pontual, respeitando horário de início e término das aulas.
14. O professor costuma desenvolver sua aula abordando assuntos muito fora de contexto, tirando o foco ou a atenção dos alunos nos temas da disciplina.
iv) Atendimento extraclasse (qualidade do atendimento e disponibilidade).
15. No atendimento extraclasse, o professor atendeu às suas expectativas ao esclarecer dúvidas fora do horário de aula.
16. Na maioria das oportunidades em que necessitei de atendimento, seja presencial (no horário de atendimento) ou a distância (internet, email, e etc.), não consegui atendimento.
v) Relacionamento com os alunos (respeito, cordialidade, postura).
17. O professor mantém um clima de respeito mútuo em sala de aula, propiciando a participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
18. O professor assume uma postura adequada junto aos alunos, dentro e fora da sala de aula.
19. As dificuldades de relacionamento do professor com a turma estão comprometendo o aprendizado da disciplina.
20. O professor provocou algum tipo de constrangimento à turma ou a algum colega no ambiente acadêmico.
vi) Avaliações (clareza dos critérios, coerência com os assuntos ministrados e o tempo de aplicação).
21. Os conteúdos abordados nas avaliações foram abordados em sala de aula.
22. O tempo disponibilizado para elaboração de trabalhos ou provas é inadequado.
23. A forma e a quantidade de avaliações previstas no plano de ensino foram adequadas para mensurar o aprendizado da disciplina.
24. O professor possibilita que os alunos tenham vistas de suas avaliações, após correção e divulgação dos resultados.
25. Nas avaliações, os critérios de pontuação não são estabelecidos de forma clara.
vii) Domínio de conteúdo (fluência, capacidade de elucidação dos problemas, experiência nos temas ministrados).
26. O professor demonstra conhecimento, habilidade e confiança para expor os conteúdos da disciplina.
27. O professor responde de forma satisfatória aos questionamentos dos alunos durante ou após as aulas (ou se dispõe a procurar...).
28. O conhecimento do professor na disciplina tem contribuído para reduzir a distância entre a teoria e suas aplicações.
29. As eventuais dificuldades no domínio do conteúdo por parte do professor comprometem o aprendizado.
viii) Atendimento à legislação em vigor (Resolução 003/2013 do CONSEPE e Resolução 029/2011 do CONSUNI).
30. O professor costuma divulgar os resultados das avaliações no sistema acadêmico dentro do prazo de até dez dias úteis a contar de sua realização.
31. O professor costuma incluir a frequência no sistema até 10 (dez) dias úteis após a realização da atividade de ensino.
32. O professor apresentou o Plano de Ensino aos acadêmicos no 1º dia de aula.
33. O professor disponibilizou o horário de atendimento extra-classe com pelo menos uma hora para cada turma.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.