ARTIGOS
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE SOLOS, ÁGUA E MEIO AMBIENTE / PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE SOLOS, ÁGUA E MEIO AMBIENTE
Estimativas da ONU destacam que mais de 33% dos solos do planeta já se encontram altamente degradados, seja por razões físicas, químicas ou biológicas. O aumento nas taxas de degradação dos recursos naturais pode estar associado à falta de conscientização e/ou falta de informações para o correto entendimento dos processos ambientais. A Educação Ambiental é um processo contínuo que contribui na conscientização das pessoas, com reflexos positivos nas suas relações com o ambiente. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo avaliar e discutir a percepção de estudantes do ensino fundamental sobre solos, água e meio ambiente. Foram escolhidas turmas de ensino fundamental de três escolas no município de Lages, nas quais foi aplicado um total de 192 entrevistas. Com a aplicação dos questionários nas três escolas foi possível alcançar os objetivos e compreender melhor a visão e percepção do conhecimento dos alunos sobre solo, água e meio ambiente. Espera-se que os alunos tenham maior compreensão do significado do solo dentro do ambiente natural ou antropizado para compreender a importância de conservar este recurso natural e contribuir na formação de cidadãos mais responsáveis com a questão ambiental.
Palavras-Chave: Ambientalização Curricular, Educação Em Solos, Educação Ambiental.
https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/29774
O ensino de solos no componente curricular de educação para a sustentabilidade
Buscando caracterizar as práticas de ensino efetuadas por educadores do Componente Curricular Educação para a Sustentabilidade, durante as aulas de solos, foi observada a prática docente de 10 professores, com base em questões norteadoras, na sequência, aplicado um questionário misto a todos os 24 discentes de Educação para a Sustentabilidade do município de Lages/SC. As questões fechadas foram analisadas através de estatística descritiva, e as questões abertas foram submetidas a análise de reflexão sobre o exposto. Constatou-se que a maioria dos educadores não planeja suas aulas de solos prejudicando à elaboração de estratégias de ensino e a interação entre educando e educador. Além disso, a carga-horária excessiva, a atuação em diferentes áreas do conhecimento, ocasionam a utilização de técnicas tradicionais de ensino que não atendem de forma satisfatória as necessidades dos educandos, prejudicando o estabelecimento de uma consciência emocional, crítica, ambiental e econômica sobre a importância de usar e conservar o solo adequadamente.
Palavras-chave: Educação em Solos, Prática Docente, Consciência Pedológica, Ensino Fundamental
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8667302
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDOLÓGICO BO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
A aplicação de diferentes atividades didático-pedagógicas em solos, ainda nas fases iniciais de ensino, pode contribuir à construção do conhecimento do educando, culminando no desenvolvimento de uma consciência pedológica de valorização deste recurso e também pode contribuir na construção de práticas efetivas de ensino que instiguem a reflexão crítica quanto a complexidade do solo. Este estudo objetivou propor diferentes atividades práticas sobre o tema solos, em dez turmas de segundo e terceiro anos do ensino fundamental pertencentes a cinco escolas públicas da cidade de Lages (SC), totalizando 176 discentes do componente curricular
Educação para a Sustentabilidade. A utilização de diferentes práticas de ensino e experiências concretas de colaboração despertou a curiosidade dos educandos, aumentando a capacidade de interação e construção de novos conhecimentos em solos.
O TEMA BIODIVERSIDADE DO SOLO E SERVIÇOS AMBIENTAIS NA SALA DE AULA
As funções desempenhadas pela biodiversidade do solo são de suma importância para a manutenção da vida, e a educação escolar é uma via de acesso fundamental, para o conhecimento deste tema pelos educandos. O objetivo deste trabalho foi estabelecer as diferenças existentes na estrutura curricular de escolas estaduais e municipais situadas em Lages-SC, analisando a formação
dos professores e o incentivo fornecido pela gestão escolar para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao tema. Como metodologia, foram utilizados questionários com professores e entrevistas semiestruturadas com os gestores e o Professor responsável pela Educação Permanente. Os resultados obtidos foram analisados por meio de análise de co-ocorrências e estatística descritiva. Com o estudo, pode-se concluir que, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o componente curricular “Educação
para a Sustentabilidade” aborda a Biodiversidade do Solo, tanto em sua estrutura curricular, como nos temas citados pelos professores. Já com os professores de “Ciências da Natureza”, observou-se que, há certa defasagem no conhecimento do tema.
RERUMOS EXPANDICOS EM EVENTOS
GOOGLE EARTH COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE SOLOS NO ENSINO SUPERIOR
O uso das geotecnlogias deve ser estimulado visando maior inserção e adoção destas ferramentas, com a finalidade de
aprender as técnicas disponíveis, recursos disponibilizados pela ferramenta e sua utilização no ensino e aprendizagem.
Em disciplinas relacionadas a solos essas ferramentas podem contribuir significativamente no processo de ensino sobre
propriedades físicas, químicas e atributos morfológicos dos solos, principalmente de solos localizados em áreas de difícil
acesso como topos de morros e ambientes hidromórficos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a aplicação do
software Google Earth como instrumento didático-pedagógico para o ensino dos solos no ensino superior. As ferramentas
disponibilizadas pelo software Google Earth foram utilizadas para o ensino de conteúdos relacionados aos solos que
ocorrem no estado de Santa Catarina. Foram selecionados 24 perfis de solos situados nas diferentes regiões do estado de
Santa Catarina para fins de reconhecimento dos solos e correlação com propriedades físicas, químicas e atributos
morfológicos. A utilização do software Google Earth se mostrou um eficiente instrumento didático-pedagógico para o
ensino de solos, além de tornar uma atividade mais interativa, com maior participação e interesse dos alunos. Recomendase maior incentivo, divulgação e desenvolvimento de trabalhos sobre aplicações das geotecnologias em atividades de
ensino.
Palavra-chave: Geoprocessamento; Sensoriamento remoto; SIG
https://www.udesc.br/arquivos/cav/id_cpmenu/2888/anais_XSBES_16460718603015_2888.pdf
INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO EM SOLOS EM LAGES – SC
Quando falamos de Educação em Solos, estamos nos referindo as iniciativas que ocorrem no Brasil e em outros países,
com objetivo de disseminar o conhecimento sobre a importância do Solo. A valorização, conservação e uso sustentável
do solo deve estar presente nos currículos de todos os níveis de ensino tornando-se permanente, de modo a consolidar
valores e atitudes das comunidades envolvidas. Dentre diversas instituições que trabalham com este tema, no município
de Lages, Santa Catarina (SC) destacamos o trabalho conjunto entre três instituições de ensino que desenvolvem
atividades permanentes de Educação em Solos: Secretaria Municipal de Educação de Lages (SMEL), Centro de Ciências
Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/UDESC) e Instituto Federal de Santa Catarina,
campus Lages (IFSC/Lages), as instituições correspondem respectivamente, as esferas municipal, estadual e federal. O
sistema Municipal de educação de Lages implantou o componente curricular de “Educação para Sustentabilidade”
aprovado pelo Conselho Municipal de Educação dia 02 de maio de 2017, o Estado de Santa Catarina, através do
CAV/UDESC, construiu o Programa de Extensão Solo na Escola UDESC, que iniciou suas atividades em 2015, e a rede
Federal, através do IFSC/Lages, oferece desde 2012 o projeto de extensão “Caminhos da Sustentabilidade”. O objetivo
deste trabalho é divulgar as atividades de Educação em Solos realizadas no município de Lages na serra catarinense.
Palavra-chave: Sustentabilidade; Educação Básica; Conservação
https://www.udesc.br/arquivos/cav/id_cpmenu/2888/anais_XSBES_16460718603015_2888.pdf
METODOLOGIA PARA PRODUÇÃO DE MASSINHA DE MODELAR DE SOLO
Desde que o homem começou a ocupar espaço, começou a utilizar o solo para os mais diversos fins, tais como cultivar
plantas para obter alimentos e como base para a construção civil. Além disso, o solo constitui-se num reservatório de
água e de carbono, mitigando os efeitos do CO2 no meio ambiente. As funções e importância do solo são assuntos
abordados em componentes curriculares da educação básica. O objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia
lúdica, ecológica e sustentável de produção de massinha de modelar feita a partir de solo para abordar o tema “solos”
e suas vertentes na educação básica. Para desenvolver a massinha é necessário utilizar 500 g de solo peneirado, 1 L de
água, 100 g de cola branca (tenaz), 200 g de amido de milho e 1 colher de sopa de vaselina. A utilização de massinhas
de modelar produzidas com solo auxiliará nas atividades lúdicas e práticas para fixação de saberes sobre os solos.
Palavra-chave: Educação em Solos; Atividade Lúdica; Sustentabilidade
https://www.udesc.br/arquivos/cav/id_cpmenu/2888/anais_XSBES_16460718603015_2888.pdf
CONDUTIVIDADE TÉRMICA DO SOLO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS CONCEITUAIS E PEDAGÓGICOS
O solo é um recurso natural, tridimensional, dinâmico e pode ser modificado pelo homem. A maioria das pessoas não percebem que o ambiente é o resultado de operações integradas de seus vários componentes e intervir em um deles afetará todos. Portanto, é necessário desenvolver e nutrir o conhecimento pessoal e coletivo sobre o solo, onde valores e atitudes podem promover uma espécie de "conscientização ambiental". O presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir o experimento de condutividade térmica do solo utilizando sistema de plantio convencional e sistema de plantio direto. Foram realizadas leituras no intervalo de 60 min no período de 08h00min e 17h00min durante sete dias. A resposta térmica em ambos os sistemas foi semelhante, as oscilações de temperatura foram verificadas, principalmente, nas profundidades de 2,5 e 7,5 cm, para os dois sistemas, resultante das trocas de calor entre o solo e o ar. Posteriormente o experimento foi exposto e apresentado durante as visitas didáticas, onde foi possível perceber a importância de desenvolver atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento de uma “Consciência Ambiental”. O experimento de condutividade térmica do solo colabora com a educação em solos sendo um instrumento efetivo de educação ambiental e seu uso é um expressivo aliado para conscientizar a importância da conservação do solo, o qual apresenta múltiplos usos e essencialidade à vida.
Palavras-chave: Consciência Ambiental. Educação em Solos. Ensino Fundamental.
ESTRATÉGIAS EXPERIMENTAIS DE ENSINO HÍBRIDO SOBRE PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS EM SOLOS DO PLANALTO SERRANO CATARINENSE
As plantas necessitam determinados nutrientes para desenvolvimento adequado, associados a faixa de pH entre 5,5 a 6,5. Nessa faixa de pH o Al3+ é neutralizado e as cargas ocupadas por ele são liberadas e ocupadas por outros elementos com o mesmo tipo de
carga, por exemplo: Ca+2, Mg+2, K+. Os dois principais fatores que alteram o balanço de cargas elétricas dos solos com cargas variáveis são a aplicação de calcário e a adição de matéria orgânica, assim os experimentos propostos foram desenvolvidos utilizando dois solos do Planalto Serrano Catarinense com distintas propriedades químicas e físicas. Em ambos os experimentos são utilizados materiais acessíveis e de baixo custo. Como resultado os solos de textura arenosa apresentam pouca quantidade de cargas elétricas,
portanto, baixa capacidade de reter nutrientes e poluentes químicos. Nos solos argilosos há maior capacidade de reter nutrientes e poluentes, uma vez que apresentam maiores quantidades de cargas, evidenciado pela maior quantidade de partículas aderida ao fio de cobre do experimento 1 e menor perda por lixiviação no experimento 2. As atividades experimentais apresentadas são potenciais instrumentos metodológicos para o ensino de física, química e fertilidade dos solos, podendo ser desenvolvidas pelos próprios alunos, o que dispensa a presencialidade e proporciona melhorias no ensino-aprendizagem na EaD ou presencial.
Palavras-chave: Ânions. Cátions. Educação a distância. Nutrientes.
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